Z4 1x15 – O Mini-Guru Ataca Outra Vez



“Você quer que eu fique doente também? De tristeza?”
ONDE A GENTE CONSEGUE UM MAHA?! O Zé Toledo e a Z4 são pegos de surpresa quando Rafa anuncia, de uma hora para outra, que vai deixar a banda: “Como assim, Rafa? Você vai sair agora que a gente tá bombando na internet?” “E com a nossa música!” Os meninos não querem que o Rafa os abandone dessa maneira, mas ele está decidido a NÃO QUEBRAR a promessa que fez ao avô enquanto ele dormia – embora, como eles bem digam, é tipo “estar namorando” sem contar para a outra pessoa ou qualquer coisa assim. O Zé está inconformado, é claro (“O Rafael não vai empelotar o meu angu!”), e os meninos estão tristes, mas eu gosto de como eles aproveitam a situação para fazer o Zé perceber que, talvez, ele deva dar mais valor para o Rafa como compositor… sem saber o que fazer, o Zé pede que o Luca o leve até a sua mãe…
“Endira, poderosa. Lê passado, presente e futuro!”
Como o título do episódio sugere, o “Mini-Guru” ataca outra vez: E O MAHA ARRASA NOVAMENTE! A leitura da Endira é bem vaga, embora até traga algumas informações que devem ser levadas em consideração. Por exemplo, ela diz que existe “muita inveja e ciúme” no seu caminho, mas isso não vai atingi-los desde que eles fiquem juntos e unidos. Mas as coisas degringolam quando a Endira fala sobre a “Luri”, e todos sabemos como o Zé fica quando ouve o nome da sua ex-esposa… “Mãe! Você não falou da Luri pro Zé, né?” “Qual o problema de falar da Luri?” É engraçado pensar em quanto tempo se passou desde a última vez que vimos o Zé tendo um ataque por causa do nome… e quem diria que quem resolveria o problema era o Maha, no fim das contas?! “Cresce, Zé!” Ele é genial, dando bronca e lição de moral, e até o ensina ouvir e FALAR o nome da Luri!
Wow.
O que é bem menos impressionante é o plot todo do retorno do pai do Paulo! Totalmente dissimulado e nojento, enquanto ele briga com Fátima, Jéssica sai de casa escondida e vai direto para a casa do Zé, em busca do Paulo e do Enzo. O Enzo é UM FOFO abrindo a porta para ela e servindo de ombro enquanto ela chora, assim como ela já fez por ele episódios atrás, quando a situação era invertida. O Paulo quase surta ao ver a cena, mas deixa isso pra lá quando Jéssica diz que “o pai voltou”, e a situação dos dois é bem delicada. Ele não aguenta de curiosidade, ele quer vê-lo, e sua relação com o pai é diferente da de Jéssica: passou mais tempo com ele, gosta de música e dança por causa dele, mas mesmo com toda a sua curiosidade, ele avisa que está confuso e só vai atrás do pai se a mãe não for ficar magoada com isso… e isso é fofo.
Ela diz que ele pode ir, mas pede que ele tenha cuidado.
Por fim, a trama do Seu Alfredo e a PROMESSA DO RAFA. O avô está de volta e ESTÁ BEM. Mesmo assim, o Rafa diz que, no dia seguinte, voltará a trabalhar na lanchonete, ao que os dois velhos levantam juntos e dizem: “De jeito nenhum!” Aquilo foi tão adorável! O Rafa diz que a Z4 não é para ele (“Emília… quantos meses eu passei no hospital?”), diz que eles só gostam da sua música porque o amam, e que o Zé as descartou, e então eles entendem que o Zé o dispensou da banda… e ele não faz questão de desmentir a confusão, porque é uma forma de fazê-los aceitar e cumprir sua promessa. Então, como um “acaso do destino”, a Pâmela e a Débora aparecem para visitar o Seu Alfredo, e eles falam de “consolar o Rafa”, o que as deixa confusas… ao menos até eles comentarem: “Ué, Pâmela, você não ficou sabendo que o seu pai demitiu o Rafa da banda?”
Depressa, as meninas desmentem o Rafa, e ele abre o jogo sobre a promessa que fez… e os avós NÃO PODERIAM SER MAIS FOFOS! “Oh, meu filho, mas eu só vou ficar bem de saúde se você realizar o seu sonho!”, diz o avô. “Você quer que eu fique doente também? De tristeza?”, diz a avó. E o mais LINDO de tudo é quando o avô se levanta e concorda com o neto sobre como “promessa é promessa”, mas fala de uma promessa que ele mesmo fez aos pais dele: que ele ia ser feliz, e que eles, como avós, iam dar a ele todo o apoio e estímulo. “Então a minha promessa vale mais que a sua”. Um momento EMOCIONANTE. E o Rafa fica feliz em ouvir isso, porque na verdade ele não queria abrir mão do seu sonho. O abraço com os avós é lindo, e também a maneira como, mais tarde, ele agradece às meninas, porque se não, talvez eles nunca saberiam da mentira…
Achei muito interessante, também, como as coisas avançaram entre o Rafa e a Débora, embora talvez pareça que faltou uma pequena transição ali no meio – acho que foi o lance do hospital e os dias que se passaram com a Débora certamente ainda dando toda a força ao Rafa. Ele, agradecido, se senta ao seu lado na beira do palco e segura sua mão, quase como um namorado… eles ainda falam sobre como “as suas diferenças se completam”. Quando o Rafa vai contar ao Zé que decidiu ficar na banda, o Zé, como sempre, não o deixa falar, o que, nesse caso, É UMA COISA BOA – porque ele tenta convencê-lo dizendo que ele é um compositor e que é bom, e são coisas que ele não pode mais retirar quando Rafa anuncia que vai ficar na banda, e os meninos pulam de trás do sofá, onde estavam escondidos, em uma festa muito bonita. Agora, que venha a apresentação no DOMINGO LEGAL!

Para mais postagens de Z4, clique aqui.


Comentários