VIOLETTA – A guitarra do pai de Diego



Diego é um personagem mais complexo do que parece…
Estou cada vez mais convencido de que Diego está verdadeiramente apaixonado por Vilu. Eu gosto de como, com o passar da temporada, “Violetta” está se dedicando a aprofundar o personagem de Diego e está nos presenteando com algumas cenas simples e rápidas, mas que representam bastante – é como aquele momento em que ele a vê online tarde da noite, liga para saber se está tudo bem, e então canta para fazê-la dormir. Então, mesmo depois que ela já pegou no sono, ele a chama de “mi amor”, e isso me faz pensar que ele não está mais mentindo como diz que está. O legal, também, é que há todo um mistério em torno do pai perdido de Diego, e isso faz com que ele se torne mais humano, porque são os poucos momentos em que ele parece mais vulnerável, e talvez seja alguns dos poucos momentos em que o estamos vendo de verdade.
Mas vamos falar de Francesca… quando o seu pai decidiu que a família estava se mudando de volta para a Itália, uma profunda onda de tristeza tomou conta do estúdio. Todos sofreram, as despedidas foram de partir o coração, e aquela surpresa que os amigos prepararam ao som de “Hoy Somos Más” me fez chorar muito. Mesmo assim, nada muda a cabeça do pai de Fran, não importa o que qualquer um tente dizer, e por isso o último dia da garota em Buenos Aires é repleto de sofrimento. A despedida de Marco foi muito tristinha, os amigos fofos abraçando-a também, todos ali presentes: Cami, Vilu, Maxi, Broduey e Andres. Houve abraços e declarações, em uma despedida triste e sincera… e então Francesca vai ambora, e não sabemos se ela voltará. Quer dizer, nós ESPERAMOS que sim, mas naquele momento parecia real.
O sofrimento se espalha pelo estúdio, que não tem o mínimo ânimo para o tal “Concurso de Bandas” que a YouMix anuncia, e Violetta recebe apoios que a deixam ainda mais confusa. Primeiro de León, que pergunta se ela está bem e a abraça, e então ela se sente acolhida. Depois, Diego também tem uma cena linda com ela (!), se mostrando querido e compreensível. Com isso, Vilu fica confusa, porque outrora achara que apenas León podia entendê-la, mas agora sabe que Diego também, e ver a ambos como “opções” a atormenta. Em uma cena corajosa, ela vai até a casa de León perguntar se eles podem ter outra oportunidade, e ele não responde… apenas suspira e abaixa a cabeça, o que é cruel e triste. Vendo que não há mais futuro algum possível com León, Violetta vai até Diego e se declara, disposta a “escutar a canção”, e me doeu seus motivos.
Quanto a Francesca, ela nem chega a viajar. Ainda no mesmo dia, a mão dela surge no ombro de Violetta, no parque, voltando diretamente do aeroporto, E MEU CORAÇÃO DISPAROU DE EMOÇÃO. Fran diz que Vilu é “a melhor amiga do mundo”, e explica como o pai mudou de ideia depois de tudo, dizendo que nem sabe como agradecê-la. O pai finalmente entendeu o quanto ela sofreria indo embora, e decidiu que pode confiar nela. A reação de Marco também foi adorável. Afinal, ele estava todo tristinho e melancólico sem a Fran, e a sua expressão ao vê-la, correndo para abraçá-la… QUE CENA MAIS TERNA! Ele corre o mais rápido que pode até ela, a abraça e a gira no ar, e aquilo foi tão romântico e tão sincero! Eu fico muito feliz que Fran possa estar de volta, e que ela não tenha passado nem um capítulo inteiro fora da novela, porque eu sentiria sua falta…
Assim, com a alegria retornando ao estúdio agora que Francesca está de volta, é dado o pontapé inicial para o Concurso de Bandas. León e Diego decidem cantar juntos, apesar de todas as desavenças, porque aparentemente “soam bem juntos”. Não que vá ser uma convivência amigável. Violetta, por sua vez, planeja cantar com as amigas, embora Marotti crie empecilhos para isso, inicialmente – e eu devo dizer que, dessa vez, eu concordei com ele. Tendo em vista que o prêmio era cantar com ela e Federico, as estrelas da YouMix, parecia bastante favoritismo permitir que ela concorresse, não? Compromete mesmo a veracidade do concurso! De todo modo, eventualmente as garotas conseguem o que querem, e Marotti permite que Violetta cante com elas, o que resultará, lá no final, em uma nova interpretação de “Código Amistad”, dessa vez com Naty!
Enquanto o Concurso de Bandas se anuncia, as coisas no estúdio saem de controle. A desculpa de Gregório é descoberta e ele acaba dançando na rua, e Jaque surta por causa de tudo o que vem acontecendo, e as teorias em grupo se tornam ainda mais divertidas… detalhe para a fofura de Beto perdoando Pablo! E também temos Diego e a história de seu pai, com aquele sonho com a guitarra que “tem algo a ver com ele”. Ali, Diego vê uma versão criança dele cantando com o pai, e foi muito forte vê-lo jovem, sentado no chão, abraçando os joelhos com a emoção estampada nos olhos. Ali, Diego não tinha nenhuma máscara colocada. Ela realmente divide tudo com Violetta, a deixa entrar em sua vida e em seus sentimentos, e eu gosto de como já começamos a desmistificar a ideia de que “Diego é um vilão”, ainda antes de Violetta descobrir as armações.
Um dos maiores destaques, a meu ver, é a cena em que Diego vê Violetta e Germán abraçados ao chegar na casa da namorada, e ele sorri – e aquele sorriso é verdadeiro, porque ninguém estava olhando. Diego não é mau, tampouco mente o tempo todo. Foi MUITO BONITINHA a cena do Diego dizendo a Violetta que a cena o afeta e que “ele adoraria saber qual é a sensação de se estar dentro de um abraço como aquele”. Comovida por todos esses últimos acontecimentos, Violetta decide ajudar Diego na busca por seu pai, e ela começa conseguindo para ele a guitarra que “tem a ver com ele”. Diego tem uma nova guitarra, Violetta está mais próxima dele que nunca, e León não poderia estar sentindo mais ciúmes, o que no fundo me incomoda… afinal de contas, ele é um personagem bastante baseado na hipocrisia, não é? Me poupe.
Também temos um CASAMENTO À VISTA. Jade está determinada a planejar o casamento de Germán e Esmeralda, e quando Germán conta sobre o pedido a Violetta, ela fica TÃO verdadeiramente feliz, com uma comemoração real e quase infantil, indo abraçá-lo. É uma cena bonita, mas é tristíssimo como Angie presencia tudo e sofre… depois disso, Germán conversa com ela, a agradece por tudo o que fez e por ter “devolvido a alegria àquela casa”, e ela chora ao abraçá-lo e desejar que “ele seja feliz”. Mais tarde, ela se abre com “Jeremias”, dizendo que fica muito triste com o casamento e, mais do que isso, fica brava, porque ela sabe que não podia estar se sentindo assim… estamos entrando em um território bastante complicado e quero só ver as reverberações de quando todos descobrirem o disfarce de Germán.
Voltando a Violetta e Diego, outra cena de que gosto bastante surge quando Ludmila a provoca. São aquelas acusações de sempre, mas ela segura o seu braço e a machuca, e então Diego aparece para defendê-la (!), como um príncipe protetor. A atitude dele é bonita, e ele foi sincero ao ir contra a “sua melhor amiga de vida inteira” pela garota “por quem não está apaixonado”, ou qualquer coisa assim. Diego insiste que “nunca se apaixonaria por uma garota como Violetta”, mas ele constantemente só demonstra o contrário, como quando ele canta para ela dormir e a chama de “mi amor”, como comentei mais cedo. De todo modo, acho que Ludmila perde realmente a parceria de Diego quando ela, convencida de que ele se apaixonou de verdade por Violetta, quebra a guitarra que ela lhe deu de presente, sem saber que isso tinha relação com seu pai.
Então a atitude é bem mais séria do que parece.
Vamos ver o que isso quer dizer para o futuro de “Violetta”…

Para mais postagens de Violetta, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz


Comentários