Sítio do Picapau Amarelo (2005) – A maldição da Viscondessa

A Viscondessa Palha de Milho!

Patty Pop está determinada a conseguir um título de nobreza… desde que a Tambelina presenteou o Rabicó com um anel mágico que lhe transformou em um Príncipe, a bonequinha está flertando com a ideia de se tornar “Princesa”. No que depender de Emília, no entanto, isso não vai acontecer. E quando a hora do casamento, ministrado pelo Visconde de Sabugosa, chega, Emília espera justamente o momento do “fale agora ou cale-se para sempre” para interromper a cerimônia e dizer que, legalmente, o Rabicó já é casado, por isso não pode se casar novamente. Quando uma nova briga entre as bonecas estoura, Narizinho as separa e dá o poder de decisão ao Visconde, que acaba não fazendo o que Emília esperava: ele diz que o direito a se casar com o Príncipe é da Patty Pop, porque ela cumpriu o que foi acordado e liberou Rabicó do feitiço que o transformou em sapo

Eventualmente, o Rabicó come o anel junto com o bolo de casamento e acaba voltando a ser leitão… então, sem brigas para saber quem vai casar com o agora Marquês. Enquanto isso, Cuca ainda está muito brava com toda essa história – ela tentou conseguir o poderoso anel para si, mas João da Luz cortou sua mão fora para salvar o Pedrinho, o que quer dizer que a jacaroa perdeu tanto a mão quanto o anel mágico… e ela precisa dar um jeito de conseguir a sua mão de volta. Assim, Cuca manda o Pesadelo trazer o Dr. Caramujo lá do Reino das Águas Claras, e aqui temos uma sequência bem divertida (o Dr. Caramujo rende bons momentos cômicos, como quando dá seu diagnóstico: “Acabo de concluir que sua mão foi decepada”), mas sem muitos resultados, porque a Cuca só consegue sua mão de volta algum tempo depois, com a ajuda da Dona Carochinha.

Falando na Dona Carochinha, ela continua perseguindo o Pequeno Polegar e a Tambelina, que chegam a ficar escondidos um tempo na casa da árvore do João da Luz, mas precisam voltar para o Sítio do Picapau Amarelo quando a baratona os encontra lá – e felizmente João está lá para protegê-los. Para enfrentar a bruxa, o Pequeno Polegar, depois de ouvir a história sobre como o Visconde ficou grande, decide comer um pouco do fermento da cozinha da Tia Nastácia para ficar grande e enfrentar a bruxa sozinho, e parte para o País das Fábulas, onde as coisas acabam não saindo exatamente como ele planejou. Agora, ele está às voltas com o Ogro Fredegundo, não demora muito para voltar ao seu tamanho normal (aparentemente, o fermento não estava muito bom), e a Tambelina está sozinha no Sítio, preocupada com o seu amado.

Mas voltemos à Patty Pop… depois de o casamento com o Príncipe Rabicó não dar certo, Patty Pop vai conversar com o Visconde de Sabugosa sobre os títulos de nobreza, e acaba se dando conta de que “Visconde” também é um título importante – conforme o Visconde explica, é um título menor do que o de Marquês, e pode-se pensar que Patty Pop o descartaria, então, porque tudo o que ela quer é ser melhor do que a Emília, mas ela acha a palavra “Viscondessa” tão bonita e, além do mais, é um título de nobreza para alguém que não tem nenhum, certo? Então, Patty Pop toma uma decisão: ela vai se casar com o Visconde de Sabugosa. E, coitado, o Visconde não tem coragem de dizer para ela que casar não está nos seus planos, porque tem medo de magoá-la e tudo o mais, então ele acaba ficando noivo da bonequinha quando ela coloca um anel no seu dedo.

Emília acha um absurdo “um sábio daqueles com um anel da Patty Pop no dedo”, e resolve que ela mesma vai tomar providências… se o Visconde não consegue se livrar da boneca de plástico, ela pode se livrar dela por ele. Assim, Emília decide contar uma história para a Patty Pop, para assustá-la, e conta que o Visconde é viúvo, e que sua esposa, a Viscondessa Palha de Milho, virou curau (ou pamonha), mas jogou uma maldição contra quem quer que tentasse se casar com o seu marido… a cena é hilária, Emília é astuta, a Narizinho fica rindo, mas a Patty Pop acaba não acreditando muito – ela consegue perceber o que a Emília está fazendo. Mas é como a Emília diz: “Sua alma seu palmito”. Durante aquela noite, em uma cena divertidíssima, Emília coloca o Zé Carijó vestido de Viscondessa Palha de Milho para entrar no quarto das meninas e assustar a Patty Pop.

Pronto, casamento cancelado. O Visconde está livre! HAHA

 

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários