Star Trek: Strange New Worlds 1x02 – Children of the Comet

“We’ve got a planet to save before breakfast”

TO BOLDLY GO WHERE NO ONE HAS GONE BEFORE. “Star Trek: Strange New Worlds” entrega um segundo episódio, de alguma maneira, ainda melhor do que o primeiro – e eu já tinha amado a estreia da série. “Children of the Comet” é divertido, emocionante, tem um plot inteligente e instigante, e um destaque muito bem-vindo à Cadete Uhura, que brilha durante esse episódio… é um episódio clássico de “Star Trek”, e eu não poderia estar mais apaixonado. Vou ser bem pessoal e sentimental nesse momento, mas eu preciso comentar: enquanto assistia ao episódio, completamente fascinado e de olhos brilhando, eu fiquei pensando em como eu estava feliz pela estreia de “Strange New Worlds”. Apesar de gostar muito de outras produções da franquia, eu estou me sentindo como se eu fosse uma criança novamente, assistindo a “The Original Series”.

E isso está me fazendo tão bem!

Toda a sequência introdutória já é brilhante, quando o Capitão Christopher Pike (que estava ainda mais bonito e charmoso durante esse episódio, se é que isso é possível!) convida várias pessoas para um jantar. O clima é tão leve, tão gostoso e, ao mesmo tempo, tão cheio de tramas e possibilidades que eu tive a sensação de que poderia facilmente passar o episódio inteiro naquela cena e seria um episódio excelente. Podemos ver um pouco mais de Pike, com um sorriso bonito no rosto (até se lembrar do seu “encontro com o futuro”, é claro) e seu jeito gentil e educado que eu acho apaixonante… a maneira como ele fala com as pessoas, como ele faz com que elas se sintam bem e importantes – ele é um excelente Capitão. Destaque, também, àquele momento no qual ele conta uma história, todos se divertem e Spock é incapaz de entender “por que os humanos riem quando algo de ruim acontece aos outros”.

Mas o maior destaque, é claro, fica para Uhura. É a Cadete Uhura quem começa a narração desse episódio, e foi interessantíssimo vê-la interagir com os demais personagens no jantar do Capitão Pike. Ela tem personalidade, talento e um carisma inegável! Sorrimos ao ouvi-la falar, ao perceber todas as suas capacidades… ela é um prodígio que fala 37 línguas e que está ali para, quem sabe, usar essas habilidades a favor da Federação e da USS Enterprise. Ela, no entanto, não tem certeza de que ali é mesmo seu lugar. Achei surpreendente, mas gostei demais, da sua resposta ao Capitão Pike quando ele pergunta onde ela se vê em 10 anos, porque ela quebra as expectativas de todos na sala ao falar que não tem certeza de que quer ser parte da Federação, porque não tem certeza de que isso é para ela. Todos os demais sonharam com isso e lutaram muito por um lugar ali…

O mais legal é que Uhura diz algo que poderia ser muito mal interpretado, mas ela não diz por maldade, e não fica parecendo, em nenhum momento – mas nós temos tanta certeza de que aquele é, sim, seu lugar, que queremos vê-la reconhecer isso. Talvez Pike e Spock também o queiram, embora eles lhe deem todo seu espaço e falem, eventualmente, sobre como é uma honra tê-la na Federação, se assim ela escolher. Quando a missão do episódio se anuncia com um “cometa” que parece estar em rota de colisão com um planeta, um monte de coisas inesperadas acontece – e é a hora de Uhura mostrar todo seu talento. Parecia uma missão fácil na qual a USS Enterprise desviaria ou destruiria um cometa e “salvaria um planeta antes do café-da-manhã”, como diz o Capitão Pike, mas as coisas não são tão simples quanto se pensa inicialmente.

O M’hanit não é exatamente um cometa. O conceito do M’hanit foi interessante e rendeu um plot incrível para o episódio: com o formato de um cometa, mas com barreiras como de uma nave e construções como a de um planeta, o M’hanit é muito mais do que um simples “cometa”, mas uma espécie de “árbitro”, algo que flutua pelo espaço, trazendo vida ou as tirando – e algo com o que não se deve mexer, aparentemente. Temos um embate interessante entre o Capitão Pike e o líder dos “Pastores”, como se denomina a espécie que acompanha a jornada do M’hanit pelo espaço, garantindo que ninguém interfira nela… Pike tenta convencê-los de que eles buscam não interferir na vida de planetas menos desenvolvidos, mas também não costumam deixar que eles sejam mortos, enquanto os “pastores” tentam mostrar a Pike que não cabe a ele essa decisão.

A USS Enterprise envia uma equipe INVEJÁVEL para explorar o M’hanit em busca de alguma maneira de desviar o seu curso da rota de colisão: La’an, Spock, Sam Kirk e Uhura. Eles são uma equipe impressionante, e Uhura tem todo o espaço para brilhar, especialmente quando Kirk age de maneira imprudente e acaba desacordado e sem poder ajudar – agora, Uhura é a única esperança de desvendar as inscrições em uma espécie de “ovo” na superfície do M’hanit e os tirar de lá. “Children of the Comet” é um episódio, então, que é de um crescimento importantíssimo para a Cadete Uhura, porque todos nós confiávamos em suas capacidades desde o início, mas aquela experiência inesperada no M’hanit é do que ela precisava para começar a acreditar mais em si mesma e começar a perceber que talvez seu lugar seja, sim, na Federação.

Uhura é magnífica. Adorei a sua interação constante com Spock, adorei a sua “transformação” durante o episódio, e adorei vê-la “desvendando” as inscrições através da música, encontrando uma maneira de “conversar” com o cometa/M’hanit, até que as proteções sejam baixadas e eles possam ser transportados de volta para a USS Enterprise, agora com um plano que garante o desvio do M’hanit e traz vida ao planeta, através de mais umidade. O mais surpreendente é a ideia de que isso tudo já estava “planejado”, de alguma maneira, inclusive o voo de Spock que garantiu o desvio de curso do cometa, e é Uhura quem consegue desvendar isso, em uma demonstração fascinante de suas capacidades, e é delicioso ver a força e a realização com a qual ela apresenta as conclusões de seus estudos para o Capitão Pike e os demais no fim do episódio…

Estou AMANDO DEMAIS “Star Trek: Strange New Worlds”. Certamente, um grande acerto!

Ansioso por mais!

 

Para mais postagens de “Star Trek: Strange New Worlds”, clique aqui.

 

Comentários