The Good Place 3x07 – A Fractured Inheritance



“You’re basic!”
ISSO SIM É “THE GOOD PLACE”! A série está tentando inovar agora que mandou os humanos de volta para a Terra, e eles sabem que estão condenados a passar o pós-vida sendo torturados – como eles não acreditam que tenham mais salvação (embora, para mim, cada episódio prove justamente o contrário, mostrando crescimento para eles e, melhor, sem a intenção de “ir para o Good Place”), eles estão determinados a ajudar as pessoas com quem se importam a entrar no Good Place elas mesmas. Novamente, o time está separado nesse episódio – Eleanor e Michael vão em busca de Donna Shellstrop, que Eleanor acabou de descobrir que ainda está viva, diferente do que ela pensou, enquanto Tahani, Jason, Chidi e Janet vão em busca de Kamilah, porque parece que Tahani precisa fazer as pazes com a sua irmã, depois de tanto tempo!
ADOREI que Eleanor continua sendo a mesma Eleanor de sempre, ao mesmo tempo em que tão claramente mudou, essa é uma característica bacana da personagem. Assim, ela está FURIOSA com a mãe quando ela abre a porta daquela casa, e o tempo todo ela duvida que a mãe tenha realmente mudado e “assumido uma vida no subúrbio”. E, devo dizer, eu estava acreditando em Eleanor praticamente o tempo todo. Mas as evidências de que Donna podia ter mudado surgem mais a cada segundo… na maneira como ela trata Dave ou como trata Patrícia, a filha do cara, ou como concorre à secretária e tudo o mais! Eleanor sabe que a mãe está “dando um golpe”, e ao invés de focar em “salvá-la”, ela parece muito interessada em “desmascará-la”, e o melhor momento é quando a Patrícia fala dos “ursinhos que ‘Diana’ lhe deu de presente”, e Eleanor pega a faca para “fazer uma pequena operação”.
Que o Michael não deixa, na verdade.
Mas percebemos rapidamente que é um pouquinho de ciúme. Donna está sendo para Patrícia a mãe que nunca foi para Eleanor, e ela chega a dizer isso para o Michael quando ele tenta convencê-la de que “talvez ela tenha mesmo mudado” e percebemos que Donna contou toda a verdade a Dave – ela tem lágrimas nos olhos quando diz a Michael que queria que Donna tivesse sido essa mãe para ela. Então, ela enfim acredita em Donna, e naquele momento sincero e bonito entre elas, ela finalmente encontra a caixa com dinheiro para “fuga”, provando o que queria provar o episódio inteiro… curiosamente, no entanto, ela não está feliz com isso. Ela quer acreditar que a mãe mudou, e ela vê que Donna ESTÁ FELIZ ali, ela só precisa se comprometer a isso 100% Assim, Eleanor a aconselha, e foi UM MOMENTO MUITO BONITO, em que Eleanor deu a última cartada para mudar a vida da mãe…
Aquela despedida. Emocionante e um pouco melancólica.
Enquanto isso, Tahani reencontra a irmã, mas não está com muita vontade de ajudá-la, na verdade. Janet explica que seus problemas com a irmã foram um dos principais motivos pelos quais ela não entrou no Good Place, e talvez seja igual para a irmã – por isso, para salvá-la, Tahani precisa fazer as pazes. Mas a verdade é que a Kamilah é mesmo INSUPORTÁVEL, e a Tahani precisa de muita força de vontade para aguentá-la. Eu mesmo não conseguia! Quando Kamilah está em um museu, com uma ala reservada para sua exposição, fazendo “omelete como arte” (?), ela dá um show porque Tahani se recusa a escolher um sabor, e ainda anuncia para todos que “a exposição está cancelada, porque Tahani se recusa a escolher um sabor de omelete, e não existe reembolso”. Ela ainda joga todos os seus “fãs” contra Tahani, não dá para suportar.
Mas Tahani tenta. Respirando fundo, ela vai conversar com ela, assume a sua responsabilidade pela relação complicada entre elas, e Kamilah simplesmente não aceita o pedido de desculpas. Dali em diante, É UMA CONFUSÃO! Eu ADOREI a Tahani com aquele machado contra a mesa, dizendo que “é uma adulta madura”, o que acaba com ela e Chidi de algemas… mas enquanto Tahani e Chidi acabam conversando, ela entende um pouco de todo o problema que sempre teve com a irmã – Tahani fala sobre os pais, e percebe que O PROBLEMA SEMPRE FOI ELES! Foram eles que colocaram Tahani e Kamilah uma contra a outra, foram eles que a fizeram competir durante toda a vida, e o flashback mostra isso claramente, de forma quase caricaturada, mas infelizmente também dolorosa… no fim, talvez Kamilah não tenha culpa mesmo.
E Tahani percebe isso.
“These paintings… they’re us!”
Achei LINDO como os quadros de Kamilah sempre representavam, de alguma maneira, as duas – assim, Tahani vai abraçar a irmã, e quando Kamilah pede que ela pare, ela diz que não vai fazê-lo, “porque a ama”. E então ELAS FAZEM AS PAZES! E toda essa atitude só mostra, uma vez mais, que Tahani amadureceu demais e é uma pessoa maravilhosa agora… por isso, acho que ela vai acabar no Good Place. O único que ainda não se redimiu de verdade foi o Chidi. No fim do episódio, Tahani e Kamilah estão bem, e Kamilah até retribui o abraço. Não apenas isso, ela posta na sua conta a foto de uma “nova obra de arte”, que basicamente é a mesa com os ingredientes de omelete e o machado de Tahani no meio, e ela dá o crédito às duas. Os olhinhos emocionados de Tahani dizem MUITO sobre todo esse episódio, que já está entre meus favoritos na temporada…
Curioso para ver onde o resto da temporada nos levará!

Para mais postagens de The Good Place, clique aqui.


Comentários