Sítio do Picapau Amarelo (2005) – João, o lobisomem!

A sina de João!

Cuca finalmente conseguiu sua vingança… desde o início da história, ela está atrás do João da Luz, e quando ele cortou sua mão fora para salvar o Pedrinho, a jacaroa ficou furiosa e jurou que ia se vingar – dito e feito. Cuca e Pesadelo vão até o Sítio do Picapau Amarelo para buscar “o garoto dos cabelos vermelhos”, e como não o encontram, eles resolvem levar o Rapadura, o passarinho de estimação do João, como isca – e realmente funciona. João, Pedrinho, Saci e o Zé (vestido como “Máscara Vrede, o Bactéria”) vão até a caverna da Cuca atrás do Rapadura, e embora o vejam preso dentro de uma gaiola não vigiada e percebam que deve se tratar de uma armadilha, o João não sabe o que mais fazer além de tentar resgatar o amigo… e ele acaba sendo capturado pela jacaroa, que está pronta para sua vingança: ela lança uma maldição sobre ele e O TRANSFORMA EM LOBISOMEM.

A primeira transformação do João é uma cena bem sombria, com direito a trovões assustadores, a risada estridente da Cuca e uma escuridão que toma conta do Capoeirão, do Sítio e do Arraial dos Tucanos… quando a escuridão chega ao fim e o dia retorna, João volta a ser o garoto de sempre, sem memórias do que aconteceu – ele só entenderá sua maldição na próxima vez em que se transformar. Mesmo assim, ele acorda com a roupa toda rasgada e o Rapadura está arisco e não quer ir com ele, o que ele não entende… naquela noite, no entanto, ele volta a se transformar em lobisomem – é uma sequência dramática e bem-feita, com o João acordando de um sono inquieto todo suado e sentindo dor, e então, sob barulhos fortes de trovões, ele vira um lobisomem e sai correndo pela mata… seus uivos enchem a noite e acordam e assustam todo mundo.

Dona Benta e o Visconde dizem que se trata de um lobo, e Emília já diz que se é um lobo igual ao da história da “Chapeuzinho Vermelho” e ele “estiver vindo atrás de outra velha coroca”, é melhor Dona Benta e Tia Nastácia se esconderem… Tia Nastácia, no entanto, garante que isso não é uivo de lobo não, mas de lobisomem. Gosto de como o Sítio de reúne assustado na sala, cheio de teorias, e de como o Dr. Saraiva fala sobre a tristeza que ele sente no uivo, e Cléo concorda com ele e fica até arrepiada, e a Tia Nastácia explica que a tristeza no uivo se deve ao fato justamente de ser um lobisomem, e a sua tristeza é por sua dolorosa sina. É uma noite difícil para o João e para todo mundo que passa a noite acordado ouvindo os uivos assustadores. João mata um coelho para se alimentar e, no dia seguinte, acorda assustado, sujo de sangue e se perguntando no que se transformou

Realmente… dessa vez a Cuca se superou, e está causando todo o sofrimento que de fato queria causar no João da Luz! Ele se pergunta se, de agora em diante, terá que ficar longe de todo mundo que gosta – e então as crianças aparecem para visitá-lo e para saber se ele está bem, por causa dos uivos de lobisomem durante a noite… é triste vê-los falando justamente com o João sobre como o lobisomem é um “monstro”, e então João anuncia que não vai mais voltar para o Sítio, porque “a mata é o melhor lugar para ele agora”. As crianças tentam argumentar e falar do perigo com a Cuca e com o lobisomem por ali, mas ele diz que aquele é seu lugar, e ainda deixa o Rapadura sob os cuidados deles, o que eles acham muito estranho, mas aceitam – “Pelo visto, é isso o que ele quer: ficar longe de todo mundo”. Fiquei com dó do Pedrinho, que está arrasado: “Ele não quer ninguém perto dele. Nem eu”.

Cara, o Pedrinho o vê como um irmão mais velho, e eu entendo que o João está fazendo isso, agora, não mais por causa da Cléo, mas por que sabe que é um perigo para todo mundo – ainda assim, é de partir o coração ver o Pedrinho sofrer. João está determinado a ficar longe de todo mundo, mas quando ele retorna de um banho no riacho, ele encontra a Teteia o esperando na casa da árvore, e então ele a expulsa de lá aos gritos… ela chora, chega a comentar que pode dizer a Marcela que ele está ali, mas o João responde que ela pode fazer o que quiser e pode contar para todo mundo onde ele está, “daí ele some de vez e ela nunca mais precisa olhar na cara dele, nem ele na dela”. Teteia sai chorando, mas nada parece capaz de fazê-la esquecer essa obsessão pelo João da Luz… ela está determinada a ficar com ele e não vai desistir disso agora.

Na próxima noite de João como lobisomem, ele ataca o galinheiro, e é a primeira vez que o lobisomem e Cléo se encontram, quando a garota escuta um barulho e vai sozinha ver o que está acontecendo… ela se assusta ao ver o lobisomem, grita, pede por socorro, manda ele “não se aproximar”, e eventualmente o lobisomem foge e Cléo volta para casa, contando para todos o que viu – mas é claro que Dona Benta não acredita e diz que “era só um lobo”. Dona Benta manda todo mundo voltar a dormir, diz que não quer mais ouvir nada sobre isso, mas Cléo não pode deixar de pensar no “monstro” que viu no galinheiro, e em uma conversa com o Tio Saraiva, ela fala que ficou apavorada quando o viu, inicialmente, mas depois viu que ele tinha algo familiar em seus olhos… ela ainda não consegue entender, mas sentiu uma conexão com o lobisomem.

Será que Cléo descobre que João é o lobisomem?

 

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários

  1. Gosto muito dessa sua página relembrando sobre o sítio e outras coisas da infância.... Tbm assisti essa temporada a algum tempo , adorei vários temas abordados nela , principalmente o folclore, que é o principal motivo pelo qual gosto do sítio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, que bom que gosta!!! Fico tão feliz recebendo um comentário assim, sabendo que mais alguém também está curtindo relembrar um pouquinho coisas que foram tão marcantes... atualmente estou assistindo à temporada de 2006 para postar no ano que vem! :P

      Excluir
  2. Ah sim continua postando que eu adoro o jeito de vc narrar os acontecimentos rsss ... E se for possível gostaria de ver tbm mais postagens do sítio clássico por aqui , ainda mais agora q está sendo reprisado no viva , com episódios inéditos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pretendo escrever todas as histórias que eu conseguir do Sítio Clássico (através dos próximos anos haha). Já tenho mais duas prontas: "Cupido Maluco" e "O Outro Lado da Lua", para postar esse ano, e quero assistir umas duas histórias de 1979 (as que estão passando agora no Viva) para postar em breve também... geralmente eu vou intercalando com o Sítio 2001-2007, mas vou postar sim, pode ficar tranquilo! Tem bastante Sítio ainda no blog :)

      Excluir
    2. Nossa então já fico até mais animado 😀 e ansioso tbm kkk... Mal posso esperar pra vê vc falando sobre esses dois episódios, e tbm as próximas histórias de 1979, q na minha opinião teve episódios incríveis como o do curupira, que eu tinha a maior vontade de assistir.

      Excluir
    3. Eu estou bem focado em escrever 2006 no momento (estou reassistindo e gostando muito), mas assim que terminar eu volto a focar no Sítio antigo... esse ano ainda quero postar as duas histórias que te falei e pelo menos uma de 1979.

      Excluir

Postar um comentário