Power Rangers Ninja Storm – The Samurai’s Journey: Part 2

“Goodbye, Cam. Good luck”

UM DOS MEUS EPISÓDIOS FAVORITOS NA TEMPORADA. Há muito tempo, aguardamos o momento em que Cam Watanabe poderá se tornar o Ranger Samurai Verde, desde que seu desejo ficou expresso em um episódio lá no início da temporada, mas negado pelo Sensei Kanoi, que prometeu à mãe que o protegeria de qualquer perigo. Em “The Samurai’s Journey”, finalmente acompanhamos a jornada de Cam rumo a esse poder, e é o meu arco favorito em “Power Rangers Ninja Storm” – isso em uma temporada na qual eu gosto de todos os arcos! A Parte 2 do episódio traz uma viagem no tempo interessantíssima, um novo poder, algumas revelações e o que eu considero o melhor de tudo: destaque para o personagem de Cam. Ele sempre foi um dos meus favoritos, e eu gosto de ver o roteiro se dedicando quase que exclusivamente a ele.

Quando Madtropolis ataca os Wind e os Thunder Rangers e suga suas energias, parece que é o fim dos Power Rangers… então, Cam decide ir atrás de um poder ancestral, usando o Pergaminho do Tempo para ir ao passado, enquanto o tempo no presente fica congelado. Assim que ele chega à cachoeira que dá acesso à Academia Ninja do Vento, no passado, ele é confrontado por um Ninja do Ar durão que, é claro, tinha que ser o Kanoi. Kanoi acha estranho que ele saiba coisas que só são ensinadas ali na Academia, mas o Sensei manda Kanoi levá-lo para dentro e dar-lhe um uniforme de teste – logo saberão se ele deve estar ali ou não. Assim, Cam ganha um uniforme cinza, sem uma das cores da Academia do Vento (vermelho para ar, amarelo para terra e azul para água), e entra seguindo o pai… ele tem pouco tempo para cumprir sua missão e retornar ao presente.

Eu ADORO a temática da viagem no tempo e tudo que é possível fazer com ela – gosto muito de conhecer um jovem Kanoi, por exemplo, antes de ele ser Sensei, e gosto da interação dele com o Cam… também gosto dos demais personagens importantes que acabam fazendo aparições, como Kiya e Miko. Uma vez dentro da Academia do Ninja, Cam se mistura entre os alunos para assistir a Kanoi, considerado “o melhor lutador da Academia”, para demonstrar os poderes dos ninjas daquele lugar. Enquanto ele é colocado em destaque, um Ninja da Terra ao lado de Cam comenta algo sobre como “ele é durão, mas pode ser vencido”, ou qualquer coisa assim, e então conhecemos Kiya, O IRMÃO GÊMEO DE KANOI, de cuja existência Cam nunca soube. É um máximo ver a construção do episódio, toda a trama do passado dando contexto ao que vimos na temporada.

Sabíamos quem era Kiya.

Depois da demonstração de Kanoi, ele é convidado para lutar contra um aluno novo escolhido pelo Sensei, e embora ele acredite que vai ser injusto, ele acaba perdendo para o novo aluno, que usa técnicas de um SAMURAI. E, depois da derrota, ele descobre que o novo aluno é, na verdade, uma aluna: Miko, a PRIMEIRA MULHER NA ACADEMIA DO VENTO. E, para quem ainda não entendeu quem é Miko na linha do tempo de “Ninja Storm”, Cam molha assombrado para ela, dizendo: “Mãe?” Miko foi treinada como samurai, porque o espírito samurai está em sua família há gerações (!), e ela carrega no pescoço um amuleto que é o fruto de todo o seu poder – é o que Cam veio buscar, e é o que Kiya está tentando roubar de qualquer maneira. Temos uma cena macabra na qual Kiya se aproxima de Miko e a enfeitiça com olhos pretos que parecem dos demônios de “Supernatural”, mas, felizmente, Cam chega a tempo de impedi-lo de completar o plano.

Depois, Cam tem uma cena bem bacana com Miko, a mãe, na qual ela fala sobre o amuleto e o espírito samurai e, infelizmente, alguém acaba invadindo a barraca de Miko e roubando o amuleto – alguém vestido com uma roupa como a de Cam, para que ele seja acusado de ladrão. Então, Kanoi captura Cam e o leva à frente de toda a Academia do Vento para ser julgado e expulso, acusado de roubar Miko, e embora Cam tente se defender, ninguém vai acreditar nele… não até Kanoi interferir, pelo menos, trazendo Kiya e revelando seu disfarce. Então, as coisas ficam muito mais interessantes e sombrias, com a exposição da natureza de Kiya, quando Kanoi fala não apenas de ele ter roubado o amuleto samurai de Miko, mas, também, de ele ter usado poder das trevas para tentar abrir o amuleto e isso vai contra a primeira regra da Academia Ninja.

Isso dá expulsão.

Aqui, vemos Kiya se transformar no que se torna uma das melhores sequências de toda a temporada, atacando toda a Academia com seus poderes das trevas! E quem pode detê-lo, talvez, é o Cam, a quem o amuleto “vem”, de alguma maneira – Kiya os isola do restante dos ninjas dentro de um campo de força, dizendo que agora isso é entre eles dois… e, assim, vemos nascer o Samurai Verde. Cam coloca o amuleto no pescoço, pega a espada e os dois se enfrentam pelo amuleto em uma sequência de ação tensa e bem coreografada. Todo o momento é incrível, me deixou extasiado, e ansioso por mais, sem contar que era o momento de Cam, e eu adoro o destaque dado a ele, e adoro vê-lo lutando… para encerrar o duelo, o amuleto brilha em seu pescoço, queimando Kiya e o jogando para cima, contra o campo de força que ele mesmo criou.

Miko explica que o amuleto encontrou seu dono legítimo e, por isso, diz a Cam que ele deve levá-lo consigo… o Sensei, por sua vez, EXPULSA Kiya da Academia do Vento, banindo-o para um lugar distante onde seus poderes ninjas das trevas não vão machucar ninguém, e dizendo que o homem que outrora conheceram como “Kiya” deixa de existir a partir daquele momento – o antigo Kiya, no entanto, promete que retornará, que vai “dominar o universo” e então ele diz que não precisa mais deles e ele mesmo se nomeia, a partir de então, Lothor. Lothor vai embora jurando vingança contra seu irmão gêmeo, Kanoi, e novamente eu admiro a construção de toda essa trama, que foi muito bem desenvolvida, especialmente frente a alguns roteiros simples que a franquia normalmente apresenta. O texto foi bem escrito, tudo foi bem atuado e esse torna possivelmente o melhor episódio da temporada.

Por Cam, eles derrotariam Lothor naquele momento, para não terem que se preocupar com ele mais tarde, mas o Sensei diz que eles só podem julgá-lo pelas coisas que ele já fez, não pelo que ainda vai fazer e, naquele momento, a punição adequada é a expulsão. E, de qualquer maneira, Cam não tem tempo para pensar mais em relação a isso, porque o seu tempo está acabando e ele precisa retornar ao presente… no presente, os Wind e os Thunder Rangers tiveram a oportunidade de descansar um pouco, conversando com o Sensei Kanoi enquanto esperavam pelo retorno de Cam, mas quando a sua jornada está chegando ao fim e ele está prestes a retornar, o grupo de cinco Rangers precisa retornar para o lugar onde estavam quando isso tudo começou: prestes a ser esmagados por Madtropolis. Agora, no entanto, ELES TERÃO UMA AJUDA EXTRA.

Assim, acompanhamos um final ELETRIZANTE para o episódio (quanta coisa em 20 minutos, não?), no qual Cam chega já morfado como o RANGER SAMURAI VERDE, pilotando um zord completamente novo, e sendo incrível… adoro a estreia de um novo Ranger, ainda mais quando esse novo Ranger é o Cam Watanabe! Gosto de como o episódio trouxe isso na conclusão da Parte 2, como uma provocação, para que pudéssemos ver mais de Cam como o Ranger Verde no próximo episódio – a introdução é incrível, com direito a luta de Megazord e tudo, e então, depois de destruir Madtropolis para os Rangers, ele os encontra, e temos aquele momento que é muito comum no Sentai, em que podemos observar os detalhes do novo uniforme, e eu devo dizer: ELE ESTAVA INCRÍVEL! Os meninos parecem confusos, querendo saber quem ele é, mas Tori sabe antes mesmo da “revelação”.

Mesmo assim, é LINDO DEMAIS ver o Cam todo f*da, desmorfando…

QUE ESTREIA IMPECÁVEL!

 

Para mais postagens de Power Rangers Ninja Storm, clique aqui.

 

Comentários