Além da Ilusão – A fuga de Davi

“Eu vou fugir desse inferno, doutor”

Condenado a 20 anos de prisão, Davi não aguenta mais ficar pagando por um crime que não cometeu… assim, ele decide que chegou a hora de escapar! Foram dez anos estudando mágica e os escritos do grande Houdini, o maior escapista do mundo, e ele acha que pode, finalmente, fazer o ato de sua vida: a fuga da prisão. E quando o advogado lhe diz que isso pode ser prejudicial para o seu caso, ele diz que não tem medo, porque, se sair, ninguém nunca mais vai ouvir falar dele. Eu entendo o Davi, de verdade: ele já está ficando louco ali dentro, está vivendo um inferno diário, e pensar que ainda tem 10 anos pela frente, tendo sido condenado injustamente? Qualquer um pensaria em fugir… para isso, seu “grande número” começa com um pequeno truque de mágica para distrair todo mundo no refeitório e roubar um garfo do qual vai precisar.

Enquanto isso, Matías está cada vez pior – nesses dez anos, ele desenvolveu o que Violeta chama de demência precoce, com surtos paranoicos. Matías está vivendo com a família no engenho porque Violeta se recusa a mandá-lo para um sanatório, mas ele ocasionalmente passa uns dias internado quando está muito mal. Leônidas, um dos funcionários do lugar, é quem melhor sabe lidar com ele, e embora eu não sinta a menor pena de Matías (não consigo), eu achei incríveis as cenas de Leônidas com ele, encontrando maneiras de acalmá-lo quando ele fala sobre “um passarinho preso dentro da sua cabeça”, por exemplo! Leônidas, ainda, está apaixonado por Heloísa, e todo mundo sabe disso, mas Heloísa é dura, da maneira mais divertida possível, e diz que “sente pena do rapaz”, porque, se ele está realmente apaixonado, ela “não tem como ajudá-lo”.

Heloísa continua sendo A MELHOR PERSONAGEM dessa novela.

O dia da fuga de Davi é marcado por uma série de imprevistos que quase fazem parecer que ele não vai conseguir – mas sabemos que vai. A novela trabalha com suspense e tensão para que Davi consiga saltar da viatura na qual está ao ser transferido, e em todos os acontecimentos que vêm depois disso… Davi é caçado incessantemente, os policiais tentam dizer para ele que gostam dele e que não querem que ele fique preso mais do que o necessário, mas Davi consegue escapar e entrar, escondido, em um trem, sem saber para onde ele vai… o que importa é que ele vá para o mais longe possível. O destino, no entanto, tem uma surpresa para Davi: o trem sofre um acidente e, quando a polícia chega no lugar, Davi pensa rápido, se joga no chão e pega o documento do homem aparentemente morto que está ao seu lado – agora, arrancando a foto, ele pode se tornar outra pessoa.

“Sabe me dizer seu nome?”

“Rafael. Rafael Antunes”

O verdadeiro Rafael Antunes, no entanto, ainda não está morto, como ele acreditava: ele está em uma cama de hospital ao seu lado, desacordado, e quando/se ele despertar, o disfarce de Davi irá por água abaixo… a grande ironia de toda a sequência, é claro, é que Rafael Antunes estava indo trabalhar na Tecelagem Tropical, então Violeta e Eugênio vão ao hospital buscá-lo quando ficam sabendo do acidente: Davi se vê em uma situação na qual está prestes a se tornar o novo funcionário da tecelagem de Violeta, a mãe de Elisa! E ele não sabe como pode escapar… por enquanto, terá que interpretar o personagem de Rafael Antunes e torcer para que o verdadeiro não desperte. Acolhedora e preocupada, Violeta ainda se propõe a levá-lo para sua própria casa, dizendo que ele precisa se recuperar do susto antes de ir para o seu novo trabalho…

Uma das cenas mais interessantes e angustiantes da novela acontece quando “Rafael” desce do carro e Violeta diz que “vai apresentá-lo ao seu marido”: O MEDO QUE O DAVI SENTIU AO DESCOBRIR ONDE ESTAVA E AO VER O MATÍAS NA SUA FRENTE! A cena é absurdamente tensa, mas, felizmente, Matías está desequilibrado o suficiente para não reconhecê-lo – ele pergunta quem ele é, depois começa a ouvir Elisa chamar por ele, tem um novo surto e sai correndo mandando as pessoas “pararem de olhar para ele”, e Davi pode respirar aliviado… ou tão aliviado quanto é possível nessa situação. A parte “boa” é que, em algum momento de lucidez quando Matías reconhecer Davi, ninguém vai levá-lo à sério e vai achar que ele está delirando mais uma vez. Ainda assim, Davi sabe que não pode ficar ali por muito tempo e precisa encontrar uma maneira de fugir.

Outra cena incrível é quando Augusta vai levar comida para o “Rafael Antunes” e, ao reconhecê-lo, derruba a bandeja, assustada… quando Violeta aparece perguntando o que aconteceu, Augusta atende ao pedido de Davi e não o entrega, mas quando Violeta vai embora, Augusta pede que Davi lhe explique o que está fazendo ali: por que inventou outro nome e voltou? O que quer com essa família? Davi conta, então, toda a história e tudo pelo que passou nos últimos dias, sobre como não planejou estar ali e como quer ir embora… é emocionante a cena da Augusta dizendo que nunca duvidou de sua inocência e pedindo perdão por não ter deposto a seu favor, porque ficou com medo e não existe um dia em que não se sinta culpada, mas Davi a tranquiliza, dizendo que ela não precisa se sentir assim porque não faria diferença… mas, de todo modo, a perdoa, se ela o quer.

A cena é linda e Davi encontrou a melhor aliada que podia ter.

 

Para mais postagens de “Além da Ilusão”, clique aqui.

 

Comentários