Sex Education 1x05



“You’re a horrible person, why should I help you?”
OTIS PISOU MUITO NA BOLA, HEIN?! Adorei a maturidade desse episódio, que trouxe à tona dos assuntos interessantes: a) a divulgação de uma foto íntima com chantagem; e b) a amizade versus as paixões. O tema da foto divulgada se torna muito mais interessante quando descobrimos que a vagina da foto é de Ruby, uma garota chata que sempre faz de todo para humilhar pessoas como a Maeve, e ela vem pedir a ajuda justamente da própria Maeve e de Otis, para que eles descubram que foi que a enviou antes que eles divulguem a foto inteira, em que aparece o seu rosto. O segundo tema foi ainda mais forte, porque era o aniversário de Eric, e o Otis tinha sido um amigo fofo na escolha do seu presente, mas depois ele pisou na bola o deixando na mão, ainda mais com o Eric vestido para assistir “Hedwig”, em um mundo cheio de pessoas preconceituosas!
Além disso, como o episódio se passa aproximadamente um mês depois do último, Jackson quer que Maeve conheça suas mães, e ela está um pouco apavorada com isso, e acaba fugindo no meio do jantar, supostamente para “resolver o caso de Ruby”. Eu achei lindo da parte de Maeve ajudar a Ruby, mas eu confesso que não teria essa força de vontade na vida real – e se tivesse, eu não recusaria o dinheiro, como a Maeve fez. De todo modo, ela resolve ajudar Ruby porque ela tem um apelido ofensivo que a acompanha há 4 anos, e ela sabe o que Ruby vai sofrer se a sua foto for mesmo divulgada no dia seguinte, e ela não acha que ninguém mereça passar por isso… nem mesmo alguém como a Ruby. Então, eles investigam, indo a todos aqueles que poderiam ter mandado a foto, começando por Tom Baker, o único cara para quem a Ruby mandou a foto.
Também é o aniversário de Eric, E EU ESTOU COM MUITA RAIVA DO OTIS… isso precisa ficar bem claro. Ele começou o episódio fofo, comprando ingressos para “Hedwig”, mas quando eu vi como o Eric ia vestido (lindo e empoderado!), eu sabia que ia dar algum problema – Otis também se veste de drag (“Huh. You look fabulous. Have fun”), mas ele acaba não se juntando ao amigo. E é MUITO TRISTE ver a maneira como o Eric queria ser ele mesmo, mas como isso também o apavorava. Enquanto ele esperava o ônibus, por exemplo, e ele viu dois caras chegando, e ficou morrendo de medo – felizmente, aqueles dois primeiros caras eram bacanas. Um deles também estava de aniversário, gostou da roupa de Eric e até lhe deu um abraço… mas o fato de Eric sentir medo quando vê dois homens se aproximando e olhando para ele quer dizer muito!
Otis, então, PERDE O ÔNIBUS, porque estava “trabalhando num caso da clínica”, e foi patético! Depois disso, o Otis só piora a situação mais a cada momento… ele perde, inclusive, o próximo ônibus, e liga para Eric para dizer que “vai encontrá-lo depois do filme”, como se não soubesse como isso era importante para Eric. Ele está destruído e, para completar, ainda roubam o seu casaco com o telefone e a carteira, E É TUDO CULPA DO OTIS. O pior de tudo é quando Eric está voltando sozinho para casa, à noite, a pé, e ele acaba sendo abordado por uns babacas num carro que o provocam e BATEM NELE só pela maneira como ele está vestido… é uma cena angustiante, real e que nos faz lamentar o tipo de pessoas que existem no mundo! Consegui senti no Eric toda a sua humilhação, tristeza e solidão… e é tão diferente do que estamos habituados do Eric.
Portanto, ficou ainda mais forte.
Quando consegue um telefone emprestado, Eric liga para alguém vir buscá-lo: a mãe de Otis. Quando Otis chega em casa e encontra o amigo no sofá, ele demora para perceber o seu rosto machucado por ter apanhado, e começa a falar de Maeve e do dia que tiveram, o que é uma falta de consideração tremenda… então Eric percebe que ele o deixou sozinho, no aniversário e vestido assim, “para ficar com a Maeve”, e então expõe como ele é egoísta, como só pensa nele mesmo e como é um idiota por ficar correndo atrás da Maeve se ela não quer nada com ele. “You’ve changed, man. Old Otis would never do that”. Foi doloroso, mas foi PRECISO. E quanto mais o Otis fala, mais ele estraga tudo sendo um babaca… como me doeu quando o Eric disse que ligou para a mãe dele porque “ali se sentia seguro”, mas agora percebe que se equivocou.
Ouch.
A outra trama do episódio se desenvolve bem… Tom jura que não foi ele que mandou a foto para toda a escola, mas coloca Maeve e Otis na trilha de Glen Jacobs, embora eles acabem, eventualmente, retornando a Tom e, dele, indo para Kyle – porque Tom jura que não foi ele que mandou a foto com a ameaça para toda a escola, mas ele mandou a foto para Kyle, porque ele duvidou que ele tivesse transado com a Ruby. Então, Maeve e Otis vão atrás de Kyle, e é interessante como isso tudo também significa muito para a história deles… existe uma briga porque o Otis, no fundo, sabe que não devia ter deixado Eric na mão, mas eles logo se resolvem, e existe aquele momento em que Maeve o instiga a fazer algo que ele saiba que está errado, mas que o deixe vivo – como roubar algo, e a atendente é justamente Ola, a filha do encanador que ele conheceu no último episódio!
No fim, eles resolvem o caso de forma inusitada: Maeve percebe que foi uma garota quem mandou a foto, com essa coisa toda de “chantagem emocional e pedido de desculpas”, e então não demora muito para que percebam que foi a própria Liv quem fez isso… é f*da, porque Ruby pode até ser maldosa em seus comentários, mas ela achava que Liv era sua amiga, e ela não tinha o direito de fazer isso. No dia seguinte, na escola, Ruby não se senta ao lado de Liv, e ela percebe a seriedade do que fez. Felizmente, ao menos essa parte da história tem um final bonito, quando a escola toda é convocada para um sermão e Liv se levanta dizendo: “It’s my vagina”. Depois de dizer que a vagina na foto era dela, Maeve se levanta e faz o mesmo. Depois Aimee. E, pouco a pouco, toda a escola se apoia, se levantando e dizendo que são elas na foto… até o Jackson levanta.
E, por último, a Ruby.
Ao menos alguma coisa tinha que acabar bem nesse episódio!

Para mais postagens de Sex Education, clique aqui.


Comentários