Para Todos os Garotos Que Já Amei (To All the Boys I’ve Loved Before, 2018)



The letters are out.
APAIXONADO POR UM FILME! <3 Baseado no livro homônimo de Jenny Han, o primeiro em uma trilogia, “Para Todos os Garotos Que Já Amei” é uma adaptação lindamente protagonizada por Lana Condor, no papel de Lara Jean, e Noah Centineo, no papel de Peter Kavinsky. Eu sou um completo apaixonado que adora esses filmes adolescentes sobre o primeiro amor e afins – e eu cresci lendo Meg Cabot, que me colocou nesse universo e nesse gênero do qual Jenny Han faz parte. O filme é FOFO do início ao fim, profundamente divertido, e faz com que nos apaixonemos com todos os seus cuidadosos detalhes na construção de um relacionamento entre Lara Jean e Peter Kavinsky, até que torçamos por eles contra tudo o mais que ameaça distanciá-los… às vezes, até eles mesmos. É o tipo de amor que queríamos VIVER em nossas vidas.
Diariamente.
Lara Jean é uma garota de 16 anos, com dificuldades para dirigir (ri muito da Kitty no carro de capacete!), e que nunca teve um namorado. Ela já se apaixonou antes, cinco vezes no total, e sempre escreveu cartas de amor secretas para esses crushes, sem nunca enviá-los de fato. Até agora. A sua irmã mais velha acabou de terminar com Josh, o seu vizinho e namorado há dois anos, que é um dos destinatários das cartas de Lara Jean, e está indo embora para a faculdade, o que quer dizer que, agora, ela é a irmã mais velha da casa. Ao perceber que está fadada a passar os sábados à noite com sua irmã mais velha, mesmo que só tenha 11 anos, Kitty resolve agir, então pega a caixinha secreta de Lara Jean e faz o que ninguém nunca devia fazer: ENVIA AS CARTAS SEM O SEU CONSENTIMENTO. Dali em diante, é claro, Lara Jean está encrencada. No mínimo.
Principalmente por causa de dois destinatários. O primeiro a chegar até ela, na aula de Educação Física, é Peter Kavinsky, o ex-namorado de Gen, sua ex-amiga da época do Ensino Fundamental, e que se diz “lisonjeado” e tudo o mais, mas “não tem interesse”. Afinal de contas, ele acabou de terminar com Gen! Lara Jean precisa explicar, de alguma maneira, que essa carta foi escrita há muito tempo e não significa mais nada, mas quando Josh aparece para falar com ela, também com uma fatídica carta na mão, Lara Jean age impulsivamente: E BEIJA PETER! Quer dizer, melhor que Josh, o ex-namorado de sua irmã, pense que ela está namorando com o Peter do que que venha falar com ela, não? As confusões em que ela se mete para evitar de falar com Josh são hilárias, tipo fugir de casa pela janela do quarto! Mas o destino a leva justamente até onde?
Até Peter.
Basicamente, é assim que começa Lara Jean e Peter Kavinsky. Ela quer evitar que Josh venha falar com ela, e ele acha que seria uma boa fazer ciúmes a Gen, então talvez eles possam se ajudar nisso tudo… ao menos é o que ele sugere e ela, a princípio, acha um tremendo absurdo. A princípio. Eventualmente (no dia seguinte), ela decide que “pode ser uma boa ideia”, e vai até ele no campo da escola e diz que aceita o acordo – E ELE A BEIJA NA FRENTE DE TODO MUNDO! E é um beijão e tanto, eu devo dizer. Sério, nós meio que já nos encantamos pelo Peter pela sua atitude quase de bad boy, mas no fundo atencioso, seu sorriso cativante e sua demonstração de que tem pegada… apesar de ser totalmente respeitoso, como ele indica na cena seguinte, em que ela pega uma folha de caderno e começa a escrever as REGRAS para esse “namoro de mentira” dos dois.
Um contrato de relacionamento falso.
E essa é a PRIMEIRA CENA em que vemos que esses dois estão fadados a serem felizes juntos e se completarem, apesar de ambos agirem como se fosse “tudo de mentira”. As regras são divertidas e envolvem “nada de beijo”, “levar ela e a irmã todo dia para a escola” e “ir à viagem de ski com ele”. Mas, sinceramente, o ponto alto dessa cena é quando ela diz que, no lugar do beijo, ela pode colocar a mão no bolso de trás de sua calça, como em “Gatinhas e Gatões”, que ele nunca assistiu. Quando ela coloca no contrato que eles precisam ver esse filme juntos, ele cita “Clube da Luta”, que ela nunca assistiu, e então ele decide que “vai ser uma sessão dupla”. E, assim, é impossível não perceber o quanto esses dois estão destinados a dar certo. Andando pela escola juntos, ele a girando e entregando bilhetes carinhosos para que todos vejam…
As cenas dos dois só ficam MAIS FOFAS a cada segundo.
Eles compartilham momentos importantes. São sábados à noite em casa vendo filme, brincadeiras com Kitty ou jantares na casa de Peter… vários momentos incríveis. E os dois conseguem se abrir um com o outro, conversar sobre coisas sérias, coisas sobre as quais Peter não falava com Gen, e que Lara Jean não tinha mais com quem falar desde que Margot foi embora para a faculdade… é lindo como ela fala sobre a mãe, que morreu quando ela era criança, e como ele fala do pai e do ressentimento de ele tê-los trocado por outra família, e muitas vezes ambos parecem se esquecer que tudo é de mentira. Ou deveria ser. Até que um lembre o outro disso, e eles acabam se separando meio tristonhos… porque, no fundo, NENHUM DOS DOIS quer que aquilo seja só de mentira ou que aquilo simplesmente termina. Eles gostam demais um da companhia do outro.
Gosto, particularmente, das cenas na primeira festa que eles vão juntos, embora seja tudo muito rápido. Ele a faz soltar o cabelo, por exemplo, e tira uma foto dela para provar que ela está linda, e a coloca como fundo do seu celular. Depois, pega o celular dela, tira uma foto sua, e diz que ela precisa usá-la como fundo no celular dela. São pequenos detalhes, mas que fazem toda a diferença… tipo quando eles tiram uma selfie em que ela está beijando o seu rosto, e depois ele posta nos Instagram, oficialmente para provocar a Gen, mas no fundo acho que não tem nada disso mais… e depois que tudo eventualmente desanda, porque em algum momento nós sabíamos que isso tinha que desandar, nós vemos que a foto no celular de Lara Jean já não é a mesma, e é uma FOTO ADORÁVEL em que os dois estão dormindo, ela deitada sobre o peito dele.
Que fofura!
Os meses se passam, os dois se aproximam cada vez mais, e Lara Jean diz que não vai mais com ele na viagem, até porque já atingiram seu objetivo: Gen está morrendo de ciúmes. A verdade que ela não quer contar é que se apaixonou por ele de verdade, então talvez fosse doloroso demais viajar com ele. Assim, ele faz de tudo para que ela vá, até convencer a sua amiga, se essa é sua condição para ir, o que mostra toda uma fofura dele que ela está se recusando a ver… uma fofura que mostra que ELE ESTÁ VERDADEIRAMENTE APAIXONADO, mas ela ainda é insegura demais para notar isso e para acreditar nisso, infelizmente. Me partiu o coração vê-lo pedir que ela se sente ao seu lado no ônibus e ela se recusando, assim como a maneira como ela está o tempo todo distante dele, meio que o ignorando, durante a viagem… tadinho.
Até a cena da jacuzzi!
É Lucas James, um dos destinatários de suas cartas e atual “amigo gay” que, ao ouvi-la se abrir sobre seus sentimentos, diz que “Peter Kavinsky deve estar esperando por ela na jacuzzi” e, felizmente, ele realmente está. Todo lindo na noite fria, sob a água quente, esperando que Lara Jean vá aparecer. E eles conversam, e o nosso coração se derrete por Peter Kavinsky uma vez mais: ele fala sobre como se sente, sobre como queria que ela se sentasse ao lado dele no ônibus, como até fez os lanches que ela gosta, com a ajuda de Kitty, indo até o outro lado da cidade para comprar os ingredientes… por ela. Então ela entra na jacuzzi com eles e eles compartilham o primeiro beijo desde aquele dia no campo, anos atrás, e é um beijo que, pela primeira vez, mostra como é VERDADEIRO o sentimento que nasceu entre eles… como eles REALMENTE se amam.
E tudo parece perfeito…
…até o dia seguinte.
Gen dá uma última cartada para acabar com o namoro dos dois, fala que Peter esteve no seu quarto na noite anterior, e ainda diz que foi ele quem lhe deu a xuxinha pro cabelo, uma das favoritas de Lara Jean, e que ela tinha praticamente roubado dele lá na primeira festa, há muito tempo. Mas Lara Jean está confusa, ela acredita, se magoa e diz que não quer mais falar com Peter. Ao chegar em casa, ela tem a surpresa LINDA da irmã que veio visitá-las no Dia de Ação de Graças, e as cenas das irmãs são lindíssimas e emocionantes, porque a parceria delas é admirável! E tudo desanda novamente quando Peter aparece para falar com Lara Jean, ela se recusa a escutá-lo, Josh acaba se intrometendo e falando demais, Margot escuta sobre a “carta de amor” que ela “mandou” para o seu ex-namorado, e tudo parece estar desmoronando de uma só vez…
Até que eles consertem tudo. Porque as cenas são, novamente, LINDAS. Um vídeo circula pela internet de Lara Jean e Peter na jacuzzi, e todos parecem supor que eles fizeram sexo naquela noite, e ela está desesperada, não sabe o que fazer. Adoro como Margot a apoia, mesmo depois de ter ficado brava com ela, como consegue que o vídeo seja apagado, e como as irmãs fazem um pacto de “não mais segredos” – o que envolve Kitty confessando que foi ela quem mandou as cartas, em uma cena HILÁRIA em que Lara Jean tenta “matá-la” com um unicórnio. Mas Margot a faz ver que, talvez, isso não tenha sido algo assim tão ruim. Afinal de contas, foi por causa dessa carta que Peter Kavinsky apareceu em sua vida… e ela gosta dele de verdade, não gosta? Então, quando a provocam na escola com uma foto em seu armário, Peter a defende na frente de todo mundo.
E diz que nada aconteceu naquela noite.
Agora, é só uma questão de tempo… e, surpreendentemente, é Josh quem a apoia nesse momento final. Josh, o seu melhor amigo que ela ama assim, como um amigo, porque não é o mesmo tipo de amor intenso que ela descobriu sentir por Peter. E Kitty, sua irmã mais nova, também tem uma última participação importantíssima, concedendo-lhe o desejo de ter cartas de amor escritas para ela, uma vez na vida. Porque, ao longo dos meses, Peter lhe entregou vários bilhetinhos para o qual ela não deu atenção, mas sempre que ela os jogava fora, Kitty os recolhia… e agora são melhores do que cartas de amor, porque ele realmente se importa com ela. Assim, ela dirige (!) até a escola para dizer que gosta dele de verdade, tomando coragem e o fazendo no campo onde eles se beijaram quando começaram a “namorar de mentira”. E É UM MOMENTO LINDO.
Ela o ama.
Ele a ama.
E eles são absolutamente LINDOS juntos! <3

Para reviews de outros FILMES, clique aqui.


Comentários

Postar um comentário