Avataro Sentai Donbrothers, Don 3 – Light Thief

Haruka descobre quem é Taro Momoi!

E eu continuo gostando bastante de “Avataro Sentai Donbrothers”, enquanto a temporada continua dividindo opiniões – entendo a crítica em relação àquela cena final na qual o Don Momotaro chuta a Oni Sister, o que foi totalmente descabido e desnecessário, e realmente me deixou mal, e se esse tipo de coisa continuar (pessoal que critica o roteirista fala sobre sua misoginia… eu, no entanto, nunca assisti nenhum tokusatsu dele, então não sei), pode ser que a experiência de “Donbrothers” seja prejudicada… o que é uma pena, na verdade, porque eu realmente estou investido na história e na condução, o que tampouco está agradando uma parte do público: é mais confuso e inusitado que o normal, mas está uma delícia acompanhar a construção dessa narrativa aos poucos, e eu, particularmente, adoro o tom de mistério de quando nem tudo vem mastigado pelo roteiro.

“Light Thief”, como o título sugere, traz um vilão criado a partir da Sentai Gear de “Kaitou Sentai Lupinranger” – e sendo um episódio com referências a “Lupinranger” (embora teremos mais da temporada no próximo episódio, quando os Donbrothers puderem se transformar neles!) e a “ToQger”, eu sei de um amigo meu que deve ter surtado! Continuo achando bem interessante a construção dos “monstros” que precisam ser enfrentados, porque eles são humanos transformados, com a Sentai Gear se aproveitando e intensificando sentimentos negativos que essas pessoas já têm, o que me lembra muito “Kamen Rider Zi-O” (inclusive, muita coisa no conceito de “Donbrothers” me lembra “Zi-O”). Dessa vez, temos um antigo entregador que, ao invés de “entregar felicidade” (Taro Momoi diz que essa é a função deles), ele está “entregando escuridão”.

Enquanto isso, continuamos conhecendo novos personagens, mas nenhum além de Haruka e Taro Momoi tem muito destaque… Tsubasa, o Inu Brother, e Tsuyoshi, o Kiji Brother, só aparecem quando estão transformados, por exemplo, e Shinichi Saruhara, o Saru Brother, é o único além da dupla principal que ganha certo destaque, mesmo que por poucos minutos, e eu preciso dizer que sinto que ele será um personagem de que gostarei bastante – além de ser absolutamente lindo (acho que ele é o ator mais lindo do elenco, talvez?), ele é todo diferentão e tem um coração imenso, e me conquistou em pequenos momentos como quando estava “tomando saquê” ou quando usou os seus poderes de Saru Brother para ajudar umas crianças a pegarem uma bola que elas tinham derrubado… espero que “Donbrothers” dê a devida atenção a esses outros personagens.

Por ora, no entanto, focamos em Haruka e Taro Momoi… Haruka está tentando escrever uma nova história, mas sem muita empolgação, porque sabe que provavelmente só vão novamente pensar que ela plagiou, quando Taro Momoi, o cara que ela está buscando desde o primeiro episódio, aparece na sua porta para fazer uma entrega – os dois acabam juntos em uma sessão de entregas e em uma missão: Haruka quer encontrar o misterioso Taro Momoi, sem saber que é o cara com quem ela está dividindo uma van, e Taro Momoi quer encontrar o tal de “Urso Negro”, o homem que está se passando por entregador para invadir casas e roubar lâmpadas, como se quisesse “tirar toda a luz do mundo”. Quando não estão transformados em Don Momotaro e Oni Sister, acho que Haruka e Taro Momoi formam uma dupla bastante interessante!

E só eu tenho a impressão de que o Taro Momoi literalmente “se transforma” quando vira o Don Momotaro? Não sei se tem alguma coisa a ver com a história original do folclore japonês que deu origem ao conceito da temporada, mas eu ainda não consigo associar direito o fato de que eles são a mesma pessoa – e preciso dizer que Taro Momoi me parece muito mais gostável do que o Don Momotaro… e ele não me parece o tipo de pessoa que chutaria outra, como ele faz no fim do episódio, por exemplo? Como Taro Momoi, ele está preocupado em levar sorte e felicidade, em criar vínculos com as pessoas, e ele defende a Haruka de uns caras babacas que querem se aproveitar dela, então eu ainda não estou conseguindo conciliar essas duas imagens do personagem. Talvez eu esteja pensando demais… ou talvez seja um plot escondido e eu ficaria muito feliz se fosse!

A luta do episódio traz, pela primeira vez, a equipe completa – e é meio caótico. Queria elogiar, mas não consigo levar muito a sério o CGI, e fico me policiando o tempo todo para não reclamar, mas a diferença de cor e textura dos personagens quando eles colocam o Kiji Brother e o Inu Brother ao lado do Saru Brother, por exemplo, é gritante… então, é sempre um alívio quando podemos vê-los se transformar, no melhor estilo “Gokaiger”, em equipes do passado, usando Sentai Gears que já foram liberadas em outros episódios – nesse episódio, como imaginamos, foi a vez de “Ressha Sentai ToQger” e vemos o Kiji Brother, o Saru Brother e a Oni Sister se transformar nos ToQ 5gou, 2gou e 3 gou, respectivamente… não vejo a hora de ver os “Donbrothers” terem uma grande variedade de Sentai Gears – não vejo a hora de ver diferentes combinações em um mesmo episódio!

A mais recente Sentai Gear usada para transformar um humano em um “monstro” e liberada ao fim do episódio, então, é a de “Lupinranger”, e vamos ver que rumos a temporada vai tomar agora que a busca de Haruka por Taro Momoi chegou ao fim – talvez comecemos, agora, a explorar os diferentes grupos que estão enfrentando esses ataques… de um lado, temos os Donbrothers, que querem libertar os humanos transformados; de outro, temos os supostos “vilões”, que eu acredito que serão mais como “anti-heróis”, que não se importam com os humanos e estão dispostos a destruí-los… dessa vez, conhecemos Sononi, e ela não pensa duas vezes antes de destruir o “monstro da semana”. E, por fim, temos o novo Kaito, que continua sendo um personagem enigmático, mas eu espero sinceramente que ele receba um bom plot. O ator merece!

 

Para mais postagens de “Avataro Sentai Donbrothers”, clique aqui.

 

Comentários