You’re My Sky – Episode 11

Wow!

Eu não achei que seria, mas, surpreendentemente, esse é um dos meus episódios favoritos de “You’re My Sky” – pela intensidade do episódio e pela imperfeição das ações de Thorn, que o tornam tão relacionável… sem desenvolver a história de Vee e Dome ou a história de Aii e Saen, o penúltimo episódio de “You’re My Sky” é um episódio importantíssimo e inteiramente dedicado ao casal principal: Thorn e Fah – que, inclusive, nunca foi o meu casal favorito na série. Ainda assim, eles entregam um episódio consistente no qual meses se passam, e uma série de problemas e atitudes equivocadas acabam, inusitadamente, fazendo com que o relacionamento deles amadureça, no fim das contas. Antes de continuar essa review, eu preciso dizer o que eu sempre disse: eu gosto muito do Thorn… e, pensando nisso, eu não estou aqui para julgar as suas ações.

Thorn sempre foi certinho e bom demais, se preocupando mais com os outros do que consigo mesmo… mesmo que talvez ele não tenha feito as melhores escolhas dessa vez, parte de mim se alegra ao vê-lo começando a fazer algo por ele mesmo. Não vou dizer que o Thorn no qual ele se “transformou” não é intenso e potencialmente problemático, mas a história foi tão bem conduzida (aqui e nos episódios anteriores, que nos permitem de fato conhecer o Thorn e quem ele é) que, de um jeito ou de outro, eu fiquei do lado dele… ou ao menos entendi o que o levou àquelas decisões. O episódio começa meses depois dos acontecimentos do último episódio, em um jogo de basquete no qual Thorn e Fah vão se enfrentar, e vemos um Thorn enfurecido e de pavio curto – mas eu também ficaria profundamente irritado com o Chain se estivesse em seu lugar.

Bem estruturado, o episódio alterna entre o jogo de basquete no presente e os meses que levaram Thorn até aquele momento: depois de todas as crises no namoro dele e Fah que acompanhamos no episódio anterior, ele resolveu se afastar… ele deixou o apartamento de Fah para ir morar com Saen, porque não gostava do fato de Fah não falar nada para ele e eles mal trocarem duas palavras por dia, mesmo estando morando juntos… Fah foi bem negligente com o Thorn, isso é inegável, e Thorn tomou um tempo para se afastar – um tempo no qual ele teve que lidar com a possibilidade de Fah não gostar mais dele e ouvir uma conversa dele e de Chain (justamente com o Chain!) na qual Fah diz que “não tem mais certeza do que sente por Thorn”. Além disso, Thorn contraria o conselho de Fah e busca a ajuda do Treinador Tuan para poder voltar a jogar basquete…

Durante meses, então, Thorn e Fah se afastaram continuamente, enquanto Thorn era ensinado “a ser egoísta”, mas isso o trazia de volta para a quadra… transformado, mas muito bom jogador. Thorn sempre teve um coração imenso, sempre foi muito parceiro de seus colegas de time, foi ele quem levou o time da faculdade para a frente, mas agora a sua relação com seus colegas não está nada boa – o que se reflete em quadra, no fatídico jogo contra Fah. Ele está irritadiço, brigando com todo mundo que faz uma jogada errada, o que não parece muito com o Thorn que outrora conhecemos, mas que foi devidamente embasado para chegar àquele momento… e, agora, ele precisa derrotar Fah, para provar algumas coisas para o seu ex-namorado e para si mesmo. No meio do caminho, ele choca pessoas, comete algumas faltas, quase é retirado da partida…

As faíscas entre Thorn e Fah durante a partida são de arrepiar – a maneira quase assustadora como Thorn o trata, como (não) olha para ele, como o afasta… e Chain, que foi o personagem que mais me irritou nesse episódio, se aproveita dessa aparente fraqueza de Thorn para provocá-lo, desestabilizá-lo e tentar tirá-lo do jogo. O sorriso debochado de Chain quando Thorn estava caído no chão foi mesmo uma coisa angustiante, e eu teria “passado um pano” para o Thorn se ele tivesse dado um soco em Chain naquele momento – mas ele não faz isso, porque Fah tenta impedi-lo e, por reflexo e por raiva, Thorn o afasta de qualquer jeito e acaba o machucando… e é ali que ele se choca com as próprias ações, porque ele machucou alguém com quem, apesar de tudo, ele se importa, e ele não fez isso por querer, mas é um reflexo de suas ações…

Me partiu o coração assistir ao Thorn indo para o vestiário para perguntar se o Fah ainda estava machucado e ver o Fah saindo sem falar com ele… a maneira como o Thorn desmoronou naquele momento, deixando fluir lágrimas que expressavam toda a dor e a pressão desses últimos meses e de todos os últimos acontecimentos, me atingiu em cheio – eu só queria protegê-lo, só queria que ficasse tudo bem para ele… e, feliz e surpreendentemente, Fah acaba retornando. Acho que talvez pela primeira vez, Fah faz algo correto, que é voltar para falar com Thorn, abraçá-lo e acolhê-lo, validando o seu sentimento e não o julgando: era isso o que Thorn precisava naquele momento, alguém que estivesse disposto a ajudá-lo… então, Thorn desaba e o abraça, fala que não sabe o que está acontecendo com ele, que nunca foi assim, e diz que sente que “não tem mais ninguém”.

O décimo primeiro episódio acaba sendo surpreendentemente bonito – é intenso, é sofrido, pode ser angustiante, mas chega a uma conclusão lindíssima e talvez inesperada, porque eu não achei que as coisas fossem se intensificar tanto desse jeito e acabarem bem. “You’re My Sky” mostrou um roteiro excelente nesse episódio, a meu ver: a série entregou um novo Thorn, um Thorn que poderia facilmente ser julgado pelos espectadores, mas sem descaracterizar o personagem, e o roteiro proporcionou uma conexão empática entre o espectador e o personagem de Thorn. Vamos a um extremo quase que irrecuperável, em uma primeira olhada, e nos surpreendemos com uma conclusão humana e emocionante na qual Fah nos surpreende e se mostra compreensivo e presente: ele está ali por Thorn, de coração totalmente aberto, e eu adorei isso.

Diferente do que eu esperava, parece que as coisas “terminaram bem” para Thorn e Fah como um casal, mesmo ainda sendo o penúltimo episódio de “You’re My Sky”. Espero ver mais um pouco de desenvolvimento e amadurecimento na conclusão da série, no próximo episódio, além de um pouquinho de Vee e Dome (será que eles conseguem ficar juntos?) e Aii e Saen. A sequência final do episódio, depois daquela partida decisiva, traz Fah procurando Thorn na quadra vazia da faculdade, e então o abraçando de maneira carinhosa e acolhedora e, ali, eles falam sobre o que sentem um pelo outro – sobre como se amam. E, mesmo com todas as minhas reservas ao personagem de Fah (e são muitas), eu acreditei no sentimento deles naquele momento, e fiquei feliz por termos chegado a esse ponto… estou quase me despedindo deles, e vou sentir saudade.

 

Para mais postagens de “You’re My Sky”, clique aqui.

 

Comentários