MacGyver 3x14 – Father + Bride + Betrayal



Saying goodbye to an old friend…
JACK DALTON ESTÁ DEIXANDO A SÉRIE! E eu não concordo com a galera que está se perguntando “o que será da série” agora, ou como o Mac fica sem o Jack… não é uma questão de ser insensível nem nada, tampouco tinha algo contra o personagem de Jack, mas por mais que eu o achasse legal, eu NÃO ACHO que a série depende dele para ir para frente – alguns dos episódios mais legais da temporada foram sem ele, inclusive. Então provavelmente existe muito “sentimentalismo” envolvido, mas, pensando racionalmente, eu não acho que sentirei sua falta… a série está cheia de bons personagens e, conforme observamos, possibilidades de novos “companions”. Se é que podemos chamá-los assim. Assim, Jack Dalton se despede da Phoenix Foundation e de “MacGyver” em um episódio que não é sobre ele, a não ser por uma cena no início e uma no final.
E eu achei bacana isso!
O episódio tem uma trama independente. Aqui, um grande terrorista faz um acordo com Matty para poder ir ao casamento de sua filha, Camila, e promete entregar-se em troca – Matty, então, exige também que ele entregue informações sobre a organização terrorista, para que possam desfazê-la, e ele aceita os termos. O pessoal da Phoenix Foundation não sabe ao certo se pode confiar em Alonzo, mas eles confiam em Matty (!), e ela já aceitou o acordo. Assim, tudo parece estar indo bem, na cerimônia e na recepção, até que algo começa a acontecer – Riley perde acesso às câmeras em seu celular, e mais do que tentando escapar, Alonzo está SENDO SEQUESTRADO! Assim, de algum modo meio louco, Alonzo se torna a vítima, e Mac (adoro vê-lo lutar, que homem, minha gente!) e os demais precisam garantir a sua segurança, para que cumpra sua parte do acordo.
Assim, Alonzo leva Mac e os demais até o quarto onde o tablet com as informações que prometeu está guardado em um cofre que só pode ser aberto por ele, e é aqui que temos algumas das MELHORES CENAS de Mac, com suas invenções malucas! Eu sempre adoro ver o Mac trabalhando. Então, ele improvisa algo com cabides (mais ou menos como ele faz com clipes de papel, para pensar) para abrir a porta pelo lado de dentro, quando eles não têm a chave e, uma vez do lado de dentro e com o tablet em mãos, eles precisam encontrar uma maneira de escapar. O grupo que está atrás de Alonzo não vai deixar que eles saiam pela porta ou pela janela e, por isso, Mac precisa improvisar “uma nova porta”, com uma invenção que usa pasta de dente para abrir um buraco na parede pelo qual eles podem fugir. Por fim, na cozinha, um pouco de fogo.
COMO O MAC ESTAVA MARAVILHOSO HOJE!
Por fim, Alonzo parece fugir com o tablet, mas, logo em seguida, eles o encontram morto. Outra pessoa tem o tablet, e eles precisam encontrá-la! Quando Mac tenta identificar o veneno que usaram para matá-lo, ele descobre que Alonzo foi envenenado há aproximadamente 80 MINUTOS, ainda durante a recepção, enquanto todos podiam vê-lo. Por isso, algum dos convidados ou dos trabalhadores da festa é que devem ter atacado Alonzo – por isso, mesmo que o pessoal da Chronos já tenha sido todo capturado, Jack e Bozer precisam se fazer de “vilões” (ADOREI A EXPRESSÃO DA MATTY PARA ELES!) e garantir que todos os convidados e trabalhadores do casamento fiquem contidos em um só lugar… se quem quer que tenha envenenado Alonzo escapar, então vai ser muito mais difícil encontrar quem está com o tablet.
Tudo piora quando ELES PEGAM A RILEY! É desesperador vê-la caída no chão, desmaiada, e desesperador quando Mac percebe que ela foi envenenada da mesma maneira que Alonzo – e ela tem muito menos tempo do que ela. Então, Mac (como ele “fez” coisas nesse episódio, não?!) tenta criar um antídoto improvisado para que possa salvar a vida de Riley, E É TÃO BOM QUANDO ELA ACORDA! Assim, só falta identificar quem foi o assassino de Alonzo, e o ataque a Riley pode ajudar nessa identificação, porque Mac se apega a todos os detalhes para entender o que está acontecendo… e eu odeio (!) dizer isso, porque eu sei que ninguém acredita, mas juro que pensei na avó como a assassina muito antes de isso ser revelado no episódio. E era ela mesmo! Fiquei com pena da Camila, com o pai assassinado pela própria avó para “não acabar com a organização”.
F*da.
Por fim, então, despedimo-nos do Jack. Foi uma despedida fraquinha, uma desculpa do roteiro para tirá-lo da série, e eu não sei qual foi o problema do ator com a produção, mas é visível como a série “respeitou” o personagem e o tirou de modo digno, mas fez questão de não fazer o episódio ser sobre ele. Apenas deram uma desculpa e o tiraram de lá! Assim, Jack é convocado para uma outra missão, QUE PODE DURAR ANOS, para capturar Tiberius Kovack, um antigo inimigo que eles achavam que já estava morto. Então, Jack conta a Mac no início do episódio que está “se despedindo de um velho amigo”, e passa o restante do episódio escondendo isso dos demais, até que todos fiquem sabendo no final, na última cena, quando ele se despede. É triste pensar assim, mas eu não consegui sentir nada enquanto o Jack ia embora, sinceramente.
Não acho que a série perde muito.

Para mais postagens de MacGyver, clique aqui.


Comentários

  1. Macgyver sem o jack dalton vai afundar assim como maquina mortifera ( que na minha opnião devia ter terminado com Riggs indo pro texa com a molly e o garoto e o murtaugh virando capitão e não fazerem a cagada que fizeram), os personagens envolta de macgyver são legais mais nenhum deles alavanca o filme essa é a verdade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário