LIKE, La Leyenda (2018) – Cláudio vai para o reformatório!



Quando toda a história sobre DROGAS começou em “LIKE, La Leyenda”, eu não sabia até onde a novela pretendia levá-la – quando se fala sobre o assunto, especialmente em uma produção voltada a jovens, é necessário que exista responsabilidade e conscientização. “Like” é uma novela ocasionalmente pesadinha, mas também com direito a um divertido bom humor, e eu acho que eles estão se saindo muito bem em toda essa trama. Conhecemos Cláudio, um garoto talentoso e apaixonado, um pouco quanto estourado e ciumento, no entanto, que se envolve meio que inadvertidamente com drogas… dali em diante, sua vida desanda, tanto pelo uso das drogas quanto por ele ser acusado de TRAFICAR drogas dentro do L.I.K.E., e ele acaba levado a um reformatório… depois de resolvido toda a trama do tráfico, chega o momento da conscientização para aqueles que as USAM.
E Gabo vai lidar com isso…
Cláudio foi injustamente acusado de traficar drogas no colégio – todos já sabiam que ele era usuário, porque isso já tinha vindo à tona anteriormente, e Lalo, o dealer da escola, ficou com medo que chegassem a ele, como estavam se aproximando, e acabou armando para que Cláudio fosse incriminado em seu lugar. Assim, ele corta a mochila de Cláudio no meio do refeitório, derrubando uma série de pastilhas, e então as evidências são FORTES DEMAIS contra ele, e Cláudio não pode provar a sua inocência. Há muito tempo, Cláudio está no limite, e é natural que, nessa situação, novamente ele exploda, ele saia nos socos com Lalo, mas não há o que ser feito, nem mesmo seu pai quer interceder por ele, então ele tem que aceitar o seu destino e ser mandado embora… Silverio pede desculpas, porque sabe que tudo começou com ele e a primeira pastilha.
Antonia, por sua vez, ajuda a cuidar de Cláudio quando as coisas desandam – atualmente sua namorada, nós sabemos que ela não é apaixonada por ele, mas ela sempre foi sua melhor amiga, e é importante que ela esteja ali naquele momento, que ela se deite ao seu lado e ajude a acalmá-lo, mesmo que seja difícil. O que eu achei mais legal é que Silverio e Ulises acabam ficando no quarto também com ele (afinal de contas, eles moram ali), mas na última noite de Cláudio na escola, eles fazem de tudo para fazê-lo sorrir, e é uma atitude muito bonita. E eu não sou necessariamente o maior fã de Ulises, na verdade, mas eu fico muito ORGULHOSO do fato de ele estar ali como um amigo quando Cláudio mais precisa, independente de todos os problemas que eles tiveram, e do fato de ele ainda gostar de Antonia. Isso é uma pessoa boa de verdade!
Diferente do pai de Cláudio… com todas as evidências contra ele, o pai manda um advogado à escola, mas não para defender o filho. Por ele, Cláudio pode ser preso, sem problema! Então, Antonia liga desesperada para o próprio pai, pedindo ajuda, e conta tudo o que está acontecendo, enquanto Emília escuta – sempre apaixonada por Cláudio, Emília vai em busca dele, e o encontra chorando e descontando todas as suas frustrações em bolinhas de tênis na quadra, e é LINDA a maneira como ela o abraça. Um amor tão sincero, tão verdadeiro, que eu ADORARIA que Cláudio valorizasse. Com ela, Cláudio se abre e fala que o que mais dói é que o pai não queira apoiá-lo, mesmo que tenha prometido que sempre estaria ali por ele. Agora, ele se sente sozinho, mas Emília garante que ele não está. Então, ela também fala de sua própria história, de quando foi deportada dos Estados Unidos…
E, de alguma maneira, o acalma.
Felizmente, o pai de Antonia consegue interceder por Cláudio, e consegue que ele seja mandado para a comunidade onde ele trabalha, a mesma comunidade em que Ulises estivera, e eu não pude deixar de pensar que foi tipo um carma. Mas, independente de qualquer coisa, Ulises já o perdoou, e está se mostrando um bom amigo – a maneira como ele ajuda Cláudio a arrumar as coisas, avisa sobre os objetos como o seu relógio, que não adianta levar porque serão tirados na entrada, e como ele lhe dá uma lista de “instruções”, e ainda lhe fala sobre as pessoas que deve evitar, e aqueles que são seus amigos e podem ajudá-lo… então, Cláudio se despede dos amigos, que o aplaudem dizendo que sabem que ele é inocente, e por último de Ulises e de Gabo… e então ele vai, mas desde o primeiro momento SABEMOS que a estadia de Cláudio no “reformatório” não pode ser fácil.
E não é.
As pessoas são hostis com ele desde o primeiro momento. Afinal de contas, Cláudio é o típico burguês que sempre estudou em escola de riquinho, e agora está ali no meio deles – fica evidente quando ele apresenta, e ele ainda usa o clichê de que “foi acusado injustamente” de algo, então já viu, né? Todos riem e vaiam, e dizem que “todos ali são inocentes”, e a hostilidade é marcante. Pelo menos, eu adoro como o Ulises realmente o ajudou, o encaminhando a Carlos, uma das poucas pessoas que o trata bem lá dentro! Enquanto isso, no L.I.K.E., temos a chegada do Kevin, para tornar as coisas mais difíceis para todo mundo, e o pessoal que está determinado a trazer o Cláudio de volta. Dentre eles, o destaque vai, é claro, para EMÍLIA, com a ajuda de Ulises. Antonia é bem chorona e dramática, um tanto quanto inútil, enquanto Emília, além de amorosa, é competente.
Cada vez mais apaixonado por Emília!


Para mais postagens de LIKE, La Leyenda, clique aqui.


Comentários