Além da Ilusão – O julgamento de Davi

“Papai, por que está mentindo?”

Davi sabe que é inocente – mas ele também sabe que tem poucas esperanças de conseguir provar isso. Infelizmente, quem o está acusando de assassinato é um juiz poderoso e influente, cheio de contatos, e com uma história convincente: ele está fadado a ser condenado à prisão. Seu advogado chega a sugerir que ele vá embora da cidade quando ele é liberado depois da primeira perícia que não revela suas digitais na arma do crime, e embora queira acreditar na justiça do país, Davi sabe que isso é o melhor que ele pode fazer, então Romana o acompanha até a estação de trem – mas Davi nunca tem a chance de embarcar. O delegado aparece dizendo que uma nova perícia revelou suas impressões digitais na arma do crime (!), e por isso ele está preso pelo assassinato de Elisa… é desesperador perceber a sua angústia ao dizer ao advogado que é inocente, mas eles vão achar um jeito de condená-lo.

Assistimos revoltados a toda a sequência do julgamento, mas sem qualquer esperança – nós sabemos o que está por vir, é parte da sinopse da novela, e ainda que não fosse, saberíamos… Matías, o verdadeiro culpado da morte de Elisa, está ali para “exigir a pena máxima para esse vagabundo”. Matías volta a contar a sua história elaborada e perfeitamente ensaiada, cheia de detalhes convincentes para quem não o conhece, enquanto Davi, desesperado, interrompe seu depoimento dizendo que é mentira, mas ele não tem chance alguma… inclusive, o juiz responsável pelo caso é amigo de Matías e nem dá qualquer moral ou tratamento respeitoso a Davi. Enquanto isso, Violeta fica em casa com a Dorinha, que passa mal no dia do julgamento, e não tem a chance de olhar nos olhos de Davi, como pretendia fazer: o que é bom, porque ela acaba nunca o vendo…

O que quer dizer que não o reconhece, quando ele reaparece 10 anos depois.

As cenas foram melhores do que eu esperava que fossem – talvez porque eu soubesse que ia passar raiva mesmo e não tivesse esperanças. Matías conta toda a sua história, com pequenos flashes que mostram como tudo realmente aconteceu, em uma edição bem boa, e ainda podemos ver o “espírito” de Elisa, que aparece como alucinação para Matías, perguntando para ele por que ele está mentindo. Confesso que eu ri, e ver o Matías atormentado me fez passar um pouquinho menos de raiva – só um pouquinho, mas ajudou. Matías grita “Sai daqui!” e desmaia no meio do tribunal, o que fica parecendo apenas que ele está muito transtornado por causa do julgamento do assassino de sua filha e tudo… então, quando a sentença é proferida, DAVI É CONDENADO A 20 ANOS DE PRISÃO, enquanto grita que ele é inocente, que isso é injusto, que está errado.

E ele dá um recado a Matías antes de ser levado preso:

 

“Comemore. Comemore bastante a sua vitória, doutor Matías. Comemore com os seus comparsas a minha prisão, pois é a única alegria que vai ter. você pode ter se livrado de mim, mas nunca vai se livrar da culpa de ter matado a sua filha! Nunca!”

 

Arrasou!

Cada vez mais atormentado e tendo visões, Matías acaba no meio de um bloquinho de carnaval, balbuciando coisas sem sentido e vendo Elisa no meio da folia, e ele acaba sendo levado para casa, sedado, e eu estou adorando vê-lo cada vez mais perdido, cada vez mais surtado por causa da culpa, e a novela nos entrega uma cena que gera um pouco de satisfação quando o vemos ser levado de casa em uma camisa de força… ele agrediu Violeta, ele representa um risco para ele mesmo e para as pessoas ao redor dele, e agora ele vai ficar internado, pelo menos por alguns dias até ser reavaliado. Enquanto isso, Davi vai para a prisão, pelos próximos 20 anos, e foi sofrido vê-lo chorando lá – mas ele terá tempo para se aperfeiçoar e para pensar no que vai fazer para conseguir trazer a verdade à tona, limpar o seu nome e prender o verdadeiro culpado da morte de Elisa!

 

Para mais postagens de “Além da Ilusão”, clique aqui.

 

Comentários