GO! Festa Inesquecível (GO! La Fiesta Inolvidable, 2019)

Uma festa de Ano Novo!

Pensando que a série não ganhará uma terceira temporada, “GO! La Fiesta Inolvidable” não é um bom encerramento para a história. O especial de fim de ano, em formato de filme, foi lançado em 15 de novembro de 2019, quase cinco meses depois do fim da segunda temporada, e é bacana reencontrar alguns dos personagens, e vê-los em um cenário completamente diferente àquele ao que estávamos habituados: esse é meu principal elogio à produção. Em termos de história, no entanto, “GO! La Fiesta Inolvidable” não sai do lugar e, portanto, não faz qualquer diferença na história de “GO!”. Acho que o “filme” não vai chamar a atenção de quem não assistiu à série, porque não parece ter sido pensado para novos telespectadores, mas, ao mesmo tempo, ele não faz o que podia ter feito nesse caso, que era avançar na trama principal de algum modo. O filme não chega a lugar nenhum (nem mesmo nos “romances” de Mía) e ainda não tem o tom emocionante de despedida que o fim da segunda temporada conseguiu transmitir.

“GO! La Fiesta Inolvidable” começa quase no Ano Novo, depois daquele ano turbulento em Saint Mary, e é mais ou menos como “High School Musical 2”, tirando os personagens da escola para jogá-los em uma história de verão – aqui, o pessoal de Saint Mary se “reúne” em um hotel chiquérrimo para o Ano Novo, mas nem todos estão felizes com isso. Lupe está celebrando que “está tirando umas férias de Mía”, por exemplo, enquanto vemos Mía chegar ao exato mesmo lugar, acompanhada de Ramiro, a quem agora chama de “pai”, e Zoey. A ideia é interessante e, embora previsível, me parece bastante crível, porque é impressionante como esse tipo de coisa pode acontecer na vida real… como professor, devo dizer que tenho essas experiências recorrentemente. Então, o Ano Novo “perfeito” que Mía pensara passar com o pai e os amigos e Lupe pensara em passar longe de Mía pode ser arruinado.

A história do filme gira em torno das brigas rotineiras dos personagens, uma disputa fora de tom de Álvaro e Juanma (parece muito distante do que víamos na série), e uma festa na praia com Jesse & Joy apenas para convidados especiais… Mercedes continua a chata de sempre, mas foi dado à personagem um certo tom de comédia e exagero, para amenizar o clima do filme, acredito, e ela está proibindo Álvaro e Mía de se aproximarem, insistindo na ideia de que “eles são irmãos”, mesmo que, na verdade, eles não sejam e saibam disso! Juanma, por sua vez, está mais do que contente em fazer a vontade de Mercedes valer, porque ele tampouco quer que Álvaro se aproxime de Mía, e a competição dos dois se prolonga em tons de comédia que não funcionam muito bem, porque esses dois sempre se odiaram e agora é como se fossem amigos de infância de provocando.

Bizarro.

Acho que, surpreendentemente, quem se sai melhor no filme é o trio formado por Zoey, Simón e Nico. Senti falta de vermos um pouquinho do garoto por quem Simón provavelmente ia se apaixonar, como vimos no fim da segunda temporada, mas eu gostei de vê-lo sendo incorporado à história do hotel chiquérrimo – o trio precisa encobrir a fuga de Mía para Ramiro e o fato de que Álvaro foi a uma festa na qual Mía está para Mercedes, e as estratégias são todas previsíveis e clichês, mas o tempo da comédia deles estava muito bom, com destaque para o Nico, que me arrancou risadas sinceras umas duas vezes… e também acho que o Ramiro estava muito bem também, mas ele sempre foi um dos meus personagens favoritos enquanto assistia a “GO! Vive a Tu Manera”. Com ele, no entanto, combina o tom de comédia que lhe foi dado, diferente de Mercedes e Lupe.

A festa, por sua vez, não tem lá tanto de “inesquecível”, se você me perguntar… pareceu-me uma festa tão morna, embora provavelmente tenha sido mais interessante para quem era fã de Jesse & Joy de verdade. Mas eu acho que eu esperava mais energia de uma festa na praia, como em “Tini: El Gran Cambio de Violetta” – ali, sim, eu me envolvi e quis ser parte de tudo aquilo! De todo modo, algumas cenas foram bacanas, como a Lupe, Álvaro e Agus entrando de penetras na festa, a Lupe fazendo um show que não pertencia a ela e o Álvaro tirando o Juanma do caminho para ter um momento fofo com Mía enquanto toda o ukulele. Ah, e também tivemos o trio formado por Álvaro, Mía e Juanma presos em um barquinho no meio do lago – só me pergunto como eles conseguiram sair dali e retornar ao hotel a tempo de estarem em seus quartos quando Ramiro e Mercedes chegam.

Anyway…

No fim, talvez a “festa inesquecível” seja a FESTA DE ANO NOVO que é um sonho de Mía se tornando realidade: um Ano Novo em família, com o pai, os amigos… é um momento bacana e uma mensagem bonita, mas que acaba parecendo um pouco forçada por aquela rasgação de seda de Álvaro e Juanma ou a Mercedes brindando com a Mía (!), e coisas que não se manteriam numa terceira temporada, caso houvesse uma… também lamentei muito que Mía tenha terminado “GO! La Fiesta Inolvidable” como se estivesse em dúvida entre Juanma e Álvaro, quando parecia que isso já tinha sido resolvido na segunda temporada – e, pior, sabendo que essa vai ser a última informação que temos sobre os personagens… é sério que alguém que assiste “GO!” consegue torcer por Mía e Juanma? Assim, o filme divertiu os fãs da série, mas não acrescenta em nada: Lupe não descobre a verdade, Mía não faz sua escolha, e nada importante é revelado.

Mas acho que foi gravado pensando em uma terceira temporada…

 

Para mais postagens de “GO! Vive a Tu Manera”, clique aqui.

 

Comentários