Sex Education 1x03



Delicado. Em todos os sentidos.
A ASSOMBROSA COMPETÊNCIA DE “SEX EDUCATION”. Esse episódio foi totalmente diferente dos dois primeiros na série – tudo bem, tivemos aquele começo bizarro e divertido com aquela “história em quadrinhos” bastante sexual que estava sendo escrita, e eu me diverti com a história de Eric e Lily, mas o foco do episódio foi o fato de Maeve, depois de ter descoberto que estava grávida, fazer um aborto. É um assunto tão delicado e tão difícil de se assistir e, de algum modo, “Sex Education” conseguiu deixá-lo acessível sem a necessidade de fantasiá-lo… tudo estava ali, mas tratado de forma sensível e nos fazendo pensar. Gostei de como o tema teve PONTOS DE VISTA, que variavam da Maeve, que estava disposta a abortar, às pessoas protestando do lado de fora, tentando impedir as mulheres que tomavam essa decisão, e ainda outras pessoas, contra essas segundas.
Porque são muitas camadas.
O episódio começa depois que o Otis tem uma polução noturna, porque teve um “sonho erótico” com Maeve. Para alguém como o Otis, que não consegue se masturbar, por exemplo, é uma situação incrivelmente desconfortável – e percebemos isso na maneira como ele se porta. ele esconde o lençol, pede que a mãe não entre no quarto, e não quer falar sobre isso com Eric, porque “se sente envergonhado”. Mas ao mesmo tempo em que tem que lidar com isso, ele tem que lidar com o fato de a sua “clínica” de terapia sexual SER UM SUCESSO, depois de ele ter ajudado Kate e Sam no episódio passado… agora, temos casos como o de um garoto que está secretamente apaixonado por um professor, os pentelhos de outra garota, que não param de crescer, e um cara que entra lá e fica em silêncio, porque só quer que as pessoas pensem que ele faz sexo.
Sensacional!
Eric, por sua vez, faz audições para entrar na banda de swing, e uma garota parece excessivamente interessada nele – quando ela vai à casa dele para ensaiar, ela está nua poucos segundos depois: “Would you like to have sex with me?” Depois que ele conta que é gay, os dois compartilham alguns momentos inusitadamente legais juntos – eles se maquiam (adorei ver o Eric vestido de mulher!), conversam sobre sexo, e ela pergunta se “ele já fez”, e ele diz que não, mas já assistiu muito pornô… então, ela pede para ele mostrar para ela, e embora ela diga que ela não vai querer ver pornô gay, ela diz que “quer sim”. A melhor parte de toda essa sequência foi o momento em que o pai de Eric entrou no quarto e o viu vestido de mulher, enquanto o pornô gay continuava rolando no computador… eu juro que me encolhi todo, mas até que tudo foi bem sensível.
Mas a família de Eric deve ganhar mais desenvolvimento nos outros episódios.
Bem como a família de Jackson!
Na parte central do episódio, Maeve está grávida e vai à uma clínica de aborto, onde existem pessoas do lado de fora, tentando fazer campanha para dizer que “aborto é crime” e “assassinado”, mas sinceramente não é o que Maeve quer ouvir – o tema é bastante delicado, mas eu adorei como a série abordou isso, não ignorando as pessoas que são contra, mas mostrando que Maeve não tinha condições nenhuma de ter um filho, sozinha no mundo e quase sem ter onde viver, e que ela precisava de um lugar seguro em que pudesse fazer esse procedimento. Não é algo aleatório e feito à torto e à direito, como percebemos nas perguntas feitas a Maeve, mas ela estava decidida. E como precisava que alguém fosse buscá-la na saída, ela combinou com Otis que, ao chegar cedo demais, acaba descobrindo o que Maeve está prestes a fazer, e ele não sabe muito bem como se comportar em relação a isso.
Mas ele age da forma MAIS FOFA possível.
Como sempre.
Otis espera do lado de fora, conversando com os chatos que são contra o aborto, enquanto Maeve tem uns momentos emotivos do lado de dentro com outras duas mulheres que estão ali para fazer o mesmo procedimento, mas ela vai até o fim, o que é legal, pois foge do clichê da mídia em que a mulher “sempre desiste no fim”. Foi fortíssima a cena de Maeve com a mulher que já fez abortos mais de uma vez, na qual ela entrega o seu mousse de chocolate para ela… tudo foi forte, triste, e quase nos levou às lágrimas. Otis, por sua vez, era tudo o que Maeve precisava de apoio naquele momento, a esperando do lado de fora com flores. “You’ve waited” “Of course”. Ele a acompanha até em casa, não falando muito sobre o assunto, deixando que ela conduza a conversa, mas faz questão de levá-la até a porta do seu trailer, do qual terá que sair em breve, e a verdade é que ele NÃO PODERIA SER MAIS FOFO. Tanto que Maeve o abraça carinhosamente, em agradecimento.
Porque ele foi o melhor amigo do mundo!

Para mais postagens de Sex Education, clique aqui.


Comentários