Z4 1x09 – Plano Micado



“Vai que é tua, Enzo! Chegou a tua vez de ser você mesmo!”
QUE ORGULHO DO ENZO! \o/ Ele teve um pequeno (?) colapso nervoso ao ver os pais na apresentação de “Teteia” no dia anterior, mas a Jéssica foi uma FOFA o ajudando e o levando para casa, para ele se acalmar – agora, na manhã do dia seguinte, Jéssica e Fátima o “transformam”, e a série faz todo um mistério para mostrar o novo visual do Enzo, que continua lindo, como sempre – “Vai que é tua, Enzo! Chegou a tua vez de ser você mesmo!” O mais legal é que a ajuda de Fátima e Jéssica não é algo meramente externo. Sim, elas deram uma pequena repaginada no visual do Enzo, mas a real mudança é interna, na coragem e determinação que ele assume para ir enfrentar os pais. Enquanto isso, Paulo surta porque o Enzo dormiu na sua casa e Rafa e Luca, muito mais sensatos, tentam acalmá-lo e dizer que qualquer família deles o ajudaria, pela Z4.
Maria Lúcia, a mãe do Enzo, é uma mulherzinha irritante e desprezível, verdade seja dita. Ela segue dizendo coisas como “Então você já pode montar sua bandinha com três integrantes, ou ache outro, porque o meu filho vai embora hoje!” E, ao ouvir isso, O ENZO CHEGA ARRASANDO! “Não, mãe. Eu não vou. Eu sou da Z4”, ele diz, com o queixo erguido e uma confiança maravilhosa… a maneira como ele se impõe e como, pela primeira vez, corajosamente fala o que realmente quer faz com que eu me apaixone mais ainda pelo Enzo. “Chega de viver com medo, mãe. Eu errei, eu sei. Mas vocês também tem que saber quem eu sou e o que eu quero pra minha vida”. Ele não se abala com a suspensão de mesada ou vida no flat e, sinceramente, nem tinha mesmo que se abalar, ele está morando na casa do Zé, e em breve será famoso e rico…
“Eu quero viver o meu sonho, como a senhora viveu o seu. Será que é tão difícil de entender?”
Enzo é maduro e calmo ao enfrentar os seus pais, mas mesmo em sua calma, ele é firme. Ele diz que não quer briga, não quer sobrenome, apartamento, dinheiro: o que ele quer é liberdade pra escolher o seu caminho. Maria Lúcia diz uma coisa que nenhuma mãe jamais devia dizer para seu filho, mesmo em momentos de raiva, porque eu senti o quão doloroso foi: que está indo embora e “não tem mais filho”. Fiquei tristíssimo quando Enzo pede, por favor, que ela “o deixe abraçá-la”, e a mãe diz que “não é de abraçar estranhos” e vai embora, ignorando o filho, o que é TERRÍVEL. E ao menos, depois que os pais vão embora, o Enzo tem um momento muito fofo com o Zé, que está se tornando um paizão desses meninos, e aquilo me fez sorrir de verdade. E, ao fim, Zé dá um conselho: “Nunca mais usa esse chapeuzinho ridículo”. Ah, poxa vida!
Só eu que achei uma graça o chapéu?
Depois de enfrentar os pais e ganhar o apoio do Zé, Enzo ainda precisa enfrentar o Paulo – “Oh, mauricinho! Que história é essa de dormir na minha casa, hein?” Enzo explica tudo o que aconteceu, fala sobre como surtou, como a Jéssica o ajudou, e o Paulo quase é fofo quando diz: “Acontece que seu amigo sou eu! Você foi pra minha casa sem me avisar!” Mas, na verdade, Paulo só estava MORRENDO DE CIÚMES, e o Enzo responde com uma das falas mais sábias e fortes do episódio: “Ao invés de sentir ciúmes, você devia ter orgulho da sua irmã e da sua mãe. Bem que eu queria ter uma família assim”. WOW. No fim, a “briga” é suspensa e Enzo e Paulo apertam as mãos, mas ele não está lá muito contente com o fato de o Enzo ter ido para a sua casa e ele “ser o último a saber” e tudo o mais… que menino mais possessivo esse Paulo, não é mesmo?
Enquanto isso, outras tramas se desenvolvem paralelamente. O Rafa, por exemplo, aparece com um poema lindo que parece perfeito para encerrar a peça de Débora, e ela o elogia um monte sem saber quem foi o autor. Assim, ela começa a olhar para ele de um modo diferente, enquanto o Rafa segue na defensiva, dizendo que “só está ali de passagem, e que depois da estreia da peça ele não volta mais”. Débora já SABE que está envolvida. E Giovanna quase é descoberta em sua “parceria” com Felipe porque o Leandro é intrometido o suficiente para ler a cartinha que chega à sua casa com flores e chocolate… uma pena que ela o enrole no final de tudo e ele devolva a carta, a única prova que tinha contra ela, e resolva “lhe dar um voto de confiança”. Mas acho que o Leandro ainda estará envolvido em desmascará-la. Por sinal, estou gostando MUITO do Leandro!
Ah, e vem nova CONFUSÃO pela frente com os fãs do Luca no canal. Ele faz um pequeno anúncio sobre a Z4 com uma charada, falando da “última letra do alfabeto e um número de 0 a 10”, o nome de seu novo sonho… é bem vago, mas é divertido. Então, as fãs começam verdadeiras teorias da conspiração em eu chegam à conclusão de que ELE VAI SE CASAR (?), e ficam alvoroçadas… é ridículo, por sinal, que elas queiram IMPEDIR esse casamento. Uma pessoa não tem mais o direito de se casar, é isso? De todo modo, Maha vai entrar em ação para resolver isso o mais rápido possível, e a verdade é que eu confio naquele garoto. Mas sinceramente: PAREM DE COLOCAR ESSA GAROTA PRESIDENTE DO FÃ CLUBE NA SÉRIE! Não suporto assistir um segundo de cena dela. Voz mecânica, atuação péssima (na verdade não tem atuação NENHUMA), ela só estraga “Z4” um pouquinho mais a cada vez que aparece.
NÃO QUEREMOS MAIS CENAS DELA.
Por fim, o episódio meio que fecha a trama de Enzo. Zé não consegue parar de pensar nisso (“Tô preocupado com o Enzo. Ele é filho único e tá brigado com a família. Isso não é bom”), e decide dar sua última cartada. Assim, ele vai com o Enzo até os pais dele antes que eles voltem para Londres (a mãe dele é uma babaca chamando ele de “ex-filho”), e conversa com eles mostrando o contrato que Enzo e os demais assinarão. Ele está confiante do sucesso da Z4, e caso a banda não dê certo, o dinheiro que o Enzo receberá como “indenização” é o suficiente para garanti-lo por algum tempo… assim, Humberto intercede dizendo que o Zé está agindo como um empresário responsável e de visão, e acabam autorizando que o Enzo fique na banda, e desejando que ele seja feliz, se é isso mesmo o que ele quer. E É ISSO O QUE ELE QUER! O sorriso do Enzo, puro e feliz, é a coisa mais linda do episódio… e a maneira como ele celebra abraçando o Zé?
UM PAIZÃO! <3

Para mais postagens de Z4, clique aqui.


Comentários