[Season Finale] Merlin 1x13 – Le Morte d’Arthur

“You shouldn’t have killed my friend!”

O PRIMEIRO SEASON FINALE DE “MERLIN”! Eu adoro “Merlin”, como venho comentando desde que retornei à série, depois de anos: e que primeira temporada consistente. É claro que temos um pequeno problema de repetição de plot, porque a série queria deixar bem claro o problema de Uther Pendragon com a magia, colocando isso como problema central da trama, fazendo com que, semanalmente, um personagem estivesse à beira da morte ou um feiticeiro do passado viesse buscando vingança… mesmo assim, foi muito bom acompanhar essa primeira temporada e constantemente me lembrar do porquê eu sempre amei essa série: os personagens são cativantes e convincentes, o conceito é claro e bem apresentado, e as próximas temporadas terão mais liberdade para brincar com suas tramas enquanto nos encaminhamos para história do Rei Arthur.

“Le Morte d’Arthur”, o primeiro Season Finale, começa com Merlin e Arthur encontrando uma criatura perigosa durante uma caçada: uma criatura que Gaius chama de ladradora, e que avisa a Uther que se trata de um mau presságio da religião antiga, e que foi vista pela última vez na noite em que Uther perdeu sua esposa… Uther, sem nenhuma novidade, não dá ouvidos a Gaius, diz que “se livrou da religião antiga”, e manda Arthur e os demais cavaleiros de Camelot irem em busca dessa criatura – ainda que isso coloque a vida de seu filho em perigo. Gaius alertara a Merlin que uma mordida da ladradora seria fatal, mas Merlin não consegue defender Arthur dela eventualmente, e então nos perguntamos se esse será o episódio da morte de Arthur… mentira, ninguém chega a se perguntar isso, sabemos que ele não vai morrer por enquanto, mas essa é a motivação do episódio.

Merlin não aceita a informação de Gaius de que “não há nada que ele possa fazer”, então começa a buscar qualquer possibilidade de salvar Arthur que ele possa encontrar: e é o Grande Dragão quem lhe dá a tão importante informação de que ele tem que ir à Ilha dos Abençoados, último refúgio da antiga religião, e conversar com eles… se a ladradora é uma criatura antiga, apenas alguém da antiga religião pode mudar o destino de Arthur – e Merlin precisa fazer com que o destino de Arthur seja mudado, porque ele precisa se tornar o grande rei que ele virá a ser, libertando Camelot e trazendo a magia de volta ao reino. Então, Merlin faz o seu caminho até a Ilha para a qual Gaius pede que ele não vá, “porque é muito perigoso”, e faz uma barganha com Nimueh (!), oferecendo sua própria vida pela de Arthur, para que ele possa se recuperar e cumprir seu destino.

Nimueh, no entanto, não atende ao seu pedido como ele o fizera – Arthur desperta, quando já estava quase sendo dado por morto, mas uma figura misteriosa e à beira da morte aparece na porta de Gaius naquela noite: a mãe de Merlin. Embora Merlin tenha oferecido sua própria vida pela de Arthur, Nimueh tomou a vida de sua mãe, porque tudo o que importa para a religião antiga é que o equilíbrio do universo seja mantido: uma vida por uma vida. Querendo salvar a mãe de qualquer maneira, Merlin decide retornar à Ilha e exigir que ele seja levado em troca da mãe, dessa vez, e ele passa fazendo uma despedida antes de partir… a cena mais marcante, é claro, é aquela cena com Arthur, que tem um clima delicioso mostrando o quanto é intensa a relação dos dois; depois, Merlin também se despede da mãe e, de certa maneira, de Gwen… mas alguém é mais rápido.

Quando Merlin está prestes a partir para a ilha para falar com Nimueh mais uma vez, ele descobre que alguém já foi antes dele: Gaius partiu mais cedo e deixara uma carta para Merlin, dizendo que a sua vida já está perto do fim de qualquer maneira, e não foi muito significativa em sua maior parte, enquanto Merlin ainda tem uma vida inteira pela frente e está destinado a coisas grandiosas… por isso, ele decidiu se entregar em seu lugar. Merlin parte desesperado para a Ilha dos Abençoados, então, para impedir que Gaius faça isso, mas Gaius chegou muito antes dele e teve a oportunidade de se entregar a Nimueh, que não pensa muito antes de aceitar o seu sacrifício: afinal de contas, ele não fez nada enquanto Uther matava todas as pessoas que tinham qualquer envolvimento com magia em Camelot… quando Merlin chega, parece já ser tarde demais.

Então, temos um embate entre Merlin e Nimueh que, confesso, não é o ponto alto da temporada, mas que é um momento interessante, até por toda a questão de sacrifício que está envolvida – Merlin disposto a se sacrificar por Arthur e pela mãe, Gaius disposto a se sacrificar por Merlin e vice-versa… Nimueh fala sobre os poderes de Merlin, sobre tudo o que eles poderiam fazer se ele se juntasse a eles, mas Merlin não está interessado em nada disso, especialmente depois de seu amigo ter sido assassinado, então ele tenta atacar Nimueh, e embora inicialmente pareça que ele não tem nenhuma chance contra alguém da antiga religião que é treinada há anos, Merlin acaba vencendo Nimueh – o que, por conseguinte, salva também a vida de Gaius… afinal de contas, como Nimueh explicara, o que importava para a religião era manter o equilíbrio do universo.

A vida de Nimueh pela de Gaius, nesse momento.

Vai ser interessante acompanhar a próxima temporada e ver como os personagens crescem a partir daqui – talvez Merlin não seja o mesmo que conhecemos, e Arthur está se tornando muito melhor do que era no início… infelizmente, ainda temos que lidar com Uther. Interessante notar uma pequena transformação na personalidade do Grande Dragão nesse episódio, e notar que ele está furioso com o fato de Merlin ter matado Nimueh, e perceber, também, que os poderes de Morgana estão se tornando mais fortes do que antes… durante esse episódio, ela teve vários “pesadelos” que eram, na verdade, visões e presságios, e eu quero ver o poder de Morgana crescer e se tornar uma parte importante da série. Ansioso para a minha revisita à segunda temporada de “Merlin”, uma série que, curiosamente, eu via lá quando eu estava começando o blog…

Há mais de 10 anos.

 

Para mais postagens de Merlin, clique aqui.

 

Comentários