Sítio do Picapau Amarelo (2005) – A chantagem de Teteia

“Cléo?!”

Agora Teteia finalmente conseguiu o que queria: separar Cléo e João da Luz. Além de toda a parte mais fantasiosa do “Sítio do Picapau Amarelo”, que envolvem seres do folclore brasileiro, bonecas que falam, sabugos de milho inteligentes e pessoas transformadas em lobisomens (!), a temporada de 2005 do programa também tem uma pegada adolescente bem forte, e a história se parece muito com o que “Malhação” contava nessa época. Quando Teteia descobre que Marcela está no Arraial dos Tucanos em busca do João da Luz e que pretende mandá-lo de volta para o reformatório assim que encontrá-lo, ela decide que pode usar isso a seu favor e vai conversar com Cléo, dizendo que ela precisa se separar do João – quando Cléo pergunta “por que Teteia acha que ela faria isso”, a garota responde com um sorriso debochado de vitória: “Porque eu tô pedindo”.

Então, Teteia explica que se Cléo não fizer o que ela está pedindo, ela vai contar para a Marcela que o João da Luz está escondido no Sítio do Picapau Amarelo, e então ele vai voltar para o reformatório – “Olha, Teteia, eu sabia que você era intrigueira e invejosa, mas chantagista? Assim já é demais, né?” É claro que, furiosa, Cléo diz que não vai cair no seu jogo e que ela “pode fazer o que quiser”, mas nós sabemos que ela vai acabar fazendo exatamente o que a Teteia espera… Cléo até tenta dizer a Teteia que ela não teria coragem de entregar o João, porque ela já até o ajudou quando o Angico o denunciou para o delegado, por exemplo, mas Teteia diz que agora as coisas mudaram, porque eles a “humilharam” e “passaram por cima dos seus sentimentos”, então ela não se importa de entregar o “Joãozinho”. Cléo finge estar firme, mas está morrendo de medo.

Quando Emília, Patty Pop e João aparecem no celeiro para saber o que a Teteia veio fazer ali no Sítio, afinal de contas, Cléo mesma inventa uma mentira dizendo que “ela só veio buscar uma lição da escola”, e depois ela conversa com Tambelina, a única que sabe a verdade da história toda – a fadinha tenta convencê-la a conversar com o João sobre a chantagem de Teteia, mas Cléo acredita que é melhor não fazê-lo, ou então ele vai acabar fugindo novamente… até o último momento, Cléo fica em dúvida se aceita ou não a chantagem de Teteia, mas quando ela vê a garota entrar na pensão com Marcela, pronta para contar-lhe tudo, ela pede que o Zé espere um pouquinho e entra para interromper a conversa e dizer que veio conversar com a Teteia e o assunto é importante. O típico drama de “Malhação”, quando a mocinha cai na chantagem da vilã.

Agora, aguentemos todo o choro e o drama

Sinceramente, era razoavelmente fácil de se resolver isso e o João podia se esconder novamente na casinha da árvore ou qualquer coisa assim, mas adolescente é complicado demais para isso – e Cléo prefere mentir. Ela diz para o João que ela está apaixonada por outro e que ele tinha razão: ela está gostando do César Britto desde a primeira vez em que ele apareceu no Sítio de Dona Benta. Cléo diz que só percebeu agora e que só agora teve coragem de contar para o João, mas o João não acredita nela… o que, na minha cabeça, tampouco faz muito sentido. Quer dizer, até dois capítulos atrás não existia nada entre Cléo e César e o João estava todo enciumado, inventando um monte de histórias, fazendo birra, e agora que a Cléo está dizendo com todas as letras que ele tinha razão e existe mesmo algo entre ela e o César, ele resolve duvidar e dizer que “não acredita”.

Enfim.

Mas João tem certeza de que isso tem alguma coisa a ver com a Teteia, então ele resolve ir até o Arraial para conversar com ela e tirar essa história a limpo, então diz para a Teteia que não acredita em nada que a Cléo falou e que “certamente isso é mais uma armação dela”. Teteia aproveita, então, que Cléo está conversando com o César para envenenar o João e perguntar “se ele acha mesmo que ela gosta dele” e, para provar o que está dizendo, Cléo acaba beijando o jornalista… então, os corações começam a se despedaçar por todo lado… João está magoado, finalmente acreditando em Cléo; Cecéu vê o beijo e fica arrasada, porque está apaixonada por César; Narizinho também fica destruída, porque César é seu primeiro amor platônico. É bastante cruel, na verdade. Pouco me importei com o João, se você me perguntar, mas ver a Narizinho e a Cecéu sofrer? Isso me partiu o coração.

E eu acho que a Cléo foi cruel, porque ela usou o César sem nem conversar com ele antes… o que quer dizer que ele também pode ter seus sentimentos feridos. O que um beijo pode fazer, não?

 

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários