Vale o Piloto? – Universos Paralelos (Parallèles) 1x01 – Le monde dans ta face

Um pouco de “Dark”, um pouco de “Awake”. Estreia incrível!!!

QUE ESTREIA MARAVILHOSA, EU JÁ ESTOU APAIXONADO! Cheguei a “Parallèles” (em português, “Universos Paralelos”) completamente por acaso, através de uma sugestão do Disney+, e o tema me chamou muito a atenção desde o início – pesquisei rapidamente sobre a série na internet, percebi que ela estava sendo muito aprovada pelo público e sentei para assistir… e essa estreia SUPEROU MUITO AS MINHAS EXPECTATIVAS. “Parallèles” é uma série francesa de ficção científica de apenas seis episódios que conta a história de quatro adolescentes que passam por um incidente inusitado e, depois, se encontram envolvidos em mistérios que envolvem desaparecimentos e surgimento de versões suas com outras idades. Muita coisa nessa estreia me lembrou “Dark”, da premissa e do estilo de narrativa até o visual, e isso me deixou extremamente empolgado.

“Parallèles” parece uma série incrível!

A estreia, “Le Monde dans ta face”, começa apresentando os protagonistas e faz um trabalho muito bom estabelecendo algumas coisas de maneira clara. Conhecemos Sam e Victor, por exemplo, dois irmãos que têm uma relação muito boa entre si, talvez não tanto com os pais… foi bonitinha a cena do Victor tentando incentivar o irmão a fazer algo a respeito do seu crush em Romane, assim como foi legal ver o Sam apoiar o Victor de maneira responsável e compreensiva em toda aquela história de ele reprovar de ano porque não quer ser “o mais novo dos mais novos” no Ensino Médio ou qualquer coisa assim. E ainda temos Bilal, que tende muito a ser o meu personagem favorito nessa série, que é o quarto amigo e que é apaixonado por Romane, embora não ache que tenha alguma chance com ele, já que Sam também está apaixonado por ela.

A dinâmica do grupo funciona muito bem, e isso é essencial para que uma série funcione. Foi legal demais aquela cena dos quatro conversando sobre o futuro (!), sobre o Ensino Médio, a faculdade e o desemprego que os espera depois, e foi lindo aquele abraço dos quatro dizendo que se amavam… naquela noite, então, eles “fogem” para um bunker que parece ser o lugar seguro deles, e que é um lugar incrível, diga-se de passagem. Os amigos prepararam uma “festa de aniversário” para Bilal, mas a noite de música e diversão acaba não terminando bem quando uma espécie de queda de energia atinge o bunker e as coisas nunca mais são as mesmas depois disso. A transição é sensacional e acompanhamos do ponto de vista de Sam, que estava prestes a beijar Romane e a vê “transitar” entre versões muito mais nova e muito mais velha do que ela mesma.

Então, quando as luzes voltam ao normal, Sam está sozinho no bunker

Dali em diante, tudo fica cada vez melhor – QUE EPISÓDIO ELETRIZANTE! Eu adorei a premissa da série, e eu acho que tivemos um primeiro episódio inteligente e calmo, conseguindo ser o que esse tipo de série precisa ser: intrigante. É assim que retornamos para mais porque queremos saber aonde isso vai chegar. Sam encontra um “estranho” no bunker (que imediatamente percebemos se tratar de uma versão mais velha de Bilal, já que fomos meio que “introduzidos” a essa temática graças às visões de Romane em outras idades), que acaba escapando quando os dois se enfrentam, e depois Sam precisa lidar com o desaparecimento do seu melhor amigo, do seu irmão e da garota que ele gosta… enquanto precisa dar depoimentos para a polícia, que está tentando entender o que aconteceu e levantar teorias de onde os outros podem estar.

Mas Sam sabe que foi “como se eles tivessem evaporado”.

Foi delicioso acompanhar o Bilal nesse episódio – ele ainda parece ter a mentalidade do mesmo Bilal adolescente que conhecemos desde o início do episódio, mas é pelo menos uns 10/15 anos mais velho, e eu achei descontraído e bacana como eles colocaram um “adolescente” reagindo ao seu corpo mais velho – e realmente Bilal não tem do que reclamar, porque o Omar Mebrouk é um gato, não?! Confuso e sem saber o que fazer, Bilal faz o que a maioria das pessoas faria nessa situação: busca a mãe. O problema, é claro, é que a mãe não acredita que ele seja o seu filho quando ele entra no carro e começa a conversar com ela (também não podemos culpá-la, não é fácil de acreditar nessa história), e ela acredita que está sendo assaltada… e por pouco ele não é levado pela polícia. Então, ele foge e passa uma noite escondido em um depósito de sua própria casa.

Na manhã seguinte, ele resolve procurar Sam – E QUE CENA SENSACIONAL! A dinâmica de Sam com o Bilal “mais velho” é muito boa também, e eu adoro como Bilal consegue chegar nele e convencê-lo de que é mesmo o seu melhor amigo muito melhor do que foi com a mãe. Sam é reticente inicialmente, tenta atacá-lo, mas Bilal tem uma série de informações sobre como eles se conheceram, sobre a amizade deles, sobre o que estava acontecendo na noite anterior antes do blecaute, e ele sabe responder perfeitamente às perguntas que Sam lhe faz para testá-lo, seja sobre time de futebol, sobre a garota de quem ele gosta ou uma cicatriz que ele tem… foi tão gostoso ver o Sam se convencer e abraçar o Bilal, animado. Agora, eles precisam entender o que aconteceu e, mais importante do que isso, onde foram parar Victor e Romane, que continuam desaparecidos.

“Parallèles” tem uma estreia FANTÁSTICA. Inteligente, fluída, cativante e intrigante, o Piloto funciona incrivelmente bem e nos enche de mistérios, que nos fazem querer retornar depressa para os próximos episódios! Descobrimos que, embora tenha a mesma mentalidade do Bilal de 14 anos e não se lembre de nada além daquela noite do blecaute, por exemplo, aquele Bilal “veio do futuro”, porque tem uma aliança no dedo que mostra que ele se casou em 2031 – e eu tenho quase certeza de que ele se casou com Romane! Falando em Romane, foi muito legal como o fim do episódio retorna para o momento em que as luzes se apagam e, dessa vez, vemos uma versão diferente, um “universo paralelo”, dos acontecimentos: um em que quem desaparece é Bilal e Sam, e ficam no bunker apenas Romane e Victor… mas vamos explorar mais isso no próximo episódio.

Já estou amando!

 

Para mais Pilotos de séries, clique aqui.

 

Comentários