Crazy Ex-Girlfriend 1x04 – I’m Going on a Date with Josh’s Friend!

“Settle for me”

Eu gosto muito de “Crazy Ex-Girlfriend”, e eu me diverti muito com “Sex with a Stranger”, mas também sinto que “I’m Going on a Date with Josh’s Friend!” é, possivelmente, o episódio mais tristinho da série até aqui, porque ele evidencia a maneira como Rebecca não está feliz, e como a sua obsessão com Josh Chan pode a estar privando de uma vida feliz, de coisas novas, de algo de fato real e que não esteja preso ao passado e a uma fantasia de sua adolescência – e não estou falando apenas do Greg, porque o Greg é apenas uma opção que a vida está apresentando para ela, mas quanto ela deixou de viver nesse tempo todo em que esteve pensando em Josh e em um relacionamento de verão da adolescência? Quer dizer, a Rebecca continua seguindo conselhos de um comercial de margarina – inclusive, adorei aquela última cena com o cara que pensa nesses comerciais!

O episódio começa com Rebecca e Paula em uma pista de skate (!) porque Rebecca sabe que Josh vai lá com o sobrinho nos sábados de manhã, mas as coisas não dão lá muito certo, porque ela vê publicações de Josh com a namorada nas redes sociais, em um fim de semana juntos – então, ela acaba passando pelo mercado para comprar coisas para comer e é vista pela vizinha… aquela que a transformou em seu objeto de estudo na faculdade. Heather é uma das personagens de que mais gosto em “Crazy Ex-Girlfriend”, e sempre fico esperando por mais cenas dela, porque o seu humor funciona muito bem! Nesse episódio, a vemos gravar comentários sobre Rebecca, apresentar um trabalho sobre ela na faculdade e decidir que quer ser sua amiga – ela até a ajuda em um perfil do Tinder, explicando que aquilo não é para encontrar um relacionamento…

É para sexo mesmo.

É assim que Rebecca sai com um cara chamado Jason – não que isso importe. Afinal de contas, ela está ali apenas pelo sexo casual com um estranho… aqui, temos a sequência musical mais cômica do episódio, com “Sex with a Stranger”, mas me arrisco a dizer que a primeira parte da música é muito mais engraçada do que a segunda, e isso acaba sendo um problema – de qualquer maneira, a música garante uma letra divertida e um clipe bizarro e hilário. Mas Rebecca acaba não “fazendo sexo com um estranho”, no fim das contas, porque ela não está pronta para isso, e ela vê mais um comercial de margarina falando sobre “decisões saudáveis” e coisas assim, então ela decide mudar de vida… na manhã seguinte, ela está tomando um suco verde e decidiu que virou vegana – e que vai apostar em “decisões saudáveis”… seja lá o que isso significa para Rebecca.

Uma decisão saudável talvez pudesse até ser deixar de perseguir o Josh e aceitar um convite para sair de Greg – e eu posso dizer que eu sou apaixonado pelo Greg? Eu não acho que o Greg seja o cara perfeito, mas pisar na bola o torna tão real, e ele tem um problema de autoestima e amor próprio sobre o qual precisamos comentar, mas eu acho ele tão querido, tão fofo… eu certamente daria uma chance para ele no lugar de Rebecca. E, falando nisso, aquela música dele, “Settle For Me”, é uma das músicas mais tristes da história de “Crazy Ex-Girlfriend”. Eu saquei as piadas e tudo o mais, mas eu estava muito triste pelo Greg e pela sua humilhação pessoal por um encontro para conseguir rir das piadas… o que não quer dizer que essa não seja a proposta da cena e, por conseguinte, ótima! Uma vibe romântica e preto-e-branco, como em filmes dos anos 1950, é uma sequência bonitinha…

E Rebecca acaba tentando dar uma chance para o Greg – e posso dizer? O ENCONTRO DELES É LINDINHO! Não é perfeito, mas não precisa ser… eles precisam conversar, precisam se divertir, e eles fazem algo inusitado e bastante bacana, e passam algum tempo bom juntos. Inclusive, quando as coisas parecem prestes a dar errado porque ele faz comentários descabidos dos quais ela não gosta e eles quase brigam, Greg pede desculpas, os dois acabam conversando brevemente e resolvendo as coisas, “como dois adultos”. E é justamente isso o que alarma a Rebecca e o que me fez ficar muito triste por ela: ela não está preparada para a vida adulta e para tomar decisões racionais, porque está ainda focada demais na sua fantasia adolescente. Não é tanto sobre o Josh, no fim das contas, mas sobre ela querer voltar a uma época da sua vida e, quem sabe, tomar decisões diferentes… sei lá o que é, na verdade.

Mas é muito mais complexo do que “obsessão pelo Josh”.

Mas é, também, obsessão pelo Josh de todo modo.

No fim, depois de “Settle For Him”, uma reprise da música de Greg, agora cantada por Rebecca, ela acaba fugindo do que poderia ser um encontro muito legal e o início de algo real (ela tem justamente medo de que isso se torne algo real, por isso se sabota) e, agora, dorme com um estranho… no fim do encontro com Greg! Fiquei muito triste por ele, mas Greg não tem nenhuma chance com Rebecca, pelo menos não por enquanto… não que o que Rebecca teve com aquele estranho da guacamole vá dar em algo, porque não vai, mas ela acaba ajudando o Josh a conseguir o emprego dos sonhos dele em uma loja havaiana de eletrônicos, e ele fica todo agradecido, falando sobre como “está feliz que ela tenha se mudado para West Covina” ou qualquer coisa assim, e agora Rebecca vai ficar com isso em sua mente para sempre… “Crazy Ex-Girlfriend” pode ser bem profunda, se ela quiser.

Só queria que a Rebecca pudesse ser feliz de forma saudável…

Um dia… um dia.

 

Para mais postagens de “Crazy Ex-Girlfriend”, clique aqui.

 

Comentários