As Aventuras de Poliana (2018) – “Ela é Poliana, minha amiga do coração”



“Ela é chuva no sertão, quando a seca chega a rachar o chão“
COMO EU ESTOU AMANDO ESSAS CENAS DE JOÃO E POLIANA! <3 “As Aventuras de Poliana” é um fenômeno, e é impressionante como o tempo está passando depressa… dentre em pouco teremos uma postagem de 100 capítulos da novela por aqui! E esse sucesso todo se deve, em parte, ao roteiro que está bem escrito, que mescla bem a diversão com a emoção, mas mais do que tudo isso, acho que tem a ver com o carisma dos personagens. Eu amo a Lorena, por exemplo, e sempre disse que o João é o melhor entre todos os personagens! Mas hoje estou aqui para elogiar a dinâmica de Sophia Valverde e Igor Jansen em cena, entregando-nos algumas das cenas mais bonitas da novela – quando ele se “fantasia” de aluno da Ruth Goulart para poder vê-la se apresentando, por exemplo, ou quando faz, como dever de casa, uma redação sobre a amiga.
Foram cenas lindas.
O João rouba a cena em CADA momento em que aparece. De uniforme da Ruth Goulart que encontrou no Achados & Perdidos, ele perambula pela escola, inclusive sentando-se para tocar o piano em uma cena emocionante. Com aquela voz encantadora do Igor Jansen, ele canta “Foi Deus Quem Fez Você” e nos comove, certamente arrancando um sincero sorriso de nossos lábios, assim como fez com Sophie, que ficou abismada com o seu talento – ao encontrá-lo tocando o piano sozinho, ela diz que “ele não faz sua aula, mas deveria, porque tem talento”. Oficialmente, alunos da Ruth Goulart não podem usar as salas sem a autorização de um professor, mas ela diz que ele pode continuar agora que ela está ali… até se senta ao seu lado para ensinar-lhe, e teria sido um momento maravilhoso, mas João tem muito medo de ser descoberto…
…por isso, dá no pé!
Todo “camuflado”, ele se senta para assistir às apresentações de dança, onde uma delas será eleita para a apresentação no Aniversário de 50 Anos da escola, mas ele não tem paz. O Erick o encontra com seu tênis, o persegue pela escola, e enquanto o João corre e prende os garotos em uma sala, as apresentações acontecem… Filipa, claro, está se achando “um máximo”, mas quem arrasa mesmo é a Kessya, que fica nervosa e ganha a ajuda do Jeferson, em uma apresentação linda! Sério… QUERO MAIS DESSES DOIS DANÇANDO JUNTOS, O JEFERSON DANÇA DEMAIS! João, felizmente, consegue retornar a tempo de assistir a Poliana, que estava procurando por ele na plateia antes de começar, e sorri ao vê-lo… sua dança é diferente, toda mesclando estilos, bem louquinho, no melhor estilo “Poliana”, mas o João acha perfeito, dá para ver em seu sorriso…
E na maneira como puxa o cabelo da Filipa quando ela faz um comentário maldoso!
O JOÃO! <3
Felizmente, o resultado das apresentações de dança é O MAIS JUSTO POSSÍVEL. Débora é uma terrível professora, totalmente parcial e pouquíssimo profissional, dá para ver na maneira como anuncia os alunos e como favorece Filipa e Yasmin, e ela tem a audácia de anunciá-las como vencedoras quando elas evidentemente não foram as que mais receberam aplausos. Então, Raquel se levanta e grita: “Como assim?!” Logo em seguida, o Guilherme também se levanta e começa a gritar “Kessya! Kessya!” Logo, todos os alunos se juntam ao coro, E KESSYA É A GRANDE VENCEDORA, merecidamente. O melhor de tudo, no entanto, foi ver a Débora sem saber o que fazer, indo pedir ajuda à Ruth Goulart, que só diz que “os alunos já lhe deram a resposta”. Então, na frente de todo mundo, ela tem que voltar atrás e dizer que a Kessya é a vencedora.
Ha!
Mas vamos falar de redações. Numa campanha importante contra o bullying (importante, mas malconduzida, porque não dá resultado nenhum e, no meio disso tudo, Luigi acaba sofrendo mais bullying do que sofria antes!), Helô lança uma ideia: todo mundo passará um dia com alguém diferente, que não são seus amigos, para se conhecerem melhor, e depois escreverão uma redação sobre isso. A redação que Luigi entrega (e, pior, lê na frente de todo mundo!) nem é uma redação de verdade (!), e só enche o Erick de elogios fajutos. Hugo, por sua vez, que foi o “amigo” de Poliana, escreve uma redação fraquinha – só diz que seu nome é Poliana, ela viajou por todo o país, fala bastante e sempre joga um jogo chamado “O Jogo do Contente”. João, assistindo à aula escondido lá de cima, reclama e completa com o que ele poderia ter dito:

“Tanta coisa boa pa falar da Poliana! Moleque abestado! Poliana é inteligente… boa amiga… é divertida, engraçada, gentil, bonita! Sabe de nada!”

O João, CLARO, foi a estrela dessa aula, fazendo interferências com comentários a respeito das pessoas sobre quem as redações falam, e insatisfeito com o que o Hugo escreveu sobre sua melhor amiga, ele decide escrever sua própria redação. Ali, ele entrega todo o seu coração à Poliana, escrevendo com sinceridade uma redação que, na verdade, é um cordel – o que tem tudo a ver com o João! Assim, quando a Poliana vem visitá-lo e ele pede que ela tome cuidado, porque a Kessya é uma menina esperta e já está desconfiada de alguma coisa, ele anuncia: “Eu tenho uma coisa pra tu. Eu fiz seu dever de classe também!” Assim, a Poliana se emociona ao ver tudo o que ele escreveu sobre ela, e ao invés de ler sozinha, pede que ele leia para ela… porque assim fica muito mais significativo. E ele lê… em uma das cenas mais LINDAS da novela até aqui!

“Pensa numa pessoa feliz… é Poliana, menina de quem essa carta diz!
Tem gente que pensa que ela é abirobada do juízo
Verdade é… só tem seu jeito diferente de ver a vida sempre com um riso
Joga o Jogo do Contente, e se esforça pra fazer feliz toda a gente
Até os mais carnes de tetéu não conseguem lhe tirar a paz que parece vim do céu
Ela ajuda quem precisa, sem nunca se aperrear
Ajudou a mim quando eu tava lascado, mais liso que muçum ensaboado
Ela é dindim em dia de sol sem fim
Ela é chuva no sertão, quando a seca chega a rachar o chão
Ela é Poliana, minha amiga do coração!”

A emoção estampada nos olhinhos da Poliana ao abraçá-lo!
QUE CENA MAIS PERFEITA! Que declaração mais linda! <3 Até eu chorei.


Para mais textos de As Aventuras de Poliana, clique aqui.


Comentários