Além da Ilusão – Iolanda e Margô em Campos!

O plano de Joaquim.

Toda a sequência de Joaquim em São Paulo, tentando convencer duas vedetes a virem com ele para Campos e arruinar a vida de Rafael Antunes, é, surpreendentemente, uma das partes de que mais gostei de “Além da Ilusão” até o momento, até porque mostrou um crescimento para o personagem de Joaquim ao afastá-lo de Rafael – é notável, nessa sequência, que Joaquim não é tão burro ou incompetente quanto o roteiro quer que a gente acredite às vezes… na verdade, ele só não tem o texto a seu favor, como o Rafael tem, o que está passando dos limites e se tornando bem chato de assistir. Afinal de contas, o Rafael/Davi não faz nem mesmo um nó na própria gravata porque faz isso com magia e cada vez mais eu falo que isso NÃO É COISA DE ILUSIONISTA, isso é coisa de mago mesmo… a qualquer momento Hagrid vai aparecer dizendo: “You’re a wizard, Davi”.

Como Joaquim acredita que Iolanda é a melhor ferramenta que ele pode conseguir contra Rafael, a fazendo mentir que o filho dela é, também, filho de Rafael, ele dá um jeito de convencê-la a ir com ele a Campos – ou de não dar-lhe escolha a não ser acompanhá-lo. É um plano elaborado e inteligente que deixa as duas sem outra opção. Ele começa dando ao filho de Iolanda, que está com fome, um litro de leite, fingindo que é para se desculpar pela maneira como a tratou e tudo o mais… o que Joaquim faz, no entanto, é adulterar o leite, como estava acontecendo em São Paulo, para que a criança passe mal e, então, Margô e Iolanda precisam chamar um médico e não têm dinheiro para pagar por ele, e Joaquim paga, para que elas “fiquem em dívida com ele”. Assim, ele se faz de bom moço e amigo, e ainda mostra se preocupar com a criança, conquistando a confiança de Iolanda…

Margô até percebe que o garoto passou mal depois do leite que ele lhe deu, o acusa de ter armado tudo, mas Joaquim pensou em tudo com toda a história do leite adulterado, que é verdade, e no fim ele se sai bem, porque parece mesmo inocente e Iolanda fica grata por ele ter se preocupado com o seu filho que estava com fome. Dizendo que se sente culpado por causa do leite, Joaquim ainda as convida para almoçar, e então ele coloca a próxima fase do seu plano em prática, as incentivando com a peça que estão apresentando e fazendo planos para ajudá-las a conseguir mais público – e, então, ele as denuncia para a censura, que vai até o teatro e CANCELA A PEÇA. Margô fica arrasada, diz que sua carreira acabou, e Joaquim está ali, mostrando-se preocupado e as convencendo a subir ao palco do mesmo jeito e se apresentar, porque não podem se calar frente à censura.

Então, ele faz uma nova denúncia e, dessa vez, Iolanda e Margô podem ir presas por terem desobedecido à ordem anterior – a polícia aparece no meio do espetáculo, o interrompendo, e enquanto elas gritam “Abaixo a ditadura! Fora Bolsonaro Getúlio!”, Joaquim as chama dos bastidores, pronto para ajudá-las a escapar: ou elas vão com ele para Campos, ou então elas vão para a prisão, e Iolanda não pensa em ser presa… Margô até percebe que é tudo parte de um plano elaborado de Joaquim, mas, nesse momento, ela realmente não tem nenhuma alternativa a não ser ir embora com ele… elas vão precisar ir embora e ajudar com o plano de Joaquim para acabar com Rafael – o grande problema, é claro, é que Iolanda e Margô percebem, assim que chegam a Campos dos Goytacazes, que o homem que Joaquim chama de Rafael não é mesmo o Rafael Antunes.

Essa história está prestes a se complicar ainda mais!

 

Para mais postagens de “Além da Ilusão”, clique aqui.

 

Comentários