Lost 3x07 – Not in Portland

Hit by a bus.

Juliet, entenda: EU TE AMO!!! Juliet Burke é uma das minhas personagens favoritas em “Lost”, e “Not in Portland”, um episódio extremamente tenso, bem-escrito e trazendo alguns esclarecimentos e mais dúvidas, é finalmente focado na personagem, trazendo flashbacks que nos mostram não apenas um pouco de sua vida antes da Ilha, mas como ela foi parar lá também – mais um excelente episódio desse início da terceira temporada! No fim do episódio passado, Jack começou uma cirurgia em Ben, mas cortou uma artéria propositalmente, dizendo que só o “consertaria” quando soubesse que Kate e Sawyer estavam em segurança – e ele não parece estar blefando… quer dizer, se você não conhece o personagem; mesmo em pouco tempo, Juliet o conhece e sabe que ele não vai ter coragem de deixar um paciente morrer nas suas mãos deliberadamente…

Mesmo que seja o Ben.

Por isso, Juliet dá uma ordem clara: Kate e Sawyer precisam ser capturados e trazidos até ali e, se for necessário, eles podem atirar – enquanto isso, ela manda que Jack conclua a cirurgia. É claro que as coisas saem de controle em uma sequência caótica, porque Jack acaba revelando para todo mundo que Juliet pedira que ele deixasse Ben morrer durante a cirurgia, fingindo que era um acidente, e então ela é retirada da sala de operações, e começamos a nos perguntar o que vai acontecer… enquanto isso, Sawyer e Kate tentam aproveitar a vantagem que Jack conseguiu para eles, mas eles sabem que estão em outra ilha e talvez não tenham como voltar para “casa”. Todas as tramas do episódio se desenvolvem bem: a cirurgia de Ben, a fuga de Kate e Sawyer, o passado de Juliet e o contraponto com a Juliet que conhecemos agora, depois de 3 anos na ilha.

Os flashbacks de Juliet mostram uma mulher muito diferente daquela que conhecemos recentemente – trabalhando em um laboratório, tirando remédios sem autorização e fazendo experimentos que algumas pessoas podem achar que não são éticos em sua própria irmã, ela está fazendo de tudo para que a irmã, doente, realize o sonho de se tornar mãe… e ela deve realmente ser uma cientista brilhante, porque ela não tarda em chamar a atenção de alguma companhia misteriosa, supostamente em Portland, que quer “recrutá-la” a qualquer maneira. É a primeira vez que vemos Richard Alpert, e ele está ali para recrutar Juliet Burke, e quando ela diz que não pode ir embora, por causa da irmã e por causa do ex-marido, “que jamais permitiria”, ele pergunta o que eles poderiam fazer para ajudá-la a convencer, e ela diz algo a respeito de “só se ele for atropelado por um ônibus”.

E é exatamente o que acontece

É bizarro, mas a cena da morte do ex-marido de Juliet desencadeia uma reação estranha que acaba nos fazendo rir – o choque da cena em que ele é literalmente atropelado por um ônibus é difícil de explicar, e o que parece apenas uma grande ironia do destino acaba se revelando uma intervenção humana: eles realmente querem levar Juliet para a ilha. Os experimentos de Juliet na irmã acabam dando certo, ela descobre estar grávida, e então, “subitamente”, o ex-marido é atropelado por um ônibus e quando ela está reconhecendo o corpo dele e se preparando para assinar uns documentos, Richard Alpert volta a aparecer, dizendo que “viu a notícia no jornal e veio lhe dar seus pêsames”. Ele está acompanhado, dessa vez, do Ethan, um antigo conhecido nosso, e volta a mencionar a “proposta de emprego” que tem para ela – é perversa a sugestão de que foram eles que mataram o ex-marido.

Quer dizer, é mais do que uma sugestão.

No presente da ilha, então, as coisas mudam bizarramente… Ben desperta no meio da cirurgia e pede para falar com Juliet, e embora não ouçamos a conversa no momento, Juliet conta a Jack, no fim, qual foi a promessa que Ben fez para que ela ajudasse: ele prometeu que, se ela o ajudasse a sobreviver, ela poderia voltar para casa – depois de três anos presa naquela ilha. Juliet, então, manda Jack voltar para a operação, enquanto ela mesma vai garantir que Kate e Sawyer consigam escapar… e não duvidamos daquela determinação e da capacidade de Juliet em nenhum momento. Kate e Sawyer, enquanto Juliet não aparece, estão sendo caçados, Danny e os demais estão atirando fazendo de tudo para acertá-los, sem se preocupar se eles vão viver ou não, e eles ganham uma ajuda inesperada: Alex, que quer a ajuda deles para salvar o seu namorado.

Karl, o garoto que estava na cela ao lado de Sawyer no início da temporada.

Alex diz que tem um barco que eles podem usar para voltar para a ilha, mas ela precisa de ajuda para salvar Karl – e aqui as coisas começam a ficar ainda mais misteriosas… ao mesmo tempo em que ganhamos um pequeno background para as pessoas da ilha e as vemos no “mundo real” recrutando pessoas, também ganhamos mais dúvidas, como o que significa aquela sala na qual Karl estava preso em algum tipo de lavagem cerebral… Alex, com a ajuda de Kate e Sawyer, consegue tirar Karl de lá e colocá-lo no barco para que ele seja levado de volta para a outra ilha com eles – ela, no entanto, precisa ficar para trás, e Juliet garante isso. Sem hesitar, Juliet atira em Danny para que Kate e Sawyer possam escapar, mas ela diz a Alex que ela não pode ir com eles, porque ambas conhecem o seu pai, e é bom que ela ainda esteja ali quando ele despertar da cirurgia.

A temporada está tomando um novo rumo agora – foi uma excelente apresentação aos Outros, vamos ver como isso se desenvolve no restante da temporada, mas a dinâmica vai mudar um pouco agora que Kate e Saywer não são mais prisioneiros e estão retornando para a ilha principal… Jack, no entanto, fica para trás, e embora ele peça que não venham atrás dele (e embora eu gostaria que realmente não fossem), sabemos que ele vai ser resgatado ou vai escapar, de um jeito ou de outro. Assim como Juliet previra, Jack não foi capaz de permitir que Ben morresse, mas também não temos a chance de ver o que ele faria caso os Outros não cumprissem sua parte do acordo, porque Kate e Sawyer escapam e Kate garante que está bem, conversando com ele no rádio enquanto ele termina a cirurgia de Ben… agora, Ben vai cumprir suas promessas?

Vai mandar Jack e Juliet de volta para casa?

Bem, acho que todos sabemos essa resposta.

 

Para mais postagens de Lost, clique aqui.

 

Comentários