Além da Ilusão – Bento e Lorenzo vão para a guerra!

Egoísmo e ingenuidade.

Eu já nem sei mais que rumo essa história vai tomar (será que a autora sabe ou está esperando as reações do público?), mas eu preciso dizer: LORENZO E BENTO SÃO DOIS GRANDES EGOÍSTAS. Depois de sofrer por causa do eminente casamento de Bento e Letícia, Lorenzo sofreu, perdeu dinheiro no cassino, bebeu sozinho no meio da plantação e interpretou errado um conselho da mãe que pedia para ele encontrar algo que o fizesse feliz e que o fizesse se orgulhar, resolvendo se alistar para a guerra. Agora, Lorenzo está prestes a partir para a Itália, e a pobre Dona Giovana está sofrendo horrores, e foi bem difícil assistir às cenas dela, porque só podemos imaginar a dor de uma mãe em uma situação dessas… adoro como, quando ele diz que “só está seguindo o conselho dela”, ela diz que não é isso o que ele está fazendo, ele está sendo burro e irresponsável.

Fato.

O desespero de Dona Giovana enquanto chora, angustiada, bate sem forças no filho e lhe falta o ar tornam a cena fortíssima e triste – a maneira como ela diz que ele é o único filho que ela tem no mundo, e então ela segura seu rosto, chorando, pedindo que ele não faça isso com ela, mas ele já se alistou… se ele não for, ele vai ser preso por ser um desertor; embora ela diga que prefere um filho preso e vivo do que um filho na guerra e morto. Frente à reação da mãe, Lorenzo percebe que não pode contar para todo mundo que se alistou e, por isso, quando diz a Bento e a Letícia que vai à guerra, ele mente que recebeu uma convocação, o que também deixa o Bento desesperado porque, como ele diz, “Lorenzo é franzino e nunca pegou em uma arma”, então ele fica com o coração apertado só de pensar no amigo em um campo de batalha… é como um irmão para ele e não quer perdê-lo.

Achei a decisão de Bento mais inconsequente e mais egoísta ainda do que a de Lorenzo. Lorenzo estava errado em se alistar para a guerra para fugir de sua dor, mas ele fez isso de uma maneira quase ingênua e, como a mãe disse, “burra”. Bento, no entanto, tem um discurso para justificar por que decidiu ir à guerra com o Lorenzo que é bastante equivocado – eu não teria me incomodado tanto se o discurso dele focasse apenas em proteger o amigo ou não querer que ele passasse por isso sozinho, mas ele vai além… Letícia fica inconformada, revoltada e com razão, ela está certíssima: ele não está sendo justo e ele deveria agradecer porque o telegrama de convocação não veio em seu nome; não se trata, agora, de ajudar o Lorenzo em uma prova ou algo assim… ele está indo para a guerra e Bento pode MORRER por decidir ir com ele… eles não são mais crianças.

Bento acha que precisa fazer isso porque o Lorenzo “provou sua amizade” quando apostou em seu talento pagando pela publicação de sua história, e é isso o que mais me incomoda porque, convenhamos, não é a mesma coisa… não é nem perto de ser a mesma coisa. Lorenzo investiu em seu talento e Bento vai pagar com a vida? Ele está sendo irracional e apressado, e a cena em que ele diz isso a Lorenzo é bastante desconfortável, porque os dois são absurdamente egoístas, de um jeito nojento… Lorenzo acha um máximo que Bento tenha decidido ir para a guerra com ele, diz que “ele é o melhor amigo que ele podia ter”, e não conta a verdade, como Giovana o incentiva a fazer, que, diferente do que Bento acredita, ele se alistou, não foi convocado. E Lorenzo ainda acha um máximo que Bento vá para a guerra com ele, porque assim não vai ter casamento tão cedo.

É apavorante toda essa sequência, de verdade. E Giovana ainda chama o filho de covarde, por não dizer a verdade, e Lorenzo se defende perguntando “que diferença faria”, mas, bem… faria toda a diferença, porque Bento não tinha se alistado ainda! E não faz sentido que ele se sacrifique assim. E, para o desespero de Lorenzo, isso nem atrasa o casamento, no fim das contas, porque Letícia e Bento querem se casar antes que ele vá para a guerra – mas acaba não sendo um casamento de verdade, mas um casamento simbólico, ironicamente celebrado pelo próprio Lorenzo, e “Além da Ilusão” continua entregando cenas dúbias, porque eu não consigo ter certeza por quem Lorenzo está apaixonado… em VÁRIOS momentos eu achei que fosse pela Letícia durante essa sequência toda, de verdade, mas ele também tem alguns momentos com Bento que me fazem questionar.

Mas parte de mim sofreu com o Lorenzo sozinho no quarto chorando, enquanto Letícia e Bento têm sua noite de núpcias…

Já não há mais nada a ser feito, no entanto – Bento e Lorenzo partem para a guerra em uma sequência que é muito mais breve do que eu imaginei que seria, até porque todo o sofrimento das famílias foi belamente explorado nas cenas que vieram antes da despedida oficial na estação de trem, onde ambos se misturaram a outros tantos homens indo para a guerra, a maioria deles para não voltar mais… sofri com a Giovana, sofri com a Letícia, e toda a cena parece bastante estranha, de certo modo, porque tem uma música feliz de fundo enquanto eles partem, mas é a música que está tocando na estação, e é o clima que se queria impor na época, como se estar partindo para a guerra fosse mesmo uma grande honra, como se eles fossem corajosos heróis lutando pela liberdade… mas é como algum personagem comenta: não exista “causa nobre” que justifique tantas mortes de gente inocente.

 

Para mais postagens de “Além da Ilusão”, clique aqui.

 

Comentários