Além da Ilusão – A promoção de Olivia

Luta pelos direitos dos trabalhadores!

Eu já tinha comentado, há algum tempo, que dois personagens roubariam a cena em “Além da Ilusão”: Lorenzo e Heloísa. Agora, no entanto, eu preciso aumentar essa lista, porque eu sinto que Olivia Ferraz também vai ser uma personagem INCRÍVEL de se acompanhar – e ela tem muita coisa a seu favor: a atuação impecável de Débora Ozório, o texto bem-escrito para a sua personagem, a temática interessante que ela levanta, e ela ainda vai ter um romance interessante com o personagem de Jayme Matarazzo, que também é um ótimo e carismático ator. Eu acho que eles têm tudo para ser um dos núcleos mais legais de se acompanhar na novela! Isso sem contar o fato de que eu acredito piamente que Olivia vai ser a filha de Heloísa que o Afonso doou quando nasceu, então serão dois núcleos excelentes que se fundirão no fim das contas.

Isso promete!

Olivia é inteligente, determinada, competente e se importa com as pessoas ao seu redor – ela é incrível! Quando Dona Felicidade vomita em um rolo de tafetá porque passa mal por conta da gravidez e Joaquim faz de tudo para humilhá-la, Olivia cresce de um jeito impressionante, e é maravilhoso acompanhar as suas cenas. Joaquim chega à produção furioso, fazendo uma cena humilhando os funcionários, os chamando de “porcos” e dizendo que o rolo de tafetá será descontado do salário de Felicidade, e se ela não tem dinheiro para pagar por ele, então ela está demitida… sua expressão asquerosa mostra o prazer que ele sente em humilhar as pessoas, e ele ainda ri de Dona Felicidade quando ela desmaia, a acusando de estar encenando aquilo para não perder o emprego, e manda todo mundo voltar para o trabalho imediatamente ou vai ter demissão coletiva.

Olivia acompanha Dona Felicidade até a sala de Joaquim para falar com ela e para explicar que ela passou mal porque está grávida, e ele simplesmente mantém sua posição de demissão, achando que agora tem mais motivo ainda para fazer isso, se ela engravidou, o que deixa Olivia indignada, dizendo que ele não está sendo justo, que isso é desumano, e embora ele a ameace demitir e ela insista em protestar, Joaquim é irredutível, insensível e nojento. Isso tudo é importante, no entanto, para que a personagem de Olivia cresça, porque ela está inconformada com a situação, e convicta de que a fábrica precisa de alguém que lute pelos direitos deles – era uma época em que a CLT tinha acabado de ser criada, em que os trabalhadores estavam apenas começando a conseguir alguns direitos, e então ela resolve fazer algo, E ORGANIZA UMA ESPÉCIE DE GREVE.

Sob ordens de Olivia, todos os teares são desligados, e então ela reúne todo mundo para discursar e para falar sobre como não é certo o que o Joaquim está fazendo, e eles não podem aceitar isso… os demais trabalhadores temem ser demitidos como Dona Felicidade foi, mas Olivia é firme e diz que eles não vão demitir todos eles, porque precisam deles para gerar lucro à fábrica – juntos, eles são mais fortes. Ela recebe uns aplausos, sobre em um banquinho para falar e tudo, e quando o Joaquim desce para ver o que está acontecendo e manda todo mundo voltar ao trabalho, Olivia diz que eles só voltam quando devolverem o emprego da Dona Felicidade, e se senta no chão, em uma das MELHORES CENAS DA NOVELA ATÉ AQUI! E todo mundo ao redor de Olivia também se senta no chão, enquanto Joaquim, por um segundo, não sabe o que fazer.

Ele faz o que sempre faz, é claro: ameaça demitir todo mundo. Felizmente, Eugenio está ali para impedi-lo, e Isadora e Violeta também interferem, dizendo que ele não pode falar assim com os funcionários e garantindo a Olivia que ninguém vai ser demitido, que eles só precisam saber o que aconteceu. Olivia explica, então, para Isadora e Violeta, que Dona Felicidade foi demitida por ter passado mal devido à gravidez e ter vomitado em um rolo de tafetá, então Violeta chama Olivia e a Dona Felicidade para a sua sala… adoro como ela escuta a história e como o Joaquim está impaciente e irredutível, mas é evidente que ele já perdeu e não tem chance nenhuma. Olivia garante que ninguém aceita essa demissão e que seguirão parados até que Dona Felicidade seja readmitida, e então ela consegue não apenas a readmissão, mas a licença maternidade, que era facultativa na época.

No fim, Joaquim segue o conselho de Úrsula para tentar dobrar tanto a Olivia e a Isadora – o que só mostra que ele não conhece nem uma nem outra. Como Isadora está chateada com as suas demonstrações de machismo e sua rudeza ao falar com os funcionários, ele resolve promover a Olivia a supervisora, acreditando que, assim, vai impressionar a Isadora e, de quebra, ainda vai fazer com que os trabalhadores fiquem contra a Olivia, e realmente tem alguns que não gostam muito da decisão, mas ela é mais inteligente do que isso, e ela sabe exatamente o porquê de Joaquim a ter promovido… agora, ela só precisa estar bastante segura do seu trabalho, que ela vai arrasar, certamente! Ela está decidida a fazer um ótimo trabalho e, ao mesmo tempo, manter os tecelões ao seu lado, garantindo a produção para a fábrica e mais direitos para os trabalhadores.

Acho que vai ser uma das minhas partes favoritas na novela!

 

Para mais postagens de “Além da Ilusão”, clique aqui.

 

Comentários