Além da Ilusão – Isadora conhece “Rafael Antunes”

“Rafael é uma simpatia! Gostei dele!”

Já começo o texto dizendo: não vai ser fácil desenvolver um romance convincente entre Isadora e Davi. Estou gostando de “Além da Ilusão”, mas estou com medo de como tudo será feito de agora em diante – Davi acabou de escapar da prisão e assumir a identidade de um outro homem; o que ele não esperava, é claro, é que o tal “Rafael Antunes” fosse o mais novo funcionário de Violeta na Tecelagem Tropical. Assim, Davi acaba no engenho da família que causou a sua destruição, e o tempo todo ele teme ser descoberto… quando Augusta descobre que Isadora está voltando mais cedo do Rio de Janeiro e que chegará naquela noite, Davi se desespera e diz que precisa fugir imediatamente, porque “a garota vai reconhecê-lo”. Talvez não o reconheça, 10 anos, um trauma e um bloqueio emocional depois, mas ele não pode correr o risco de ser descoberto.

Isadora retorna do Rio de Janeiro mais cedo por causa de toda a confusão que Úrsula armou com Arminda, e Joaquim está esperando por ela na estação, furioso, dizendo que “eles têm que conversar sobre o que aconteceu”, mas Isadora é tão firme com ele quanto foi com Úrsula, e continua demonstrando seu jeitinho de fazer com que as pessoas façam exatamente o que ela quer… Joaquim se recusa a dar uma carona a Arminda até em casa, por exemplo, e Isadora simplesmente pega a sua própria mala e se junta à amiga, exatamente como fizera com Úrsula no Rio de Janeiro: ela não vai se separar de Arminda. Então, Joaquim volta atrás, e Joaquim ainda carrega as malas de ambas enquanto elas fazem toda uma cena de madames, juntando as mãos e entrando no carro… Isadora tem uns momentos muito bons, mas é uma pena que esteja namorando com Joaquim.

Quando estão sozinhos, Joaquim diz que a mãe contara sobre os rapazes com quem elas saíram no Rio de Janeiro, e pergunta se ela o traiu, e Isadora não faz questão de responder a essa pergunta… prefere dizer que, se ele não acredita em sua lealdade depois de todos esses anos, talvez seja melhor terminar o namoro deles – se ele não confia nela, como o casamento poderia dar certo? Joaquim se desespera, porque está há anos com Isadora, a mando da mãe, para ficar com a sua herança, e não pode permitir que ela termine com ele, então implora: “Não termina comigo, não. Eu não sei o que seria da minha vida sem você”. E consegue o que quer… tudo fica “bem” entre eles. De qualquer maneira, Isadora tem outra cena EXCELENTE com Joaquim e Úrsula quando vai pedir que Úrsula interceda por Arminda para que o pai retire o castigo para que ela vá à festa de noivado deles…

E quando Úrsula ri e pergunta por que faria isso, Isadora diz, da maneira mais dissimulada possível (eu aplaudi essa garota, sério!), que, se ela não fizer isso, “eles infelizmente terão que adiar a data da festa”.

ISADORA SABE MUITO BEM O QUE ESTÁ FAZENDO.

Enquanto isso, Davi se prepara para escapar às pressas, com a ajuda de Augusta, que deixa um cavalo selado para que ele possa fugir… durante a noite, no entanto, Isadora desperta de um sonho que tem com Elisa, e Danado, o cachorro que ela pulou no lago para salvar há 10 anos, começa a latir, como se quisesse levá-la para fora de algum modo… assim, Isadora e Davi são reunidos pela primeira vez em 10 anos, em uma cena impactante que conta com o Davi assustado ao vê-la (“É você!”), caindo do cavalo… a cena é de arrepiar, e vemos um Davi transtornado, balbuciando enquanto Isadora corre para ajudá-lo e para ver se ele está bem, e todo o barulho do lado de fora da casa faz com que todos despertem, o que quer dizer que Davi não vai conseguir escapar… não naquela noite. E ele precisa de uma desculpa que explique o que fazia lá fora

Então, ele é levado para dentro, visto por um médico, colocado para descansar… ele não vai poder fugir, não tão cedo. Agora, Davi precisa realmente “se transformar” em Rafael Antunes e assumir o seu cargo na Tecelagem Tropical – um cargo que, ironicamente, é ao lado de Isadora, que finalmente consegue a chance que vem pedindo há tanto tempo, depois de sua viagem ao Rio de Janeiro… achei extremamente perigosa a fala do Davi no quarto com Augusta, sobre como “está encantado por Dorinha”, porque é como Augusta lhe diz: ele está confundindo as coisas porque, fisicamente, Dorinha é muito parecida com Elisa. Eu não acho que vai ser saudável, para Isadora, entrar em um relacionamento com um homem que não sente nada por ela de verdade, apenas pelo fantasma de sua irmã, que parece refletido nela… Davi nem a conhece.… ele “se encantou” porque viu Elisa.

Só isso.

Medo… mas vamos ver como “Além da Ilusão” desenvolve isso.

 

Para mais postagens de “Além da Ilusão”, clique aqui.

 

Comentários

Postar um comentário