[Season Finale] Moon Knight 1x06 – Gods and Monsters

Khonshu vs Ammit.

EU ACHEI UMA FINALE ESPETACULAR – pode ter sido um episódio inferior ao quinto, a meu ver, mas talvez porque “Asylum” trouxe uma temática que eu adoro, que mesclou mitologia egípcia com o questionamento do que é real e do que não é, dando, ainda, a oportunidade de Oscar Isaac brilhar ao interpretar Marc Spector e Steven Grant simultaneamente, em um episódio que é surpreendente emocionante. “Gods and Monsters” tem uma proposta diferente, que combina com Season Finale e que encerra bem essa temporada – fico me perguntando, agora, se existem planos futuros para o personagem, seja em uma possível segunda temporada ou no cinema… porque esse episódio deixa com gostinho de “quero mais”, ainda há muito o que se pode explorar com o Cavaleiro da Lua. Com ação, pitadas ocasionais de comédia e uma boa trama, o encerramento é incrível.

É um encerramento que dividiu opiniões, por motivos diversos – entendo algumas das críticas, embora não concorde plenamente com elas, como em relação ao tamanho do episódio e ao corte na batalha final, mas outras me parecem bastante infundadas, tendo em vista que “Gods and Monsters” encerra muito bem a história que essa temporada se propôs a contar: o arco é bem fechado, a grande “reviravolta” da cena pós-créditos não é uma grande surpresa porque já tínhamos dicas disso nos demais episódios, mas era necessário que existisse para que a história fosse coesa e ninguém acusasse a série de “tirar essa informação do nada”… enfim. Assim como todo o restante da série, essa conclusão de “Moon Knight” foi eletrizante, com belos visuais, interpretações incríveis e ainda me surpreendeu nas sequências de ação, mesmo com aquele corte.

O episódio começa com Harrow, depois de ter tirado Khonshu e o Cavaleiro da Lua do seu caminho, conseguindo colocar em prática o seu plano – que é bastante macabro, porque ele está matando pessoas e condenando almas em massa, de acordo com ações que às vezes nunca seriam concretizadas. Harrow consegue o que tanto queria quando finalmente libera Ammit de sua prisão, e assim como elogiei o visual de Taueret no episódio anterior, também elogio o visual de Ammit nesse episódio: estava impecável, o que é um feito e tanto para “Moon Knight”, porque não é fácil fazer os deuses egípcios em suas formas reais e ficar crível e interessante de se acompanhar. Com Ammit livre, Harrow como seu avatar e todo um exército que ele já reuniu para ela, o estrago está feito, e mais e mais almas são ceifadas, dando a Ammit um poder quase imparável.

Quando reencontramos Marc Spector, o vimos nos Campos de Junco, um lugar onde ele pode finalmente encontrar a paz e a tranquilidade com a qual sempre sonhou e nunca teve, mas eu achei tão fofo que ele não consiga aceitar ficar ali, sabendo que Steven Grant foi aprisionado no Duat, então ele deixa para trás essa paz, para onde talvez nunca mais vai poder voltar, para poder ir atrás de Steven Grant, em uma das cenas mais emocionantes do episódio! A maneira como Marc Spector reencontra Steven e tudo o que ele diz para ele, o quanto ele o ama e o aceita como parte de si – Marc dizendo que Steven é “o único superpoder de verdade que ele sempre teve” é um dos meus momentos favoritos na série. Então, com o coração mole de Osíris e uma ajudinha de Taueret, os dois são desempedrados e ganham a chance de retornar para a vida.

Para que eles possam sobreviver, eles precisam se unir a Khonshu e, para isso, Layla precisa liberá-la, seguindo orientações de Taueret, que conversa com ela através dos mortos… é uma sequência razoavelmente simples que termina na libertação de Khonshu, que tenta a todo custo conseguir Layla como seu avatar, mas ela se recusa. Então, Khonshu precisa enfrentar Ammit ele mesmo: E QUE SEQUÊNCIA INCRÍVEL. Eu não imaginava que ficaria visualmente tão perfeito acompanhar aquela batalha de Ammit e Khonshu, conforme eles vão ganham mais poderes e crescendo… e, eventualmente, a sequência de ação vai ficando mais e mais intensa, com Layla aceitando ser o “avatar temporário” de Taueret, por exemplo. A união de Layla e Taueret é incrível, porque as duas são personagens espetaculares, e o traje de heroína de Layla é muito bonito!

O Cavaleiro da Lua também está de volta, e foi muito bom ver as personalidades de Marc e Steven convivendo em harmonia, se alternando continuamente no domínio do corpo, e brilhando em transições inteligentes entre as duas versões do traje, enquanto eles enfrentam Harrow, em paralelo à luta de Khonshu e Ammit. No fim, parece que não há como o Cavaleiro da Lua vencer Harrow, e aqui temos um corte que irritou um monte de gente, e que de fato me pegou desprevenido e me deixou curioso para ver como as coisas aconteceram, mas, ainda assim, não vou criticar a escolha: depois de um apagão, Marc Spector vê que ele virou o jogo, que Harrow está praticamente morto na sua frente, e não foi ele e muito menos o Steven quem fez isso… não é a primeira vez que a série dá a entender que existe uma terceira personalidade ali.

E mal podemos esperar para conhecê-lo!

A conclusão do episódio é interessante: dessa vez, Ammit não vai ser aprisionada em uma estátua, como das outras vezes, mas será conectada a um corpo vivo, o que a tornará mais vulnerável, e Layla e Marc/Steven trabalham juntos em um feitiço para ligar permanentemente Ammit ao corpo de Harrow, e embora tudo dê certo, Ammit avisa que não vai desistir e que isso não vai detê-la para sempre… e acreditamos nela. De todo modo, a batalha está encerrada por ora, e Marc Spector e Steven Grant querem que Khonshu cumpra a sua palavra e finalmente os libere, o que ele acaba aceitando fazer com uma facilidade um tanto suspeita – mas os dois estão tão felizes por estarem “livres” que eles não param muito para se perguntar por que Khonshu não lutou mais antes de libertar, como eles pediram, “os dois”. Um jogo de palavras interessante.

Na cena pós-créditos, temos algo incrível e promissor – que esperamos ver desenvolvido em uma produção futura, em filme ou em série… vemos Harrow sendo retirado do hospital psiquiátrico no qual foi internado, mas as coisas ficam legais mesmo quando ele é colocado dentro de uma limusine e, lá dentro, encontra Khonshu: parece que, no fim das contas, ele continua tendo um avatar… e entendemos por que ele liberou Marc Spector e Steven Grant “tão fácil”: porque nem Marc nem Steven sabem a extensão do quão fragmentado eles são, então eles desconhecem totalmente a terceira personalidade que habita o corpo deles, Jake Lockley. E, ao que tudo indica, Jake Lockley é muito mais perigoso do que qualquer um dos dois… é ele quem apavorou as pessoas e derrotou Harrow quando nem mesmo Marc Spector conseguiu. Quero muito mais uma temporada para conhecê-lo melhor!

Oscar Isaac SEMPRE arrasando.

 

Para mais postagens de “Moon Knight”, clique aqui.

 

Comentários