Sítio do Picapau Amarelo (2005) – O show da Banda Jukabala

O reencontro de João e Cléo!

João da Luz conseguiu escapar de Matosinho antes que ele “lhe desse um fim”, como ordenado por Marcela, e agora ele precisa viver escondido junto com a trupe de teatro formada por “Felisberto” (o antigo Dr. Saraiva), Estelita e Leopoldo. O mais triste é que Dona Benta já tinha entrado com o pedido de guarda e o pessoal no Sítio do Picapau Amarelo estava bem animado e esperançoso, mas João da Luz não podia continuar esperando – não se ele estava amarrado e amordaçado do lado de fora do reformatório, prestes a ser mandado sabe-se lá para onde… João fugiu porque era a única coisa que podia fazer, e agora sabe que as pessoas que se importam com ele estão preocupadas; por isso, ele precisa encontrar uma maneira de conversar com a Cléo e de avisar que ele está bem, e a oportunidade de fazê-lo aparece por acaso, no meio da rua, com uma Kombi estragada.

As coisas continuam pegando fogo nas eleições do Arraial dos Tucanos… estou até curioso para ver como a temporada vai fechar essa história, porque a verdade é que nem o Teodorico nem o Elias merecem vencer essas eleições – mas o Teodorico merece ainda menos, se você me perguntar. Quer dizer, o Elias não tem preparo algum para assumir a prefeitura de uma cidade, verdade, mas o Coronel Teodorico foi quem armou uma série de coisas desde o começo, a começar pela própria candidatura do Elias, inicialmente patrocinada por ele, apenas para que ele tivesse um “adversário” nas eleições… depois, veio aquela história de cartas que Teodorico e Joaninha FALSIFICARAM para queimar a imagem do Elias (e ninguém ainda conseguiu provar que não foi o Elias que escreveu as cartas), e agora o Teodorico está planejando sabotar o bolo do Elias com purgante…

É uma disputa infantil, mas eu realmente não queria que o Teodorico vencesse.

Mas por que estamos falando disso tudo? Porque a Cléo marca um show para o Zequinha justo no dia do “bolo do Elias”, e o Coronel Teodorico quer tanta gente participando do evento para arruinar a candidatura de Elias que resolve, inclusive, chamar uma banda para tocar no Arraial, e então o Zequinha pode abrir o show da banda – e ele contrata A BANDA JUKABALA, a banda responsável por “Nós Dois”, aquela música linda que é o tema de João e Cléo e que eu escutei demais em 2005. E, no caminho até o Arraial dos Tucanos, a Kombi na qual a Banda Jukabala está indo acaba estragando, e o João está por perto para ver se ele pode ajudar… bobo que sou, fiquei bem emocionado quando o João reconhece a banda, pergunta se eles estão indo fazer um show ou algo assim, e eles dizem que sim, que estão indo até o Arraial dos Tucanos… e o rosto de João se ilumina.

Essa é sua oportunidade!

João acaba pegando carona com eles, e o clima dentro da Kombi é uma delícia, com as músicas e tudo o mais… novamente me emocionei quando eles cantam “Nós Dois” e vemos o João todo apaixonado, sorrindo ao lado. Que momento bacana! Sabemos mais ou menos o que está por vir enquanto assistimos a essas cenas, mas ainda assim é muito legal acompanhar o suspense que se cria, porque ficamos ansiando pelo momento em que João e Cléo vão se encontrar novamente, ansiosos para ver a alegria tomar conta de ambos… quando a banda chega ao Arraial, eu devo dizer que eu achei a Teteia uma fofa. A Teteia teve alguns momentos ótimos nessa história toda, seja ouvindo o CD da Jukabala que o Angico comprou pra ela (hilária cantando desafinada com os fones de ouvido) ou dizendo, depois, ansiosa, que nunca viu um artista de perto, se perguntando se vai poder pedir autógrafo…

“Ai meu Deus! Os artistas!”

Eu preciso dizer que a Teteia É UMA PERSONAGEM INTERESSANTÍSSIMA. Eu não consigo, pelo menos por enquanto, desgostar da Teteia. Ela tem seus defeitos, ela causa confusões (como está prestes a fazer!), mas a verdade é que, no fundo, ela tem um bom coração… podemos ver que ela de fato se preocupa com o João, como quando ela recebe um passa-fora do pessoal do Sítio ao pedir notícias e deixa uma lágrima escorrer. E o lance todo dos artistas me pareceu tão ingênuo, algo que combina muito com ela, no fim das contas, porque ela é interesseira e tudo o mais, mas (ainda) não é maldosa. Quando a Banda Jukabala desce da Kombi, eles cumprimentam Cléo, que conhecem da cidade grande, e o Zeca Loureiro fala para ela “dar uma chegadinha lá na rádio porque tem alguém que tá louco para vê-la”. É claro que a Cléo nem imagina quem está lá!

Então, o reencontro de João da Luz e Cléo acontece às escondidas, na rádio, enquanto o show do Zequinha e, depois, da Banda Jukabala, acontece do lado de fora. É uma cena fofa, embalada pela música-tema do casal, enquanto eles se abraçam aliviados. Eu me emocionei de verdade com o show da banda, mas é que “Nós Dois” É UMA MÚSICA MUITO LINDA, NÃO TEM COMO! O grande problema dessa visita do João da Luz é que Teteia e Angico, curiosos, acabam seguindo Cléo até a rádio e a vendo com o João e Teteia acaba falando demais… ela diz a Angico que está preocupada com o João, porque “ele está se arriscando demais”, e tendo feito por mal ou não, ela pode ter estragado tudo ao contar para o Angico que o João fugiu de um reformatório, porque agora ele quer contar para o delegado! Sinceramente, eu ainda não estou pronto para detestar a Teteia…

Eu acho que ela pisou na bola, sim, mas que fez impulsivamente, não por maldade.

Ela nem pensou nas consequências do que estava dizendo a Angico!

 

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários