Chiquititas (2015) – O acidente de Maria Cecília e Tobias



“Só falta acontecer igual ‘Lost’, que não encontraram o avião nunca”
Uma sequência de cenas de Maria Cecília e Tobias que me levou a uma série de associações. Assim como o Tobias estava o tempo todo falando sobre “coisas que viu em filmes” e tentando imitá-los, eu pensei em uma série de obras sobre pessoas perdidas em ilhas desertas. Impossível não pensar em “Náufrago”, um filme que eu amo de todo o coração, ou “Lost”, uma das minhas séries favoritas de todo o tempo. Mas eu também fiquei pensando um pouco na aventura de Eduardo e Henrique em “A Ilha Perdida”, e o início da segunda temporada de “Rebelde”, quando Mia e Miguel estão perdidos, também, em uma ilha deserta, com direito a todo aquele drama não apenas de novela mexicana, mas de Mia Colucci! Aqui tivemos cenas divertidas, cenas fofinhas, e um verdadeiro deleite aos olhos nos cenários tão lindos em que Maria Cecília e Tobias ficaram presos.
Tudo começa por causa de infinitas brigas do casal, e a ideia é de que “eles precisavam de um tempo longe de tudo para fazer as pazes”. Precisavam mesmo, e ganharam isso como um presente quando o avião em que ambos estavam cai. Ela estava indo a uma viagem de negócios para se tornar a mais nova vice-presidente do Café Boutique, e o Tobias tinha saído correndo do teatro depois da estreia de sua peça e invadido o avião de Maria Cecília, porque parecia ser a única maneira de ela escutá-lo, brava como estava por uma série de coisas, tudo intensificado depois que ela perdeu o bebê. Os dois estavam separados, distantes, Maria Cecília nem o deixava mais subir para falar com ela no Café Boutique, e o casal estava chegando em um momento muito chato de acompanhar… até que eles sofram esse acidente e possam nos divertir novamente.
Na ilha deserta, começa toda uma questão de “sobrevivência”, e o Tobias resolve fazer tudo o que ele viu em filmes, o que já é bem mais do que a Maria Cecília está fazendo. Ela estava bem chata, além do normal, com todo seu ceticismo, pessimismo, e o Tobias teve que amá-la DEMAIS para suportar tamanha pedra no sapato. E na verdade ele leva, na maior parte do tempo, com muito bom humor, e nós nos divertimos muito com eles. Já na primeira noite, eles acabam dormindo abraçadinhos e acordam felizes e juntos, até que ela surte novamente e ele diga coisas como “Ah, que bom que pelo menos acordou de bom humor!”, o que todos sabemos que não é o que se diz para uma pessoa mal-humorada, mas eu não pude deixar de rir… e continuei rindo o tempo todo enquanto eles procuravam por comida e enquanto a Maria Cecília enchia o saco…

“Fomeee! […] Pra você, Maria Cecília. […] Tobias, como você quer que eu não me estresse? Você sabe onde a gente tá? Você sabe como a gente vai fazer pra sair daqui? Não, né? Então pelo menos me deixa ter um surto tranquilamente. A GENTE VAI MORRER AQUI NESSA ILHA!”

Tivemos vários dos melhores momentos de Maria Cecília e Tobias ali, naquela ilha, onde eles estavam fofos, lindos, românticos e divertidos. Fazia tempo que eu não gostava tanto dos personagens quanto nessa sequência de cenas. Ali eles discutem relação (“Não é possível, né? A gente cai de um avião, no meio do nada, e você tem a capacidade de guardar rancor das coisas que aconteceram” “Sim”), riem um da cara do outro, fazem drama, e o pessoal do lado de fora se preocupa com eles: “Só falta acontecer igual ‘Lost’, que não encontraram o avião nunca”. Do lado de fora, no entanto, infelizmente temos mais sofrimento, porque as buscas são encerradas sem que eles sejam encontrados, e então a Eduarda sofre horrores, o ânimo no Café Boutique cai, e a Dani, tadinha, fica sofrendo de saudades do “tio Tobias”, porque é mais alguém que ela perde!
Me doeu vê-la dizer que “todo mundo que ela gosta some”, e que ela devia ser a culpada.
Tobias até que se sai muito bem com as coisas que “viu em filmes”. Uma “cabana” para dormir, uma fogueira, frutas, tudo com uma paciência exemplar, apesar de que às vezes a Maria Cecília diz umas coisas e ele não pode deixar de provocá-la: “Tenho certeza que a mãe natureza tá pensando em você, e quando encontrarmos o rio, vai ter um pé de sabonete do lado”. Ele realmente encontra um lugar de água doce para que ela possa tomar banho, e tudo é muito bonito… e os momentos dos dois também, porque eles acabam rindo juntos, e acabam até fazendo as pazes, com um beijo apaixonado. Minha sensação era de que, se não fosse novela infantil, rolaria um remake de “A Lagoa Azul” naquele momento. E foi muito fofinho quando a Maria Cecília disse a Tobias que estava feliz de estar ali com ele, mas não queria ficar ali para sempre.
Eventualmente, eles percebem que não há muita esperança de um resgate. Nada funcionou até então, e quando um navio passa e não os vê, os ânimos baixam de novo. Enquanto isso, eles fazem de tudo para amadurecer a sua relação e dizem coisas que nunca disseram antes, em uma DR bem-vinda. Tobias fala das “manias” da Maria Cecília, ela fala de sua “dupla personalidade”. Eles se conhecem, se abrem, e as cenas são fofas, e se intensificam enquanto comem um peixe que ele pescou com uma lança (!), para surpresa dela. Ela fala de tudo nele que a incomoda, ele fala de tudo nela que o incomoda, e nós sabemos que esse não é um território lá muito seguro, e a briga começa, parecendo dois adolescentes imaturos (o que no fundo eles são), e uma das principais acusações é que Maria Cecília viu a última temporada de “Game of Thrones” sem ele!
Mancada, Maria Cecília!
De todo modo, eles estão bem, finalmente, e o Tobias constrói uma “jangadinha” para eles irem embora, enquanto Maria Cecília faz uns comentários hilários e maldosos… “Tobias, você ainda tá insistindo nessa boia de bambu?” Quem diria, no entanto, que a tal “boia de bambu” é que os salva e os leva de volta para o continente, quando eles decidem se arriscar e se lançam em alto mar. Agora, de volta à sua vida de antes, as coisas estão um pouco mudadas do lado de cá. O papel do Tobias está com o Francis, e Eduarda trouxe o Paçoca para morar com ela no apartamento da filha, e Maria Cecília não o quer ali, e embora Eduarda a responda de uma forma admirável (“Filha, pode parar. Você pode ser a joia da minha vida, mas eu não vou aceitar preconceito aqui nessa casa”), eventualmente o Paçoca acaba voltando para as ruas, o que não me parece justo.
Ele estava tão MELHOR ao lado de Eduarda!
<3

Para mais postagens de Chiquititas, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz


Comentários