Reverie 1x06 – Pas de Deux



“Why is she dancing on an empty theater?”
Gosto muito de como “Reverie” está sendo desenvolvida, se dedicando tanto a interessantes casos semanais, como também em aprofundar os protagonistas, como é o caso da Mara, que nesse episódio ganha um ex-namorado além do passado dramático de quando o cunhado matou sua irmã e sua sobrinha – além de um final surpreendente e quase macabro. O episódio começa nos apresentando a personagem que está presa dentro do reverie, e é HOLLY, dessa vez, uma antiga bailarina que está na cadeira de rodas depois de um acidente. O mais bacana do episódio é que nós entendemos, desde o início, a dor de Holly e como dançar era sua vida, o que a impede, agora, de estar do lado de fora, na “vida real”, mas mesmo que saibamos disso e a compreendamos, de alguma maneira, ainda temos uma surpresa bem interessante que torna o caso muito melhor.
É bastante emocionante!
Quando o caso é trazido à Onira-Tech, ele chega através de Chris, um ex-namorado de Mara que, também, é o terapeuta de Holly desde o acidente – o programa a ajudou com a depressão no início, e então saiu de controle quando ela começou a passar muito tempo lá dentro. dessa vez, ela está lá há 16 ou 17 horas, e o seu corpo está começando a falhar, do lado de fora. Então Mara entra em seu reverie e a vê dançar lindamente em um palco, com a plateia completamente fazia, o que é algo que os intriga (“Why is she dancing on an empty theater? Why no audience?”). Holly finge que vai colaborar, no entanto, e se recusa a deixar o reverie, trancando-se atrás de uma porta. Então, Mara precisa investigar para entender o que aconteceu com ela, indo até pessoas de sua vida, como Vivian, a irmã, e Zeke, o ex-namorado que, supostamente, terminou com ela após o acidente.
E isso tudo mexe também muito com Mara, por causa da presença de Chris, do “jantar de negócios”, e o clima que rola entre eles no final, mas que eles não levam adiante e tentam fingir que está tudo bem. Quando Mara entra pela segunda vez, ela está USANDO ROUPAS DE BALLET, e pede aulas a Holly, o que eu achei genial. Holly diz que “sabe o que ela está fazendo”, mas permite que ela o faça, porque às vezes se sente solitária. A aula de ballet conta com sorrisos de Holly, e é uma cena muito bonita, até que o clima mude totalmente quando Mara cita Zeke… então, alguém bate do outro lado da porta trancada, Holly manda Mara embora e escapa. O próximo passo de Mara é ir atrás de Zeke, que nos revela que foi ela quem terminou com ele, e não o contrário. Ele estava ali por ela, prometeu que nunca a abandonaria, e embora eu achasse que tivesse entendido os motivos de ela ter terminado…
…ainda não!
Holly começa a passar mal, então Mara precisa entrar no reverie e tirá-la de lá RAPIDAMENTE, ou então ela não vai sobreviver… dessa vez, Mara consegue passar pela porta outrora trancada, e chega a uma casinha no campo, toda lindinha, colorida, aconchegante, onde encontra Sadie, uma garotinha que É A FILHA DE HOLLY COM ZEKE. A filha que, até então, desconhecíamos. Uma filha que nunca chegou a nascer. Holly conta a Mara que Zeke não queria ter filhos, mas não sabia da gravidez… enquanto ela pensava em uma maneira de contar a ele, veio o acidente, e então ela perdeu TUDO. Nunca mais poderia dançar, e nunca mais poderia ter filhos. Então, o trauma que a prende no reverie não é APENAS o da dança, mas o da dança e da filha que ela perdeu, o que é doloroso de verdade. “I don’t think there is anything for me out there anymore”.
Assim, Holly toma uma decisão: ela sabe que está morrendo, mas os últimos momentos de vida que tem ela quer passar dançando ou ao lado de Sadie, que é o que a faz sentir feliz. Assim, não parece que haja muitas outras coisas que eles possam fazer, embora Alexis até sugira tirá-la à força, independente dos riscos, porque “não criou uma máquina de suicídio”. Eu sinceramente estava dividido, não sabia o que pensar, e não vou me estender nisso… só vou dizer que as coisas mudam quando Mara descobre que Vivi está doente, e que Holly pode ajudá-la, então ela diz isso à Holly, para que saia PELA IRMÃ. Ela chora porque nunca mais vai poder andar e porque nunca vai ver a filha crescer, mas antes de partir, ela faz uma emocionante apresentação de ballet com a filha, para Mara na plateia. É muito, muito bonito, e muito, muito triste.
Mas ela deve ficar bem. Eu espero.
Agora vamos avançar na trama de Mara, que foi ver Ray…
…que eu nem sabia que estava vivo ainda!

Para mais postagens de Reverie, clique aqui.


Comentários