Sítio do Picapau Amarelo (2005) – A separação de Antonica e Nestor

“Mãe? Pai? Aconteceu alguma coisa?”

Faz muito tempo que Antonica e Nestor, os pais de Pedrinho, estão enfrentando problemas no casamento – e tudo começou porque Nestor ficou desempregado. Já vimos, brevemente, algumas brigas do casal, e foi por causa dessas dificuldades financeiras que Pedrinho acabou ficando morando no Sítio do Picapau Amarelo, com Dona Benta, e agora está frequentando a escola do Arraial dos Tucanos… quando Antonica e Nestor aparecem de surpresa no Sítio, algum tempo depois, Pedrinho imediatamente percebe que alguma coisa está errada. Os pais tentam enrolar o garoto, dizem que só vieram fazer uma visita, mas o Pedrinho é um garoto esperto, mas também bastante maduro para a sua idade (o Pedrinho é um FOFO!), então ele espera eles decidirem quando vão lhe contar o que querem dizer… mas é triste vê-los em pé de guerra o tempo todo.

Dona Benta, como mãe, percebe rapidamente os atritos mais fortes do que nunca. Ela oferece o quarto para que eles durmam, por exemplo, e Nestor se apressa em dizer que está morrendo de saudade do Pedrinho e, por isso, pode dormir lá com ele, e Antonica diz que está com saudade da mãe e vai dormir com ela, e Nestor solta uma frase clássica de quem está se separando quando conversa com o Pedrinho: “Aconteça o que acontecer, eu nunca vou deixar de te amar”. Naquele momento, eu já comecei a ficar de coração apertado, porque ia sofrer com o Pedrinho, e é impressionante a qualidade da atuação de João Vitor ainda tão pequenininho, sempre nos comovendo nas cenas mais tristes de seu personagem! Antonica e Nestor eventualmente conversam com o Pedrinho, explicam que “tomaram uma decisão muito difícil” e vão se separar.

Pedrinho, como qualquer criança pequena, fica triste e confusa, pergunta por que eles estão fazendo isso, pergunta se eles não se gostam mais, e temos aquele momento tristíssimo quando ele diz que não entende como eles podem “ter parado de se gostar do nada”, e pergunta se a culpa é dele, por ter se mudado para o Sítio… é tão triste como as crianças parecem sempre se sentir culpadas quando os pais se separam! Pedrinho acaba saindo correndo dizendo que “Isso não tá certo!”, passa por Narizinho e Emília sem dizer nada, e se esconde em cima de uma árvore no pomar, enquanto o Nestor procura por ele… mas Pedrinho precisa de um tempo sozinho. No fim, ele acaba no capoeirão, chorando embaixo da casinha do João, e é a hora de o João ser o irmão mais velho que o Pedrinho já o considera de qualquer maneira, e é fofo como o João o incentiva a voltar para casa…

No Sítio, Antonica conta tudo para Dona Benta, Tia Nastácia e as crianças, e a cena é bastante responsável. Temos a Emília fazendo graça, dizendo que não vê problema nenhum na separação, porque ela mesma “se desquitou do Rabicó” e nada de ruim aconteceu com ela, mas temos a Tia Nastácia fazendo um comentário bastante antiquado que representa o preconceito do passado, quando se acreditava que “o casamento tinha que ser para sempre”. Dona Benta faz uma fala muito boa contradizendo Tia Nastácia e dizendo que não vê nada de errado na separação, que o que está errado é um casal não se amar mais e continuar junto por obrigação, o que não faz bem a ninguém, e eu acho que era a mensagem que o “Sítio do Picapau Amarelo” precisava passar, até pensando em quantas crianças filhos de casais separados assistem ao programa.

Dona Benta está certíssima – como sempre.

Enquanto isso, um problema sério se anuncia na escola do Arraial dos Tucanos, porque o Coronel Teodorico não paga o salário da professora desde que assumiu a prefeitura, e ela diz que não tem condições de continuar trabalhando ali sem receber, então ela está indo embora para uma outra cidade, e as aulas ficarão suspensas até que o prefeito pague o salário e contrate uma nova professora. Isso atinge diretamente o Pedrinho, eventualmente, porque se a escola continuar fechada por muito tempo e as crianças sem aula, Antonica e Nestor acham melhor levá-lo de volta para a cidade, para que ele continue estudando – mas o Pedrinho não quer ir embora do Sítio, muito menos escolher com quem ele quer morar, e Antonica e Nestor não agem bem quando pressionam para que ele escolha: “A gente precisa saber, filho: com quem você vai querer morar?”

No fim, o próprio Nestor diz que é melhor ele ficar com a Antonica nesse momento, porque ele continua desempregado (não era óbvio?), e Pedrinho está se arrumando para ir embora e sofrendo bastante com isso… a cena da despedida é muito triste com o Pedrinho todo choroso, dizendo que “nunca vai esquecer ninguém dali, mas pelo jeito teve gente que já se esqueceu dele”, porque nem Emília nem o Visconde estão ali… então, Emília aparece provando que não se esqueceu dele não, e anunciando, também, que ele não vai embora coisa nenhuma, porque ela já resolveu o problema e achou um professor para a escola: o Visconde de Sabugosa. O Visconde está inseguro, diz que nunca se dedicou ao magistério, mas Emília tem razão: se ele não se tornar o novo professor do Arraial dos Tucanos, o Pedrinho vai ter que ir embora e eles não podem permitir isso.

Ainda com medo da nova responsabilidade, o Visconde acaba fugindo de casa no meio da noite, e ele é atacado pelo lobisomem e sendo salvo pelo Máscara Verde – mas o herói só aparece depois de o monstro ter arrancado um braço do sabugo de milho! Quando ele volta para casa, transtornado, o sábio sabugo conta para todos sobre o ataque do lobisomem, enquanto a Dona Benta ouve a tudo bastante cética e a Tia Nastácia conserta o seu braço… agora, Visconde precisa tentar ser professor pelo menos por uns dias, e eu devo dizer que foi bem interessante acompanhá-lo dando aula, tendo que enfrentar os problemas como bagunça em sala de aula ou alunos que dormem porque estão entediados com a sua aula, mas Emília acaba ajudando a tornar a aula mais interessante e, no fim, Visconde já está até animado… mesmo que não vá ficar como professor por muito tempo…

Antonica consegue uma transferência para a escola do Arraial.

Quem não sabe se está muito feliz com essa novidade é o Pedrinho: afinal de contas, agora ele será “o filho da professora”. É legal que a mãe vai se mudar para o Sítio do Picapau Amarelo e ele vai poder passar mais tempo com ela, mas ele também está preocupado com o fato de ter aulas com ela, já que acha que vai ser zoado por todo mundo, e ele não chega a comentar, ainda, mas também vem toda uma questão de pressão diferente sendo o filho da professora – sei lá, essa é uma realidade que, quando criança, eu não teria gostado mesmo de experimentar. Já no primeiro dia de aula, então, o Pedrinho tenta se esquivar de ir para a escola ficando na cama até todo mundo vir procurá-lo, então ele diz que está doente e, por isso, não vai poder ir para a escola… bem, de qualquer maneira ele não vai poder continuar se esquivando da escola por muito tempo.

 

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários