Manifest 1x06 – Off Radar



“It’s like a puzzle we’ve been called to solve”
O EPISÓDIO MAIS INTERESSANTE E MAIS TENSO ATÉ AQUI! “Manifest” tem bastante potencial, e construiu uma trama intrigante quando Cal ficou com febre e repetiu palavras em búlgaro de um passageiro no Voo 828, mas desde o início era evidente que se tratava do “chamado” de Cal. Alguns dos passageiros estão ouvindo vozes, outros estão vendo coisas, mas o caso de Cal é diferente… seu “chamado” é muito mais empático, e ele pode sentir as coisas mais do que de fato vê-las ou ouvi-las. Foi assim para ajudar Thomas no episódio passado, e é assim quando ele consegue sentir as coisas que Marko Valeriev está sofrendo durante um experimento do governo, e servir quase como um meio de canalizar suas reações. Isso aproxima Ben e os demais de descobrirem algo sobre os 11 passageiros “desaparecidos”, mas não é o suficiente.
Adoro ver a determinação de Ben trabalhando no mistério do avião, agora convencido de que só assim pode salvar o filho, e como Saanvi e Michaela participam de tudo isso, ajudando a identificar Marko Valeriev, mas o reconhecendo como um dos passageiros que “desapareceram” depois do pouso do avião. Através de Anna Ross, sua tradutora, eles conseguem algumas informações, como que havia um QUINTO ÔNIBUS que não está nos registros, e que levou os 11 passageiros “desaparecidos” para algum lugar. A manipulação é tão tremenda que esses passageiros nem chegam a aparecer nas filmagens no noticiário, de quando eles estavam sendo liberados, e agora eles estão sendo mantidos prisioneiros e tratados como animais em experimentos conduzidos pelo governo de forma secreta… e isso é tão angustiante, mas tão real.
Ou você duvida que isso aconteça de verdade?
Eles só percebem que Cal não está apenas “repetindo” as palavras que ouviu no avião – de quando Marko pedia por ajuda para preencher seus formulários –, quando a fala muda para “Hurry”, ainda em búlgaro, e então os flashes já nos mostram o Marko sofrendo preso a uma maca, com experimentos desumanos. Então, Ben e os demais começam a estudar o desaparecimento do quinto ônibus, sobre o qual eles nem tinham ouvido falar, e Michaela fica responsável por ir em busca dessa base secreta do governo onde os experimentos estão sendo conduzidos, e pede a companhia de Jared. Mick e Jared realmente encontram o lugar, mas não têm chance alguma de entrar ou de salvar as pessoas lá de dentro… acabam precisando ir embora para não levantar suspeitas, e tudo o que Michaela consegue fazer é tirar algumas fotos distantes.
Enquanto isso, Cal sofre com uma febre cada vez mais perigosa, e Grace se desespera, dizendo que Ben parece um louco falando que “não existe motivo médico” para a febre, e pensa que eles deviam dar antibióticos para ele de uma vez – o problema é que, se o fizer, ele será retirado do tratamento de câncer, que tem sido milagroso até então. Então, Ben tenta fazer alguma coisa sozinho, indo até as autoridades e ameaçando ir até a imprensa para contar o que sabe caso eles não o ajudem, mas embora tenha sido nojenta a maneira como eles pareciam dissimulados, eles realmente não sabiam de nada sobre essas operações secretas do governo, e agora também estão investigando o laboratório clandestino que foi inutilizado às pressas… porque eles são muito rápidos nessas coisas, provavelmente porque têm muita experiência em fazê-lo.
Quantas histórias dessas acontecem na vida real?
ASSUSTADOR, NÃO?!
As cenas são desesperadoras. Marko parece muito próximo de morrer, e parece que Cal vai morrer junto se eles não fizerem nada, e quando ele começa a ter uma convulsão, Grace grita pedindo que lhe deem o antibiótico, mas Saanvi diz que não existe chance de isso funcionar, e diz que “Ben é a única esperança que Cal tem”, ela precisa dar essa chance ao marido… Michaela e Ben salvaram Cal, mas foi apenas um “ajuste temporário”. Ele não está realmente salvo, porque eles não conseguiram chegar até Marko. Tudo o que fizeram foi colocar o segredo em perigo, e então desencadearam uma mudança de localização. Agora, eles não sabem mais para onde os experimentos foram, então Cal pode estar em um perigo ainda maior da próxima vez. De todo modo, por ora, os experimentos foram suspendidos, Marko continua vivo, e a febre de Cal desaparece.
Mas vai ser uma angústia tremenda quando isso tudo recomeçar.
Eles PRECISAM localizar o laboratório!

Para mais postagens de Manifest, clique aqui.


Comentários