As Aventuras de Poliana (2018) – O Fantasma Vitinho



“É ele! O fantasma Vitinho!”
Quantas vezes eu já disse que eu ADORO O JOÃO?! Desde que veio sozinho do Ceará no primeiro capítulo de “As Aventuras de Poliana”, ele não tem uma casa real onde morar, e toda vez que alguém se preocupa com ele, como a Poliana, a Tia Luísa, o Marcelo e o próprio Lindomar, ele só enrola e dá um jeito de escapar antes de ter que responder perguntas… recentemente, ele encontrou uma maneira de entrar na Escola Ruth Goulart, e está vivendo ali em um depósito parcialmente abandonado, assistindo às aulas e aprendendo o quanto pode, além de fazer uma série de bagunças. As pessoas, com medo, estão CONVENCIDAS de que existe um FANTASMA na escola, e agora o Clube Magabe, com a ajuda do Lindomar, já conseguiu até nomear a “Murta-Que-Geme local”, e eu acho isso impressionante! A capacidade das crianças de inventar histórias.
Claro que o João aproveita para SE DIVERTIR. Ele é ouvido, mas ele também provoca, e está tudo razoavelmente bem, tendo em vista que os gêmeos, Mário, Lorena e Lindomar acreditam que existe MESMO um fantasma na escola – “O fantasma derrubou tudo isso pra assustar a gente!” Mas é claro, também, que o João está correndo um risco sério de ser descoberto, e por isso precisa tomar mais cuidado! Ele até chegou a aparecer parcialmente em um vídeo gravado pelo clubinho, mas felizmente não dá para ver o seu rosto! Tudo o que eles veem é que “o fantasma tem o tamanho de um menino” e, portanto, “deve ser o fantasma de um aluno que morreu na escola”. Assim, eles perguntam para o Lindomar se há alguma história trágica nos corredores da escola, e ele fala de um menino que desapareceu e ninguém nunca mais ouviu falar, lá em 1900 e bolinhas…
Vitinho.
Pronto, o João vira “o Fantasma Vitinho”.
A próxima “manifestação” do fantasma é durante a aula de música de Sophia, quando ela começa a falar sobre o TEREMIM, um antigo instrumento musical que a pessoa não precisa nem encostar para produzir música. O mesmo instrumento musical que João encontrou todo empoeirado e jogou fora: “Não acredito que eu joguei um instrumento desse no lixo!” Então, ele entra dentro do lixo da escola em busca do teremim e, ao encontrá-lo, leva de volta para sua “casa”, onde fica tocando e se divertindo, absolutamente fofo… mas totalmente descuidado, também. Pessoas como a Poliana, o Luigi e a Raquel escutam, e percebem que “deve ser o fantasma”. É assim que, seguindo o som do instrumento, Poliana chega até o João e descobre o seu segredo! “Você veio até aqui sozinha?” “Sim. Eu segui sua música e caí aqui!” “Ai, égua!” E agora, Poliana pode ver o João MUITO MAIS!
Falando em Poliana, nessa semana ela tratou o Sr. Pendleton meio estranho, por causa de uma coisa que a Tia Luísa falou, tentando afastá-la do misterioso homem, e eu juro que fiquei muito triste por ele. Afinal de contas, ela é a única pessoa com quem ele mais ou menos se dispõe a falar, e a indiferença dela lhe doeu bastante! Mais tarde, ele conversa sobre isso com a SARA, a robô que controla tudo na sua casa, e diz que “Poliana o tratou de modo diferente”, e percebe que “alguém deve ter dito alguma coisa para ela”. Aquilo nos mostra o quanto ele ficou mexido com isso, o quanto o deixou tristinho que Poliana mal tenha lhe dado atenção quando ELE começou uma conversa com ela! Intrigado, ele pede que SARA verifique onde Poliana mora, mas ela não consegue descobrir essa informação… por ora, ele arquiva as suas incomodações e deixa pra lá.
Mas voltemos ao Fantasma Vitinho João. Eu AMO o que a sua presença constante na escola pode fazer… como quando ele viu a Filipa tentando sabotar a mãe da Kessya e foi lá e limpou todo o corredor (lindo!), e agora ele escuta uma conversa de Filipa e Erick sobre um plano para derrubar a Gabi, que está concorrendo ao grêmio estudantil. Ele avisa Poliana, e então eles armam um plano: enquanto Poliana enrola Erick, pedindo que ele fale sobre sua chapa e tudo, o João entra na sala e desarma a armadilha que estava prevista para cair na Chloé Gabi, e a salva. Mas não é só isso, felizmente. Ele é astuto o suficiente não só para desarmar a armadilha, mas para armá-la novamente depois que a Gabi sai da sala, para que o pote de tinta caia na cabeça DA PRÓPRIA FILIPA. Amo a risada do João enquanto a Filipa está lá, totalmente furiosa!
E não me venham com moralismos, não! Se a Filipa planejou fazer isso contra outra pessoa, nada mais justo que ela mesma caia na armadilha! “Não faça com os outros o que você não quer que façam com você”. Porque a Poliana fica dizendo que “não é à favor de fazer justiça desse jeito” e tudo o mais, mas O JOÃO ESTAVA CERTO. Filipa mereceu. E é como ele diz, sem se deixar abalar: “A fresquinha só caiu na armadilha que ela mesma armou. Ela precisava de uma lição!” Pronto, caso encerrado, não há mais nada a ser dito a esse respeito. Com isso, Filipa não participa do debate como presidente de sua chapa para o grêmio, mas também ela não perde muito, sinceramente. O debate é UM VERDADEIRO FIASCO. A Ruth Goulart já estava exausta de tanta baixaria, com aquelas pessoas se acusando e se provocando… mas se até debates de presidência são assim, imagina debates EM UMA ESCOLA!
Muito realista, na verdade!

Para mais textos de As Aventuras de Poliana, clique aqui.


Comentários

  1. O João é um dos mais bem escritos na novela (se não for o melhor). Você viu aquele flashback de hoje? Aparentemente, a Luísa e o Marcelo terminaram por causa de uma falsa traição armada pela Débora e por um tal Bernardo. Eles dois colocaram algo (seriam drogas?) na bebida da Luísa, ela começou a se confundir e passar mal, confundiu o Bernardo com o Marcelo e acabou abraçando ele. O Marcelo viu, entendeu mal e terminou o namoro no dia seguinte.

    DETALHE: Estas cenas estão bem adolescentes mesmo. Ficou subentendido o que aconteceu com a bebida da Luísa, mas eu interpretei como se a Débora (filha de uma p***) tivesse colocado drogas lá dentro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, coincidentemente eu acabei vendo, sim, esse flashback, mas como eu disse, não estou mais assistindo durante a semana, apenas nos sábados. Estou conseguindo acompanhar bem... sempre perdemos uma coisa ou outra, mas é fácil de acompanhar a história, e é muito mais completo do que os compactos da Televisa, por exemplo, que eu já adoro! ;) Espero que essa semana o compacto passe várias dessas cenas para que eu possa comentar na próxima semana! :D

      Excluir
    2. Podiam ter uns plots mais pesados, com a volta desse Bernardo, se aliando com a Débora e o Afonso pra separar Luísa e Marcelo. Isso em uma adaptação de Poliana Moça. Cabe isso tudo em +500 capítulos (100 compactos?)

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eles namoram em "Pollyanna Moça", é inevitável, mas não acho que seja um problema... é mesmo MUITO FOFO, torço também! HAHA <3

      Excluir

Postar um comentário