Lost 2x21 – ?

A Pérola.

AH, EU ADORO ESSE EPISÓDIO. Estamos perto do fim da segunda temporada de “Lost”, e chegou o momento de explorar um pouco mais dos mistérios da Dharma – certamente uma das coisas mais interessantes apresentadas pela série. Ouvimos falar sobre a Dharma pela primeira vez através da Estação Cisne, aquela cuja escotilha foi descoberta ainda na primeira temporada e da qual Desmond escapou para não voltar até agora no início dessa, mas outras estações já fizeram suas aparições, como a Estação Flecha e a Estação Cajado. “?”, exibido em 10 de maio de 2006, nos apresenta uma nova Estação da Dharma: A Pérola. Retomando uma dupla usada no início da temporada e formada por John Locke e Mr. Eko, esse é outro excelente episódio para os dois, enquanto o pessoal na Estação Cisne tenta lidar com os acontecimentos traumáticos do fim do episódio passado.

O episódio anterior termina com o Michael seguindo ordens dos Outros para libertar “Henry Gale” e, no processo, atirando em duas pessoas inocentes: Ana Lucia e Libby. Quando Jack e os demais retornam para a Estação Cisne, Michael, conta toda uma história sobre como “Henry” os atacou e fugiu, uma história que eles ainda não começam a investigar porque precisam fazer ouras coisas: como tentar salvar a vida de Libby. Ana Lucia começa o episódio já morta, mas Libby ainda reage brevemente e quase nos permitimos a esperança de que ela viva, embora saibamos que Michael está atento a tudo, porque se Libby despertar, ela pode contar que foi ele quem atirou… infelizmente, Libby está além do ponto em que pode ser salva, e mesmo quando consegue despertar e falar uma única palavra, “Michael”, ela não consegue passar a mensagem desejada.

Chorei com o Hurley pedindo desculpas “por ter esquecido a toalha”. De verdade.

Enquanto isso, o Sr. Eko tem um sonho em duas partes e percebe que precisa fazer uma pausa na construção de sua igreja. Primeiro, ele vê Ana Lucia, que diz que “ele precisa ajudar o John”. Depois, o Sr. Eko está, em seu sonho, na Estação Cisne, e Yemi, seu irmão, está apertando o botão, dizendo que “esse é um trabalho muito importante”, que “ele precisa ajudar o John”, e o instrui a fazer com que Locke o leve até o ponto de interrogação. Então, quando o Sr. Eko chega na escotilha e Jack quer que alguém saia tentando seguir a trilha de “Henry Gale”, ele se voluntaria a fazê-lo, e diz que levará Locke com ele – afinal de contas, ele também é bom em trilhas. Naturalmente, o que Eko quer é confrontar John e fazer com que ele “o leve até o ponto de interrogação”. E o único ponto de interrogação no qual conseguimos pensar é o que apareceu na parede da Estação no lockdown.

A dupla de Eko e Locke funciona incrivelmente bem, e não é a primeira vez. O Sr. Eko não está para brincadeiras ou esperas, então ele consegue fazer com que Locke o “ajude” nem que seja de maneira bruta, embora Locke não saiba bem o que ele quer… tudo o que ele pode fazer é entregar ao Sr. Eko o desenho que fez com o que se lembrava de ter visto na parede naqueles 10 segundos – mas ele não acha que Eko vai conseguir tirar muito significado daquilo. Eko, por sua vez, parece assumir que aquele é um mapa e, graças à posição da Estação Cisne, ele consegue segui-lo e eles acabam retornando a um ponto muito importante da história de ambos: o avião nigeriano com a heroína. Gosto de como as coisas vão crescendo conforme os episódios avançam, e ficamos muito curiosos para saber o que mais aquela trama tinha a oferecer.

Nos flashbacks do episódio, encontramos o Sr. Eko na Nigéria depois da partida do irmão – quando ele foi confundido com um padre e assumiu essa missão. Eko é convidado, então, a investigar um suposto milagre no qual ele não acredita, de uma garota que teoricamente esteve morta, mas voltou à vida. Gosto do clima de mistério de toda a trama, enquanto nos perguntamos que segredos a história esconde, e gosto de como isso se entrelaça, de alguma maneira, com a história de Claire, porque o pai da garota que supostamente ressuscitou é o vidente charlatão que falou com Claire na primeira temporada. No fim, tudo parece ter sido mesmo uma mentira e não houve milagre algum, mas antes de Eko entrar no Voo 815, a garota aparece no aeroporto para falar com ele, trazendo uma mensagem de Yemi sobre como ele acredita no irmão.

É de arrepiar!

Uma das minhas partes favoritas do episódio foi, certamente, o sonho no qual Yemi conduz o Sr. Eko em uma escalada, e a assustadora e surpreendente conclusão do sonho, no qual descobrimos que quem estava sonhando era Locke – e ele tem uma possível resposta: Eko precisa escalar aquele mesmo penhasco do qual o avião caiu com Boone na primeira temporada. Lá em cima não está a resposta, no fim das contas, mas é de onde ele pode ver o que busca: O PONTO DE INTERROGAÇÃO. No fim, o desenho de Locke se revela mesmo um mapa e o ponto de interrogação que buscavam estava desenhado no chão salgado embaixo do avião caído, com o ponto, por fim, sendo uma nova escotilha – dessa vez, muito mais fácil de se abrir. E é assim que o Sr. Eko e John Locke chegam a mais uma Estação da Dharma, a Estação 5 de 6: A ESTAÇÃO PÉROLA.

Gosto DEMAIS de toda a sequência dentro da Estação Pérola e de como ganhamos um novo vídeo de orientação. Dessa vez, no entanto, quem antes se apresentara como Dr. Marvin Candle, agora se apresenta como Dr. Mark Wickmund. O novo vídeo intensamente conectado à experiência vivida durante a segunda temporada inteira de apertar um botão a cada 108 minutos na Estação Cisne. A Estação Pérola é uma estação de observação, onde pessoas da Dharma deviam assistir continuamente ao que acontecia na Estação Cisne e registrar tudo em mínimos detalhes em cadernos providenciados: o Dr. “Wickmund” é bastante vago em relação ao trabalho na Estação Cisne, mas como ele fala sobre como “eles pensam que o que estão fazendo é de suma importância” faz com que pareça que o trabalho na Estação Cisne, no fim das contas, não significa nada… eles são apenas ratos em um labirinto, participando de um experimento e sendo observados.

O que significa isso tudo?

E, mais do que isso: eles precisam continuar apertando o botão?

 

Para mais postagens de Lost, clique aqui.

 

Comentários