This is Us 3x13 – Our Little Island Girl



“Actually, I have something else in mind. I want to teach”
UM EPISÓDIO INTEIRAMENTE SOBRE A BETH! E que episódio mais emocionante… Beth é uma personagem forte que sempre amamos, e que é diferente de Randall de várias maneiras – muito mais racional e menos impetuosa que ele, eles sempre foram muito complementares, e esse episódio mostra um pouco sobre a infância e a adolescência de Beth, permitindo-nos conhecê-la melhor. E, como é o caso de todos os personagens de “This is Us” quando os conhecemos mais a fundo, ela tem uma história também muito sofrida, embora de uma maneira diferente da de todos os outros… Beth sempre sonhou em ser uma BAILARINA, e os pais sofreram muito para que conseguissem pagar pela escola de ballet que ela frequentava, mas eventualmente a mãe, durona, racional e preocupada com “segurança” para o futuro da filha, a tirou de lá.
A mãe de Beth, que eu vou chamar de Mama C, como a Zoe a chamava, sempre foi bastante rígida. Ela é a diretora de uma escola que ainda não quer se aposentar, mesmo que talvez já esteja na hora. Quando ela se machuca mais uma vez, Beth e Zoe pegam o carro para irem visitá-la e, enquanto isso, acompanhamos os flashbacks das garotas morando com Mama C. Beth sempre foi diferente de seus irmãos: ela gostava de desenhar ao invés de fazer tarefa de casa, e tinha uma mente sonhadora… então as coisas mudaram para Beth quando ela fez, escondida da mãe, naturalmente, a audição para a Academia de Ballet… e acabou sendo aprovada. Tudo o que ela mais queria era poder DANÇAR COM AS OUTRAS MENINAS, mesmo que isso envolvesse três horas de ensaio diários mais aula durante o dia inteiro todos os sábados…
Mas era o que Beth queria.
E por mais que fosse difícil de pagar, e Mama C não gostasse da ideia de que as chances de ela conseguir seguir uma carreira de bailarina fossem pequenas, ela não negou o sonho da filha. Mas tudo graças ao pai, que é um fofo… então, Beth entrou para a Academia de Ballet, e ensaiou com todo o seu coração, duríssimo, diariamente. Mas embora ela ensaiasse com toda a sua força, ela não conseguia ser a melhor da turma – e ela queria tanto aquele solo em Lago dos Cisnes. As coisas pioram quando o pai de Beth fica doente, com câncer nos pulmões, e ela se sente culpada… ela acha que é porque ele se esforçou trabalhando demais para que pudesse pagar as suas aulas de ballet. Ela quase desistiu da dança, mas Mama C não permitiu, não enquanto ela não fosse até o fim e enquanto não fizesse o seu melhor por aquele importante solo.
Mas Sonya o conseguiu.
Então, Mama C voltou atrás. Beth não queria desistir. Ela continuaria trabalhando duro para ser cada vez melhor, ela ainda tinha o sonho de entrar em uma Companhia, mas Mama C refez todos os seus planos sem consultá-la… a jogou quase empurrada na faculdade, para que ela levasse uma vida “normal” e “segura”, e eu fiquei muito triste em ver a Beth tendo que abrir mão desse seu sonho… tudo bem que a mãe a jogou no caminho de Randall, sem saber, e a cena dos dois se encontrando ali no fim da adolescência, mesmo que breve, foi muito fofa, mas ainda assim Beth estava trilhando um caminho que não era o que tinha escolhido para ela… e a sua vida poderia ter sido totalmente diferente. A mãe não precisava ter tirado dela o sonho da dança de forma tão abrupta… e eu meio que me incomodei com a forma rígida de Mama C criar sua filha.
Eu sei que ela estava tentando protegê-la, e que era a única maneira que Mama C sabia de fazer as coisas, mas isso precisava parar – nem que fosse agora, no presente. Beth e Zoe vão até a casa em que cresceram para cuidar dela, e ela tem uns comentários bem “maldosos” para fazer para Zoe que, felizmente, Beth não permite que continuem por muito tempo porque conta que ela perdeu o emprego… e a mãe se desespera querendo “ajudá-la” a conseguir outro emprego, e é essa atitude condescendente que nos incomoda. Isso de não deixar que as pessoas sigam suas vidas e tomem suas próprias decisões, essa necessidade de se intrometer em tudo, e foi um tapa na cara quando a Beth disse, naquela conversa às 3 horas da manhã, que “não estava feliz com a sua ajuda”. Porque ela precisava dizer esse tipo de coisa que sempre quis dizer, desde a infância.
E foi libertador… quiçá para as duas. Mama C não é uma má mãe – ela criou seus filhos como sua própria mãe a criara, agindo da forma que achava que era a correta… só isso. Mas Beth não queria ter precisado abandonar a DANÇA, e a maior prova disso é essa emocionante sequência final, em que Randall a leva até um lugar onde ela pode “fazer uma loucura”. Ou qualquer coisa assim. Temos uma sequência linda em que vemos a Beth do presente dançar, acompanhada de flashes da Beth da infância e da adolescência, também dançando, e então uma mulher aparece para dizer que ela não precisa estar em uma aula para iniciantes, onde estaria entediada, e a sugere para uma aula avançada – mas Beth diz que ela “tem outra coisa em mente”. ME ARREPIOU todo quando ela toma coragem e diz o que quer: “Ela está ali para ensinar”.
BETH MARAVILHOSA! <3

Para mais postagens de This is Us, clique aqui.


Comentários