Turma da Mônica Jovem (1ª Fase, Edição Nº 25) – Desafio Sobre Patins



O Bairro do Limoeiro vs os Reis da Pista!
Pela primeira vez vindo com a capa metalizada, atingimos uma marca importante na “Turma da Mônica Jovem” (!) e o visual já impressiona de cara… aqui, temos uma edição sobre rodas em que a Mônica acaba agindo por impulso e desafiando reis da patinação a uma competição que não há como eles vencerem de forma justa. Portanto, os patinadores precisam aprender que “não são melhores do que ninguém” e que não podem usar o seu dom para o mal, enquanto a Mônica precisa aprender que tampouco pode agir de forma impulsiva toda vez que algo não lhe agrada. Afinal de contas, ela custou algumas horas de treinos e tombos para os amigos, embora tenhamos tido uma série de cenas divertidas enquanto ela mesma aprendia a patinar (!) com a ajuda do Cascão e da Magali, os únicos dois que sabiam o que estavam fazendo nessa bagunça toda.
Tudo começa porque ladrões patinadores passam levando tudo como um vento, como o Flash. Levam o sanduíche da Magá, a rampa de patinação do Cascão e os ingressos de cinema da Mônica e do Cebola. Todos estão revoltadíssimos, e Carmem diz, toda prestativa: “Ah! Mas eu sei quem pode ajudar a gente! As pessoas que eu vim encontrar já estão aqui! Meus priminhos queridos! Felipe e Luísa! Os ultra-campeões de patinação! Bem, mas seus “priminhos queridos” são justamente os ladrões, e enquanto eles têm uma série de fanboys e fangirls no Bairro do Limoeiro, e se fazem de absolutos santos, todos acusam Mônica e o pessoal de estar com inveja e “acusando sem provas”. Afinal, eles são os únicos que sabem que eles são, na verdade, larápios dissimulados… mas também devo dizer que eu achei o Felipe bem que um gatinho!
Então, com raiva e impulsiva, Mônica faz o desafio:

“Não, reizinho. Tô aqui pensando em coisa muito melhor. Vocês pensam ser os donos do mundo… mas aqui ainda é o meu bairro! NÓS DESAFIAMOS VOCÊS PARA UMA DISPUTA DE PATINS NAS RUAS DO LIMOEIRO! Dupla versus dupla!”

Não sei se essa seria uma atitude aceitável em qualquer situação, mas talvez seria um pouco mais se ao menos a Mônica soubesse patinar antes de fazer isso. Afinal de contas, eles são o rei e a rainha da pista (quase 6 anos antes de Matteo e Ámbar clamar esse título!), e a Mônica agiu de forma inconsequente. Pessoas que nunca patinaram antes contra campeões mundiais de patinação? Não parece que vai dar muito certo. Então, Magali e Cascão precisam TREINÁ-LOS… e as cenas são divertidíssimas. Tem a Mônica agarrada em uma árvore, por exemplo, ou o Cascão puxando o Cebola com uma cordinha, até que o Cascão faça avanços reais ao ensinar-lhes que, primeiramente, eles precisam APRENDER A CAIR. Não adianta lutar contra isso, você VAI cair enquanto tenta aprender a patinar, e a partir do momento que você aceitar isso e se proteger, você perde o medo de cair e APRENDE.
Muito sensato e inteligente.
As coisas avançam de pouco em pouco, e não parece que eles estão chegando muito longe, até que o Cebola explode com a Mônica, dizendo umas verdades que tornam a cena ÓTIMA. Ele expressa o quanto a Mônica estava errada o tempo todo, e isso é algo que comumente não se admite na “Turma da Mônica Jovem”. Então, como parece que eles não têm muitas chances, eles correm ao Franja por ajuda, que cria o P.A.TEENS 2099, que traz uma das cenas mais GENIAIS da trama! Aqui, com manobras super radicais, o Cebola se sente um máximo, “um herói de mangá”, e tem até o Cebola Super Saiyajin. Mas, naturalmente, usar os patins criados pelo Franja e controlados remotamente por ele no computador seria uma trapaça e tanto, então embora ele possa ser usado para ajudá-los a treinar, não pode ser usado na competição de fato…
…para desgosto do Cebola:

“Mas vem cá! O Franja chega com uns superpatins milagrosos ultratech, gastamos quase dez páginas só pra mostrar como a parada funciona… E AGORA VOCÊ VEM DIZER QUE A GENTE NÃO PODE USAR?!”

O treino parece fluir depois… energia, liberdade, vento no cabelo… o Cebola até abre os braços como o Leonardo DiCaprio em “Titanic” e grita que é “O REI DO MUNDOOOO!” Até que os P.A.TEENS 2099 dão problema quando começam a captar outros arquivos do computador do Franja, como um documentário sobre tornados e tufões que ele está baixando, mas ele não quer desligar o computador de modo algum: “Quê? E cancelar meus downloads? Como fica minha temporada completa de Dementalista, que está em 97%? E meu Ciéss Ái?” Temos, além do documentário sobre tornados e tufões, um especial sobre babuínos e o Show do Maico Jeca e, por fim, “OPERAÇÃO GRANDE DRAGÃO ROXO”, um filme de artes marciais que podia ser um verdadeiro desastre, mas a Magali desliga o computador… então, JÁ É HORA DA GRANDE COMPETIÇÃO.
Adoro como quebram a quarta parede o tempo todo, e o Xaveco torcendo para a Mônica e o Cebola, independente de eles nunca terem patinado antes, porque “eles são os protagonistas da revista e, em sua experiência, isso conta muito” É GENIAL. No lugar dos dois, no entanto, Cascão e Magali competem, representando o Limoeiro, e então a competição fica muito mais justa, e eu adorei como eles usaram os passos ridículos como do tornado e tufão, dos babuínos, do Maico Jeca… são duas provas, e Ângelo fica como juiz e, mesmo amigo do pessoal do Bairro do Limoeiro, ele é absolutamente justo – afinal de contas, ele é um ANJO, não? Assim, o resultado final é um empate, e cada equipe pode dar uma ordem a ser cumprida à outra, e a turma é muito legal com Felipe e Luísa, e a edição acaba com todo mundo ganhando e muitas lições aprendidas.
É uma edição muito bacana!
\o/


Para mais postagens da Turma da Mônica Jovem, clique aqui.
Ou visite nossa página: Cantinho de Luz


Comentários