Avataro Sentai Donbrothers, Don 1 – Avataro

Avatar change!

QUE ESTREIA DE TIRAR O FÔLEGO! Nesse momento, eu estou tão empolgado com “Avataro Sentai Donbrothers” que eu estou com um sorriso imenso no rosto, e ansioso por mais detalhes dessa trama! Bastante diferente de “Zenkaiger”, apesar dos elementos reaproveitados por se tratar de uma “sequência direta”, de alguma maneira, o primeiro episódio de “Donbrothers” consegue fazer algo inusitado ao ser intrigante e contido, ao mesmo tempo… parece estranho dizer isso, quando temos, claramente, uma trama cheia de detalhes e um universo novo a ser explorado, do qual ainda não temos informações o suficiente; é verdade que algumas coisas ainda ficaram “confusas”, mas é proposital, e o episódio é extremamente competente ao escolher acompanhar Haruka enquanto ela está entrando nesse mundo de avatares e conhecendo tudo aos poucos…

Para mim, esse é o melhor mecanismo que a ficção pode utilizar: ao invés de se aventurar em longas narrações explicativas ou algo muito ambicioso que quer mostrar, de cara, algo grandioso demais, é muito gostoso poder “se tornar” um dos personagens – o fato de que Haruka não “entende” nada do que está acontecendo e é simplesmente jogada em um mundo no qual ela se torna uma guerreira faz com que nós nos aproximemos dela e conheçamos esse mundo através dos seus olhos, e a sensação de que ainda não entendemos tudo é fantástica porque, na verdade, é a sensação de que “ainda temos muito a descobrir”: é assim que uma série cria expectativa, porque eu mesmo estou empolgadíssimo pelo próximo episódio, para poder continuar explorando, entendendo esses personagens, entendendo a ligação com temporadas passadas…

Parece que “Avataro Sentai Donbrothers” vai continuar com uma vibe de “temporada de aniversário”, usando elementos de outros Super Sentai, o que eu também acho inusitado, mas incrível: a franquia está passando por uma clara mudança, fala-se abertamente sobre “tentar coisas novas”, e “Donbrothers” é um passo importante nessa transição, mas o fato de ela apelar à nostalgia faz com que consigamos preservar um pouco daquilo que fez com que nos apaixonássemos por Sentai e continuemos sentindo que é, sim, tudo parte de uma mesma franquia – ao mesmo tempo em que exploramos o novo. Há uma conexão com “Zenkaiger” quando vemos, por exemplo, uma Sentai Gear sendo usada para criar o vilão da semana (!), ou na luta de mecha, além, é claro, da aparição do Zenkaizer Black, uma nova versão de Kaito que eu não vejo a hora de conhecer de verdade…

O episódio começa com Haruka, uma garota que acabou de ganhar um prêmio por causa de seu mangá – mas que tem a vida virada de pernas para o ar e nem mesmo a sua fama parece que vai se sustentar… depois de receber um prêmio importante pelo mangá que escreveu, Haruka é misteriosamente atacada durante a noite e é “salva” por um homem que ela julga ser um herói, mas que vai descobrir, no fim do episódio, que não é… achei interessante essa ideia de um vilão que é humano e que se transforma, e não sei se é isso o que o meu amigo Kleber quis dizer quando falou que “a estreia parecia de Kamen Rider” (então desculpe usar suas palavras fora de contexto, amigo!), mas, para mim, esse é um elemento que me faz pensar muito em “Kamen Rider” – como em “Build”, quando tínhamos o Gentoku se transformando em Kamen Rider Rogue, por exemplo.

Depois desse primeiro contato de Haruka com um mundo diferente, as coisas mudam de fato para ela quando ela ganha um óculos amarelo e o poder de se transformar em Oni Sister, e aqui eu tenho várias coisas a elogiar: adorei o visual do óculos, e amei como ele permite que a pessoa veja um novo mundo que interage com o nosso continuamente – isso me fez pensar em obras de ficção científica, como “Black Mirror”, com uma pitada de “Tron” e, é claro, “Avatar”. Acho que o conceito de “Donbrothers” foi muito bem estruturado antes desse primeiro episódio ser escrito, porque percebemos a segurança que existe na liberdade que o roteiro se dá de não explicar tudo agora, porque Haruka ainda está descobrindo as coisas. Sua primeira luta é interessantíssima, mas, relacionado a isso ou não, ela é acusada de plágio logo em seguida, o que eu achei desesperador.

Fiquei com uma pena da Haruka! Como posso me importar tanto com ela tão rápido?

Mas, convenhamos, “Donbrothers” soube fazer isso muito bem… e um grande exemplo disso é o Tsuyoshi, o nosso querido Kiji Brother – ou será que eu sou o único que está completamente apaixonado por esse homem? Tsuyoshi tem uma única sequência no episódio, mas, para mim, ele roubou totalmente a cena naquele momento! Além de ele ser uma gracinha (e eu ter uma queda séria por caras nerds de óculos), o personagem demonstrou, em poucos segundos de tela, um carisma gigantesco enquanto se unia a Haruka na segunda batalha da personagem – inclusive, achei justíssimo que Tsuyoshi fosse o primeiro personagem da temporada de quem vimos o henshin completo: afinal de contas, ele é o primeiro homem rosa do Super Sentai, ESSE É UM MOMENTO IMPORTANTÍSSIMO e precisa ser valorizado… também adiciono: o henshin é muito bom…

Ansioso para ver de todos os demais.

Haruka passa uma parte do episódio em busca do “misterioso” Taro Momoi, alguém que, aparentemente, nunca mente e a quem ela deve jurar sua lealdade… falando sobre Taro Momoi, ele é um personagem que me dividiu – antes que vocês me julguem, deixe-me explicar. Eu ADOREI o Taro Momoi, de verdade… mas em sua forma humana. Adorei aquela aura misteriosa dele, andando pela cidade e “criando vínculos”, e eu senti que é um personagem de quem eu posso gostar demais; como Don Momotaro, no entanto, eu ainda tenho a mesma impressão que tive durante sua participação em “Zenkaiger”: o achei exagerado. Vamos ver como eles definem o tom do personagem ao longo dos episódios, e eu posso mudar de opinião, mas, por ora, foi muito mais legal ver Oni Sister e Kiji Brother em ação – e a risada do Don Momotaro é meio macabra, não?

Sobre referências e elementos de temporadas passadas… Don Momotaro é o primeiro a usar o “Avatar Change” para se tornar o Zenkaizer em ação, esse é um elemento que já vimos em “Gokaiger”, mas que deu muito certo na época e deve dar certo novamente… sei que eu, particularmente, gosto muito disso de eles “se tornarem” guerreiros do passado, adoro rever os uniformes queridos em ação; vemos, também, a SentaiGear de “Ryusoulger”, e parece que elas é que “criarão” os monstros da semana, o que pode ser bem interessante, e também é um elemento que me faz pensar em “Kamen Rider”“Zi-O” usou algo muito parecido; e, por fim, temos uma aparição muito rápida de Kaito e outra aparição muito rápida do Zenkaizer Black, e eu estou muito curioso para conhecê-los – sei que não é o Kaito que conhecemos, mas acho que continuaremos o amando, não?

Quer dizer, espero que sim! O Kaito merece!

ADOREI a estreia de “Donbrothers”. E que venha mais episódios bons!!!

 

Mais reviews de “Avataro Sentai Donbrothers” EM BREVE!

 

Comentários

  1. Primeiramente, AAAAAAAAAAAAAAAAAAH fui citado no seu texto 😍🤧. É o meu nome sendo eternizado numa review sua, confesso que gritei aqui kk.

    Amigo, amei o primeiro episódio de DonBrothers, gostei dessa escolha narrativa desse mundo novo nós ser apresentado pela visão da Oni Sister, tudo é muito novo para ela, e para nós telespectadores também, então à medida que ela for entendendo como funcionam as coisas, a gente vai aprendendo junto.

    De fato senti uma vibe meio Kamen Rider na série, e não sei explicar direito o porquê, só senti essa vibe kkkkk.

    Tô simplesmente apaixonado pelo Sonoi, o vilão gato que a Oni Sister imaginava ser um herói, e estou ansioso pela chegada dos outros antagonistas. Vilão humano é tudo de bom, né? Ultimamente a gente só tem visto vilões que usam fantasia, faz tempo que não tem humanos.


    Achei bem interessante o começo do episódio com a Haruka usando os óculos e enxergando os monstros por detrás do disfarce. Eles perseguindo ela deu uma agonia, e sinto que as coisas começaram a dar errado pra ela a partir do momento em que os monstros perceberam que ela podia vê-los. Como esses monstros aparentemente podem se disfarçar de humanos tranquilamente, provavelmente eles devem estar infiltrados em todo lugar, e eu acho que são eles os responsáveis por fazerem as coisas darem errado para a Haruka.

    Quanto ao Kiji Brother, o ator é um amor, já virei fã. Incluindo queria um BL protagonizado por ele.

    O DonMomotaro parece que vai ser um red muito divertido, gostei dele.

    Já o Kaito Black... Acho que ele é aquele Deus.

    Enfim, amei a review, a cada episódio assistido voltarei aqui no seu blog!!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário