Chilling Adventures of Sabrina – Chapter Eleven: A Midwinter’s Tale



“Mom… you’re beautiful”
UM EPISÓDIO ESPECIAL DO SOLSTÍCIO DE INVERNO. Esse episódio saiu um pouco depois do restante da temporada de “Chilling Adventures of Sabrina”, e é a primeira vez que vemos a personagem depois que ela assinou o nome no Livro da Besta, como fez para salvar toda a cidade de Greendale, especialmente as pessoas que ama. Mas o clima não está tão pesado e sombrio quanto achávamos que estaria, e tem até um quê de diversão bastante interessante nesse episódio, que traz vários momentos bem legais! E eu gostei, particularmente, de como a história começa apresentando várias narrativas aparentemente independentes, mas no fim uma coisa acaba influenciando em outra e tudo se junta em uma única narrativa que termina bastante legal. E Sabrina tem a oportunidade de passar algum tempo, ainda que pequeno, ao lado da mãe.
Sabrina sente falta da mãe, e as coisas ficam muito piores nessa época do ano – nesse ano, em particular, as coisas são ainda mais difíceis porque Sabrina viu Diana no Limbo quando foi atrás da alma de Tommy Kinkle, então ela agora sabe que a mãe tem assuntos inacabados que a estão impedindo de ser livre. Como ninguém parece disposto a ajudar Sabrina com uma “sessão espírita” para conversar com a mãe (e eu achei bizarra a forma como ela pede para Roz e Susie para ajudá-la, como se fosse a coisa mais normal do mundo), nem mesmo Ambrose, ela vai em busca das pessoas com quem sempre pode contar para esse tipo de coisas que desafiam as regras e tudo o mais: AS WEIRD SISTERS. Infelizmente, a rápida cena da Academia não incluiu o Nicholas! A cena da “conversa” com Diana é MUITO BONITA, embora rápida e Sabrina não tenha a oportunidade de realmente conversar com ela.
Até porque Zelda entra desesperada no quarto: a Fogueira de Yule se apagou (graças à Sra. Wardwell), o que quer dizer que a casa está vulnerável a invasões de espíritos malignos ou o que for… e realmente, coisas estranhas começam a acontecer. Ambrose está tentando decifrar uns feitiços para Blackwood quando o cadáver de que deve cuidar se levanta. Depois, o rolo de macarrão de Hilda, enquanto ela cozinha, fica trocando de lugar o tempo todo… por fim, as coisas se complicam enquanto Zelda cuida da bebê Letícia: a máquina de costura, funcionando “sozinha”, anuncia que “eles estão com o bebê dela”, e então Letícia desaparece, e aquilo se transforma em uma grande busca pela criança, até que ela seja encontrada dentro do forno, que Hilda já estava pré-aquecendo para as suas receitas… mas não é um poltergeist, como Ambrose sugere.
São os “Meninos de Yule”.
Portanto, Zelda sabe que eles precisam invocar Gryla, a mãe dos garotos, para levá-los embora, mas eles precisam oferecer algo em troca. Assim, Sabrina fica encarregada de cuidar de Letícia, porque pode ser que Gryla queira levá-la, enquanto Hilda e Zelda oferecem comida e gim. Teria sido o suficiente, se a chupeta não tivesse caído e a bebê não tivesse chorado. Então, DIANA (!) aparece para conversar com Gryla, e é MUITO BONITO como ela está linda, e como ela e Sabrina compartilham um momento legal de cumplicidade, porque elas estão interpretando uma disputa por Letícia, quando na verdade têm todo um plano que armaram juntas. Assim, graças a Diana e a Sabrina, Gryla é enganada e vai embora, levando seus filhos, e Letícia continua segura na casa, aos cuidados de Zelda… basicamente para o alívio de todo mundo.
Outras tramas do episódio trazem os amigos de Sabrina. Eles ainda não sabem lidar tão bem com o fato de que Sabrina é uma bruxa, mas Sabrina tem ÓTIMOS MOMENTOS com eles. Susie está correndo perigo com o “Sr. Bartel”, de ser mergulhada em cera e convertida em um boneco decorativo, e Roz corre até Sabrina para pedir sua ajuda e falar de sua visão, e Zelda diz que precisarão da ajuda de Gryla para salvar Susie – ela pode estar brava com os Spellman por tê-la enganado, mas não mais do que com Bartel, por fazer mal a crianças. Assim, Gryla ajuda a salvar Susie, e é lindo vê-la correndo até Sabrina para abraçar a amiga, agradecida. Harvey, por sua vez, não quer saber de magia perto dele. Ele agradece a “gemada encantada” que ajuda o pai a parar de beber, mas ele pede que Sabrina não faça magia com ele ou perto dele, e pede que ela o entenda.
É mais um sofrimento para Sabrina, mas ela o respeita.
Por fim, então, o episódio termina com dois momentos muito bonitos. Primeiro, Zelda decide que precisa abrir mão de Letícia, porque ela não está segura ali. Gryla pode retornar por ela, ou mesmo o Padre Blackwood pode descobrir quem ela é, então ela a deixará aos cuidados de outra bruxa, e visitará e ajudará como possível. O segundo momento lindíssimo é a despedida de Sabrina e Diana – Diana explica o que a segurou no Limbo, e diz que temia que Sabrina não fosse amada e protegida como ela a amaria e a protegeria, mas aquela noite a deixou tranquila em relação a isso: PORQUE SABRINA É AMADA. “You have mothers”. E isso é algo muito bonito de verdade. Antes que Diana vá embora, no entanto, Sabrina lhe conta sobre Harvey, “o garoto mortal que ela ama”, e já faz toda a diferença que Sabrina possa ter tido esse momento com sua mãe.
Ao menos uma vez na vida…
ANSIOSO PELOS PRÓXIMOS EPISÓDIOS!


Para mais postagens de Chilling Adventures of Sabrina, clique aqui.


Comentários