LIKE, La Leyenda (2018) – Uma armadilha para Lalo!



A inocência de Cláudio.
TANTA COISA ACONTECENDO POR CAUSA DO CLÁUDIO NO “REFORMATÓRIO”! É uma trama bem importante de “LIKE, La Leyenda”, tanto que está tomando mais capítulos do que a maioria das outras tramas, se constituindo no maior arco da novela desde a sua estreia… e agora que a trama está chegando ao fim, temos algumas consequências interessantes, como uma possível amizade entre Cláudio e Ulises (?), a chegada de Kevin, para causar mais encrenca na escola (!), talvez uns passos em direção a um romance real entre Cláudio e Emília (QUERO!) e, talvez, até o possível nascimento da banda. E bem, nós adoramos música, já estamos apaixonados pelas músicas da novela, exibidas na trilha sonora e nas aberturas, e queremos ver isso se oficializar depressa! Mas vamos trilhar todo o caminho de Cláudio do reformatório até o seu retorno a L.I.K.E.
Cláudio sofre bastante enquanto está na comunidade, mesmo que ele tenha alguns privilégios como a oportunidade de falar com Toni, através do celular do pai dela – mas eu devo dizer que a Antonia é tóxica para ele. Talvez porque ela seja um tanto quanto “chatinha”, mas também porque a sua dependência dela NÃO É SAUDÁVEL. De todo modo, eu espero que esse tempo que Cláudio passou separado dos amigos seja de crescimento, em vários aspectos de sua vida. Que ele repense as drogas, que ele repense a maneira como trata pessoas como o Ulises e, principalmente, que ele repense esse “namoro” com Antonia. É EMÍLIA QUEM O AMA E ESTÁ SEMPRE AO SEU LADO… e, de um modo ou de outro, ele já sabe disso. Toni não vem visitá-lo, por exemplo, embora tenha sido proibida pelo pai e converse com ele ocasionalmente… mas Emília está lá.
Porque ela o ama.
Adoro como os dois se abraçam, e como o abraço é emocionado e longo, porque Cláudio precisa de rostos conhecidos, precisa de carinho sincero… com os olhos cheios de lágrimas, ele fica realmente feliz em vê-la, e então ele lhe diz que “ele é inocente, e que é Lalo quem vende as drogas”. Com essa informação em mãos, Emília volta ao L.I.K.E. determinada a provar a inocência de Cláudio. E ELA É UM MÁXIMO! \o/ Ela coloca Ulises para trabalhar com ela, e eles são hilários enquanto interrogam (!) pessoas, para ver se alguém entrega Lalo como o traficante da escola… quem mais me fascina nisso tudo são os dois mesmo, Emília e Ulises, mas também temos mais interferências. Temos a Keiko, que é um pouquinho intensa demais, e acaba presa com Lalo praticamente o torturando para que ele ajude Cláudio, e Kevin, que se faz de bonzinho e está sabotando tudo.
Tudo porque “gosta de Antonia”.
Então chega o momento… UMA ARMADILHA PARA LALO! Com a ajuda de León e seu irmão, o pessoal consegue trocar as pílulas que Lalo normalmente vende dentro da escola por outras – ele até pergunta “por que elas são azuis”, mas no fim não dá muita atenção, e faz a distribuição normal pela escola. E então vem a confusão. As pílulas não eram azuis por mero acaso… elas eram AQUELAS famosas pílulas azuis. Assim, depois de usá-las, os garotos começam a ficar “animados” pela escola, e tudo só não foi mais DIVERTIDO porque nós vimos o Pablo se decepcionando com o Sebastian e aquilo foi de partir o coração… começou divertido e tal, porque o Pablo viu como o Sebas estava “animado”, mas então ele se deu conta de que ele usava drogas, e disse que “achou que ele era mais inteligente que isso”. Quando Pablo se dá conta de que ele sabia quem era o dealer e não lhe contara, ele o chama de covarde e vai embora…
Será que é o fim de esperanças para Pablo e Sebas?
Ao lado do lance do Viagra, León consegue instalar uma câmera no quarto de Lalo, e então tudo sai como o planejado. Com a câmera escondida dentro do quarto, é fácil provar que o dealer é o Lalo – afinal de contas, os garotos aparecem para reclamar da “pílula errada”, e nisso eles dizem que “ele os ameaçou e eles ajudaram a culpar o Cláudio” e tudo o mais… então, fica provada a inocência de Cláudio e a culpa de Lalo. Quando o vídeo é levado até Victoria, sabemos que é apenas uma questão de tempo para que Cláudio possa voltar para a escola! Antes de retornar, no entanto, ele tem uma cena fortíssima com o pai, em que eles conversam sobre tudo o que aconteceu, sobre como o pai dele não o apoiou e não acreditou nele, mas ao menos ele pede desculpas por “não ter sido o pai que ele esperava”, e os olhos cheios de lágrimas de Cláudio ao abraçar o pai mostravam emoção verdadeira.
ADORANDO a atuação de Santiago Achaga!
Infelizmente, no entanto, Cláudio está retornando para a escola em um momento complicado. Kevin, o aluno novo, está fixado em Antonia, e está espalhando e alimentando todo tipo de boatos de que “eles estejam juntos”, e é justamente o que Cláudio não precisava ao voltar para L.I.K.E.! Mas eu gosto de como a novela encaminha isso tudo e sempre faz com que o caminho de Cláudio se cruze, primeiro, com o de Emília – quando ele chega na escola, recusando-se a passar a noite em casa porque “quer ver os amigos que o ajudaram a sair da comunidade”, ele encontra Emília, E QUE ABRAÇO MAIS LINDO! É um abraço sincero, bonito, amoroso, e eu gosto de como Cláudio se sente protegido nos braços de Emília. Ele ainda não diz nada disso, talvez porque ainda não saiba nada disso, mas quando abraça Emília, é como se ele não precisasse de mais nada e mais ninguém.
Ele só tem que TOMAR CONSCIÊNCIA DISSO!
Outra cena que me marcou no retorno de Cláudio à escola é a cena dele com os meninos que dividem quarto com ele: Silverio e Ulises. Silverio é o mesmo Silverio de sempre, um tanto quanto irresponsável, e Cláudio faz cobranças bem pertinentes. Ele diz que eles foram amigos desde pequenos, e mesmo assim Silverio não foi vê-lo na comunidade nenhuma vez – se fosse o contrário, ele certamente teria ido! Mesmo que Silverio diga que “estava com a cabeça cheia com os seus próprios problemas”, o que não deixa de ser verdade, foi um desrespeito. Ou pior que isso: um descaso. Destaque para como Cláudio diz que Ulises, mesmo depois de todos os problemas que eles tiveram, se portou muito mais como um amigo do que ele, que ele acreditava que sempre estaria ao seu lado. Wow. Então Cláudio agradece Ulises, o abraça, e talvez até comece uma amizade!
Até porque quando Cláudio se der conta do que sente por Emília…
Bem, então não haverá mais nada que o impeça de ser amigo de Ulises!

Para mais postagens de LIKE, La Leyenda, clique aqui.


Comentários