LIKE, La Leyenda (2019) – O acidente de Romina



Ir ou não para o convento?
Romina é uma das personagens mais adoráveis de “LIKE, La Leyenda”, e eu não tinha noção, no início da trama, que eu gostaria tanto dela com o passar dos capítulos – talvez a ficha só tenha caído, de uma vez por todas, quando ela recebe um prêmio no Kathy’s Choice Awards (!) e todo mundo fala sobre como ela é a alma de L.I.K.E., a garota que está ali para ajudar a todos, e É VERDADE. Romina sempre foi uma personagem muito espiritualizada, e ela trouxe à trama algumas discussões interessantes, como uma DST que ela contraiu ao fazer sexo sem camisinha; e o fato de a mãe ter uma esposa, coisa que ela não aceitava muito bem inicialmente, mas que parece ter aprendido a respeitar com o tempo –quando ela se despede de ambas para ir para o convento, por exemplo, ela abraça a namorada/esposa da mãe com carinho e diz que “a ama”.
E eu acredito nela!
Um dos momentos mais importantes da personagem foi a viagem a Jerusalém, já que é um lugar importantíssimo para alguém tão religioso como a Romina e, mais recentemente, ela resolveu que queria ser freira. É toda uma discussão interessante, porque se esse é o sonho dela e se ela tem certeza do que quer para o resto da vida, todos precisam apoiá-la, mas ao mesmo tempo ela é tão jovem, e não é claro se ela tem certeza do que quer – afinal de contas, ela até teve um namoro com o Silverio, que acabou não dando muito certo, e isso parece ter confundido um pouco mais a cabeça dela… e a mãe está totalmente preocupada. A mãe é bastante desrespeitosa em relação à decisão da filha, e acaba SABOTANDO a sua ida ao convento, o que é a causa de uma briga séria que Romina tem com a mãe, a ponto de não querer mais falar com ela.
Depois de o sonho ter se frustrado, Romina acaba se envolvendo mais uma vez com Silverio, porque o que existe entre os dois é real… ele está mudando por conta dela, e ela está apaixonada, cada vez mais certa de que não deveria mesmo ter ido ao convento – até que as coisas voltem a mudar. Durante o casamento de Isadora, Silverio e Romina “escapam” para ir à casa dele e terem sua primeira noite juntos, mas os dois acabam SOFRENDO UM ACIDENTE. É uma mistura de fatores: o fato de Silverio estar bêbado, em primeiro lugar, e de ficar atordoado quando ela conta que tem uma DST. Quando Silverio acorda no hospital, a primeira coisa que ele faz é perguntar sobre Romina, e é desesperador ouvi-lo gritar o nome dela, querendo vê-la, enquanto ninguém fala para ele qual é a sua situação… mas dão a entender que ela está pior do que ele.
Por isso, a culpa começa a tomar conta dele.
Silverio pouco se machucou no acidente, mas a situação de Romina é grave, e ele se culpa por isso – ele não quer que ela pense que o acidente é por causa do que ela contou para ele no carro, mas sabe que a culpa é dele por estar dirigindo alcoolizado, por isso ele vai até o quarto dela sozinho, carregando o soro ao seu lado, para vê-la. E a cena é tristíssima. Com Romina ainda desacordada, Silverio segura a sua mão chorando e pede perdão. Mais tarde, quando Romi já despertou, Silverio volta ao quarto e pede para falar com ela, e é uma sequência importante e triste… nós sentimos a dor e a culpa dele ao perguntar se ela está bem, e embora ela esteja conversando com ele e dizendo que “está bem”, ela se recusa a beijá-lo. Silverio pede perdão, diz que a culpa é dele, e ela diz que sabe que foi um acidente e que não tem nada que perdoá-lo.
Ele promete que, quando saírem dali, ele será o melhor namorado do mundo.
Mas ela não parece muito animada.
O acidente de Romina traz dois perdões extremamente importantes. Primeiro, o pai de Romina pede que ela perdoe a sua mãe, e é muito bonito, porque Romina a chama para dizer que, com o acidente, percebeu que a vida pode ser muito frágil e não quer estar brava com ela. As duas se abraçam e a mãe dela diz que “só quer que ela seja feliz”. Por isso, Romi pede que, então, ela aprenda a respeitá-la quando ela tomar uma decisão. Por outro lado, também tivemos a redenção de Kathy, que infernizou a vida de todo mundo durante a novela inteira e, recentemente, brigou com Romina por causa de Silverio e disse que “queria que ela morresse”. Com o acidente e esse “desejo” quase se realizando, a culpa corroeu Kathy e ela mudou um pouco a sua atitude… tanto que lhe deu um prêmio super bonitinho no “Kathy’s Choice Awards”, e Romina mereceu.
Quando sai do hospital, Romina anuncia a Silverio que “teve uma visão” e precisa voltar à ideia de ir para o convento. Inicialmente, ele ri dela, o que é meio que uma falta de respeito, mas ela não está brincando – ele está com flores na mão quando ouve Romi dizer que “não está na escola para ficar, que só veio se despedir”. É triste vê-lo sofrer, e é triste ver como ele transforma isso em explosão, ficando bastante revoltado, ao menos até que Romina vá conversar com ele: ela está indo para o convento, mas gostaria de deixar as coisas claras entre eles antes de partir. Então, ela diz que é um chamado e ela tem que atendê-lo – ela o ama, mas nesse momento, ir para o convento é o que precisa fazer. Com tristeza no olhar, ele a entende e a abraça… e eu entendo Romina. Pode não dar certo, ela pode desistir a qualquer momento, mas ela tinha que tentar.
Ou passaria o restante da vida pensando “E se…?”
É difícil para Silverio abraçá-la na despedida, mas ele o faz – com a voz triste, diz que ela não tem ideia da falta que vai fazer na sua vida, e diz que a ama. Romina diz que tampouco vai esquecê-lo e O BEIJA, o que me pareceu um tanto quanto confuso, mas ela está certa de sua decisão. Depois de se despedir dos amigos na escola, Romina é levada para o convento com o pai, a mãe e a namorada da mãe, em uma cena EMOCIONANTE com sentimentos paradoxais. É para ser um momento feliz, é a realização do sonho de Romina, mas também é triste vê-la partir, é triste saber que sentiremos sua falta, e isso tudo é colocado de forma inteligente na sequência. Então, Romina vai embora, acenando uma última vez para a família, e Silverio é deixado para trás, sofrendo porque perdeu a garota que amava, em dúvida se, um dia, voltará a amar alguém como a amou.
Ficando juntos ou não, um foi importantíssimo na vida do outro.
Isso jamais poderá ser ignorado.


Para mais postagens de LIKE, La Leyenda, clique aqui.


Comentários