Além da Ilusão – Davi reconhece Toninho

Show.

Parece que Davi e Isadora não vão poder reatar o romance tão cedo… embora Davi/Rafael tenha um plano. Lembrando que ele pode “ler mentes”, Davi descobre o nome do pai de Toninho e, com a chegada do circo no qual ele trabalha a Campos, ele acredita que poderá finalmente provar que não é o pai de Toninho e se livrar de Iolanda para poder voltar com Isadora. Para confirmar suas suspeitas, Davi arma um encontro entre Iolanda e Pablo, o atirador de facas: depois da primeira apresentação do circo na cidade, Davi procura Pablo para convidá-lo para fazer uma apresentação de natal para os operários da Tecelagem Tropical, e pede que ele vá até a sua casa para que possam conversar sobre tudo – e, na hora marcada, ele desaparece e pede que Iolanda abra a porta caso alguém chegue para falar com ele… agora, ele só precisa escutar a conversa dos dois.

Pablo é mesmo o pai de Toninho, mas ele é um tremendo babaca – e eu confesso que parte de mim ficou com dó d Iolanda, apesar de tudo… e também é mais fácil ter pena da Iolanda tendo em vista que eu não consigo mais gostar do Davi/Rafael. Quase chorando, Iolanda diz a Pablo que ele já arruinou a sua vida uma vez, e agora que Toninho tem finalmente um pai, um bom pai, ele apareceu para estragar a sua vida de novo. Pablo é caricaturado e odioso, o que demonstra, surpreendentemente, certa consciência da autora: é a única maneira de fazê-lo parecer pior que o Rafael, através do exagero…então, ele trata Iolanda mal, mostra desinteresse completo na criança, a não ser que fosse para vendê-lo, dizendo que “os gringos pagariam um bom dinheiro pelo Toninho”. Nervosa, Iolanda diz que não o quer como pai de Toninho… e vai bater o pé.

Rafael ainda não está dando as cartas – Iolanda, decidida, sabe que ela ainda tem a liderança da situação e diz que se o Rafael fizer alguma coisa, ela conta para todo mundo que ele não é o verdadeiro Rafael Antunes e pronto… e Davi vai, aos poucos, percebendo como Pablo realmente não presta, quando ele invade a casa, revira tudo, rouba a correntinha de Toninho que era a única lembrança que ele tinha da avó… então, Davi resolve recuperá-la, e se reúne com um ex-colega de prisão, que foi solto antes dele e que coincidentemente trabalha no circo com Pablo (as conveniências do roteiro são vergonhosas!), para atrair Pablo para uma armadilha e enganá-lo. Alegando que pode ensiná-lo a transformar papel em branco em dinheiro (!), Davi atrai Pablo para uma sessão de hipnose que vai fazer com que ele não consiga mais mentir e sinta medo quando ver um indicador apontado para ele.

Devo dizer que todo o lance da hipnose faz MUITO MAIS SENTIDO do que uma série de “poderes” forçadíssimos que Davi apresentou até então – mas, ao mesmo tempo, eu fico me perguntando por que ele não usou isso antes, se pode controlar uma pessoa tão facilmente quanto está controlando o Pablo… e é isso o que me incomoda atualmente em “Além da Ilusão”: a maneira como tudo é conveniente de acordo com o roteiro e não existe um padrão, uma sequência lógica que faça sentido… durante a apresentação do circo para os operários, então, Pablo vai à frente para fazer todo um estardalhaço e contar a todos que Toninho é, na verdade, seu filho, de maneira bastante rude e inconveniente, humilhando o “Rafael”, dizendo que ele é uma topeira e que foi feito de “otário” por uma “bisca” como a Iolanda, que o fez assumir um filho que não era dele…

Vamos falar de outra coisa que me incomoda? Esse negócio de POSAR DE SANTO. Rafael é egoísta, maldoso e mentiroso, mas aqui, quando ele consegue tudo o que ele queria, que era provar para a Dorinha que não é pai do Toninho, ele abre mão de tudo “pelo bem do Toninho” – como se ele se importasse mesmo com a criança… ele se importa mais em fazer cena mesmo, em grande parte para si mesmo, para continuamente se convencer de que é uma boa pessoa. Davi desmente que o filho seja de Pablo, mostra um documento com Toninho registrado no “seu” nome, o que deixa a Isadora morrendo de raiva, e o Rafael, apesar de isso ter acabado com suas chances com Isadora por enquanto, está se sentindo bem consigo mesmo, e a prova de que isso é no máximo 50% sobre o Toninho, os outros 50% sobre seu próprio ego, é que ele gosta de enunciar isso…

Gosta de falar que “fez tudo pela criança”.

Quem realmente faz as coisas pelos outros não precisa ficar alardeando

De todo modo, toda a situação fica confusa, o fim do show vira um escândalo e um papelão, e Iolanda está cheia de esperanças de que, agora, ele e “Rafael” serão uma família, algo que ele trata logo de dizer que não vai acontecer: manda ela não se iludir, porque ele nunca vai retribuir o seu sentimento, e ainda manda Iolanda ir embora dali com Toninho, dizendo que vai dizer para todo mundo que “ela fugiu com outro”. Enquanto isso, Isadora está arrasada, decidindo pedir demissão da fábrica e se dedicar à sua carreira como estilista, mas Joaquim e Úrsula encontram uma maneira de sabotar o vestido que ela está costurando para a primeira-dama e, agora, nem isso mais ela tem… juntando todas as decepções amorosas, a recente frustração como estilista e os traumas com que cresceu, intensificados agora pelo pai que ainda a culpa pela morte de Elisa, a era rebelde de Isadora está vindo.

E, no fundo, dá para entender como ela chegou aí.

 

Para mais postagens de “Além da Ilusão”, clique aqui.

 

Comentários