Manifest 1x14 – Upgrade



“Blessed it is Flight 828, the vessel of the miracle”
ZEKE FOI A MELHOR COISA QUE ACONTECEU NESSA SÉRIE! Sério, eu sempre gostei muito do personagem do Ben, e basicamente era ele e o Cal que sustentavam a série para mim… e, agora, o Zeke traz toda uma nova perspectiva ao principal mistério de “Manifest”, embora ele não esteja realmente no mesmo barco que os passageiros do Voo 828. E ele conseguiu tirar Michaela um pouco de um plot que eu considero chato, que é o dela com Jared. Esse episódio, infelizmente, trouxe bastante drama nessa trama, mas eu não consigo torcer ou me importar com eles, muito menos agora, com a chegada de Zeke… mas independente de qualquer outra coisa, esse episódio nos trouxe algumas cenas de Zeke e Cal, e isso junta dois personagens que eu amo, e eu acho que eles funcionaram incrivelmente bem juntos… já estou ansioso para mais momentos deles.
O episódio trouxe algo muito interessante de volta: THE BELIEVERS. Acontece que, há algumas semanas, fomos apresentados a um grupo de pessoas que acreditavam que os passageiros do Voo 828 eram algum tipo de santo, quiçá até capazes de realizar milagres. No último episódio, conhecemos os haters, aqueles que se voltaram contra os passageiros 828, e que os chamam de terroristas e os atacam. Esse episódio traz de volta aqueles que “acreditam” nos passageiros do Voo 828, em uma “CHURCH OF THE RETURNED”, e tudo é um tanto quanto creepy. E eu gosto de como a série aborda isso, mostrando que o fanatismo religioso é extremamente prejudicial, porque os “crentes” no 828 acabam se revelando perigosos e descontrolados, de uma maneira diferente daqueles que os odeiam e os acusam, mas igualmente perigosos.
Saanvi é abordada no hospital por Alice, uma mulher desesperada porque seu marido, Jacob, está morrendo de câncer, e ela acha que Saanvi pode ajudá-lo, através de sua pesquisa – ela é sua última esperança. Em nenhum momento eu consegui confiar em Alice, e eventualmente ela se revela realmente descontrolada… ela acredita que Saanvi pode curar o marido apenas porque “ela é uma das que retornou”. Então, Alice bate em Saanvi e a mantém como refém, com uma arma apontada para ela, exigindo que ela faça um milagre para curar o seu marido, e diz que ela só vai poder ir embora quando ele estiver curado. Alice é um perigo, e foi triste perceber que isso era uma coisa inteiramente dela, e que Jacob não concordava com nada disso… ele tenta dizer à esposa que “ele não pode mais ser salvo e que ela precisa entender isso”.
Mas não adianta.
Felizmente, Ben fica preocupado com Saanvi quando ela não atende a um telefonema seu, e resolve investigar, e encontra um dos panfletos da “Igreja” no consultório dela… por isso, ele resolve investigar. Como Ben já está ficando especialista nisso, ele vai até a igreja, falar com Adrian, que basicamente é um falso profeta, e identifica a letra no panfleto em outro papel, em uma oração no quadro de pedidos. Assim, ele consegue ir até à pessoa que escreveu a oração, e eu gosto de como Ben usa a crença dela para se aproximar. Ele toca o interfone, diz quem é, diz que “está ali para ajudar”, e então ela o deixa subir, emocionada, achando que é o “milagre” que ela estava esperando para curar o seu marido. O marido, por sua vez, percebe o esquema ao ver Michaela espreitando atrás da porta, e os ajuda a desarmar a esposa, apenas pedindo que eles não a machuquem.
Por fim, vamos falar de Zeke e Cal e de como aquilo foi bom! Me partiu o coração ver aquele rápido flashback do Zeke com a sua irmã (“You’re the best brother ever. I love you, Zeke”), mas ele pouco fala sobre isso – tampouco pensa em retornar para a família. Então, quando Zeke já voltou para a “cidade” com Mick, ele tem um pesadelo sobre o ataque de um lobo, e é um chamado que Cal também tem, mas sobre o qual ele não quer falar. Cal está visivelmente assustado, e eu adorei a explicação de seus sentimentos, quando ele não aceita ajudar Zeke a entender seu próprio chamado com um desenho, porque acha que “se ele desenhar, a coisa vai acontecer”. Entendemos perfeitamente o porquê de Cal estar tão apavorado! “I brought you back from the dead”. Então, Zeke e Grace ajudam Cal a testar seu “poder”, e explicam que ele não pode fazer o futuro acontecer… ele apenas o prevê.
Então, ele desenha o chamado de Zeke.
E tem a ver com Michaela, uma vã e um homem não-morto.

Para mais postagens de Manifest, clique aqui.


Comentários