Sense8 2x06 – Isolated Above, Connected Below


“[…] people are afraid of people that are different from them”
Esse foi um episódio intermediário de Sense8. Muito bom (sensacional, na verdade), mas que não se dedicou o suficiente à trama central da temporada, e isso não importa. Porque conhecemos um pouco do novo clã que se conectou com Riley durante “What’s Up?” no episódio passado, descobrimos algumas possibilidades sensates que são impressionantes (e colocam o nosso Google no chinelo desde o Tempo Neolítico), e informações breves sobre o passado de Angelica e a criação da PBO, e ficamos na tensão de saber até onde isso tudo vai nos levar, enquanto estamos, de fato, acompanhando um lado extremamente humano e bonito de nossos personagens, com destaque para Capheus, Kala, Wolfgang e Lito. É aqui, finalmente, a aguardadíssima sequência dos sensates na Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, e infelizmente é uma cena muito menor do que eu esperava, mas que compensa na intensidade.
Zakia vai atrás de Capheus para dizer que aqueles caras no escritório eram uns “babacas” e esclarecer: “I fall in love for the person, not the genitals”, e então temos o primeiro beijo do casal, com uma plateia imensa olhando das janelas de seu ônibus! E não é só isso, porque Zakia o leva para casa, tudo em paralelo com Kala “sendo corajosa”. Pulando na piscina e aparecendo para Wolfgang, molhada e com a camisola vermelha grudando no corpo, provocativa, e Wolfie já estava seminu, absolutamente lindo… a cena se divide entre três cenários, que é a casa de Zakia, a piscina de Kala e o quarto de Wolfgang, e é uma cena maravilhosa! Me arrepiou totalmente, me excitou e eu admiro a qualidade do erotismo e da sensualidade que Sense8 consegue trazer, nunca chegando à vulgaridade. Porque tudo foi belíssimo.
A maneira como eles se beijaram. Como Wolfgang colocou a língua no pescoço de Kala (isso me jogou um calafrio pela espinha). A cena foi bonita e repleta de poesia e paixão, num sexo (2) que parecia verdadeiro e apaixonado, e envolvente. Os garotos mostraram as bundas, por sinal (!), e a trilha sonora estava perfeita e excitante para os movimentos lentos e gostosos, o clímax do momento… tudo de se aplaudir! E, ainda, tivemos aquela sequência BRILHANTE do dia seguinte! Ali, Capheus estava encantado com tudo na casa de Zakia, e fez um comentário sobre “o chá na Inglaterra”, entregando que já esteve lá, enquanto Rajan vinha trazer café na cama para sua esposa, E EU RI MUITO do Rajan beijando o Wolfgang (na boca, inclusive, e mais de uma vez – que invejinha!), passando a mão em seus ombros e suas costas, dizendo que a noite passada foi “um sonho que virou realidade”.
E a expressão sarrista e sem-vergonha do Wolfie é impagável!
No entanto, talvez a “relação” entre Kala e Wolfgang não vá para a frente por muito tempo. Foi uma cena linda e cheia de entrega, mas ela não quer continuar mentindo. Wolfgang está jogando futebol no dia seguinte (com um elefante pintado na parede atrás dele!), e Kala assiste com um calor imenso, o motivo ainda é incerto – talvez por eles estarem conectados, e ele estar fazendo exercício físico e estar com calor ele mesmo, ou porque é realmente de dar calor ver o Wolfgang sem camisa daquele jeito, correndo, suando… de todo modo, a cena ficou ótima, dividida entre a beira do campo e o escritório de Kala, e ela está ali para dizer-lhe que a noite passada “foi errada”, porque ela tem um marido – e ela não aceita a ideia dele de que ele pode ser sua fantasia. Eu a entendo, segundo sua personalidade e crenças, porque Wolfie é mais que uma fantasia.
Enfim.
Vamos falar de LITO! Eu fiquei tão feliz ao vê-lo pela primeira vez no episódio, cozinhando para Hernando e Dani, que estão receosos de que Lito esteja bravo com eles por insistirem tanto naquela ideia de São Paulo, mas daí Lito anuncia que ELES VÃO PARA SÃO PAULO, e é emocionante! A felicidade dos três é contagiante, e eu adorei a recepção dele no aeroporto, com cartazes e gritos, aquilo é tão brasileiro mesmo. Os fãs quiseram tirar selfies com ele, e ele precisava daquilo para se sentir amado. Assim como ele precisava estar naquele restaurante com Hernando e Dani, onde um casal gay estava se beijando na frente de todo mundo, e não tinha problema nenhum. A felicidade de Lito ao ver isso, mas não com um sorriso escancarado, e sim com um pequeno sorriso contido, cujos olhos expressavam a sua alegria e o seu, de certo modo, alívio.
Foi lindo.
Então vem a Parada Gay! <3
A cena da Parada Gay é tão CHEIA de coisas que eu queria comentar! Ela é perfeita! Na Paulista, de verdade, ela é um verdadeiro presente para os fãs brasileiros (e eu queria tanto estar lá!), e eu estava em êxtase enquanto assistia. O anúncio de Lito Rodriguez enquanto víamos cartazes de “Globo Golpista” e “Fora Temer” (como é DELICIOSO ver isso!), e então Lito sobe ao palco, na frente de todo mundo… E ELE MERECIA ISSO! Bem como nós, fãs brasileiros, merecíamos! O amor que ele demonstra e o amor que ele recebe… Lito estava absolutamente lindo ali em cima, e enquanto ele falava, aos poucos começamos a ver outros personagens que não Hernando e Dani, como Capheus e Nomi, que estavam profundamente orgulhosos dele. Assim como CADA UM DE NÓS. Estávamos todos orgulhosos de nosso Lito querido, gritando por ele…
O seu discurso foi lindo:

“Thank you, São Paulo! Thank you. I wanted to say that I am very honored to be here. That isn't the truth. To be honest with you, I... I have never been as scared as I am right now. All of my life, I've had to pretend to be something I wasn't. And to become what I wanted to become... I couldn't be what I am. I am a gay man. I've never said those words in public before. I am a gay man! I am a gay man! I am a gay man! Why did I have to be so afraid to say that? Because I know that people are afraid of people that are different from them. And admitting that I am different and refusing to pretend to be something I am not, may cost me a career of pretending to be things that I am not, which is kind of crazy when you think about it. But I did. I did. For years, I was living inside the fake world of a movie set, never daring to imagine that one day... I might be brave enough to do something like this”

WOW! Meio longo para uma camiseta… mas eu queria muito!
AMEI CADA SEGUNDO, CADA FRASE DESSE BELÍSSIMO DISCURSO…
…e quando ele chama Hernando:

“This is Hernando. He is the love of my life. I am a better and braver person because of him. And whatever it costs for me to be able to do this... I know in my heart that it is worth it”

E eles se beijam!
Toda a cena ME ARREPIOU. Eu quase podia ouvir o público gritando “Miguel! Miguel!”, no entanto. Como um homem gay, assim como Lito, foi reconfortante e repleto de orgulho presenciar esse discurso. Nunca me orgulhei tanto dele… ele estava apaixonado, entregue e verdadeiro… foi lindíssimo. Estava feliz por ser ele mesmo, por dizer em voz alta quem ele era. E quando ele faz a declaração a Hernando, ele estava emocionado, quase chorando… que declaração linda. E que beijo lindo. E que trilha linda. TUDO ERA LINDO! Depois que Hernando abraça Dani, todos aparecem oficialmente, e é uma grande comemoração, uma felicidade… amei a dança da Sun, o Wolfgang sem camisa… na verdade todos os garotos seminus, como o Will e o Lito, e nós sabemos algumas coisas que eles fizeram lá, que não foram para a série, que são DELICIOSAS. Que cena.
Dançando.
Se abraçando.
É sensual, mas também é divertido… e libertados…
Um dos momentos mais misteriosos do episódio, que eu ainda tento entender totalmente, é a sequência que começa com o angustiante e brilhante pesadelo de Will, assumindo o lugar de Whispers, como um presságio. Na sua casa, na sua cama, com a sua roupa, abrindo o seu cofre, atendendo ao seu telefone… em paralelo, Wolfgang saindo do banho (ele vestiu pouquíssima roupa nesse episódio!) e encontrando Lila. Então Will aparece para dizer que sabe que ele quer mandá-la embora, mas eles precisam de informação… então ele mostra a foto de Whispers para Lila, que ganha um sensate de seu clã mandando que ela se afaste, e embora ela vá embora, Wolfie a segue, e a vê matando uma série de pessoas, pronta e friamente. 2. 3. 4. 5. 6. Um momento repleto de tensão e suspense, muito nervosismo, mas pouco entendimento de minha parte.
Guardamos o mistério!
O que está andando também é a sequência de novos sensates que se conectaram com Riley no episódio passado. Temos o tal de “Velho de Hoy”, aparecendo no trem em que Riley e Will estão, de um clã que está há 30 anos fugindo da PBO, e ele não confia neles, como era de se esperar. Também conhecemos Puck, que estava no laboratório quando Riley foi buscar informações sobre os bloqueadores, e ele é, basicamente, LOUCO. Na verdade, é um mais bizarro que o outro nesse clã! Mas é bem interessante e cabível o que ele diz para explicar porque ele não contou dos bloqueadores quando ela esteve no laboratório: regra número 1, você desconfia de qualquer sensate que apareça, porque eles podem estar trabalhando para a PBO. Essa ampliação no leque de clãs traz tantas novas possibilidades para Sense8, é uma pena que não teremos temo o suficiente para explorá-las.
Mas pelo menos o Sr. Hoy e Riley estão estabelecendo uma conexão interessante. Primeiro ele a leva a uma espécie de caixão moderno (“I’m slowly dying of survival”), e começamos um “desafio de confiança”, em que Riley dá o primeiro passo, revelando a sua localização… então ele diz que não vai perder para uma DJ da Islândia e também revela onde estão: primeiro o laboratório dele, depois as Montanhas da Escócia, absolutamente LINDAS, encantadoras, e ele traz algumas respostas, como a Conferência de 1952 e a criação da PBO, que devia garantir Direitos Humanos aos homo sensorium, e explica que a organização foi criada porque Ruth tinha uma irmã gêmea que era sensorium, e depois de sua morte por “imoralidade e bruxaria”, ela jurou que isso não aconteceria novamente com nenhum sensate. Ela ficaria triste em saber de como as intenções da PBO se corromperam.
Mas 1952? 65 anos atrás? Sr. Hoy não é tão velho assim!
Em paralelo a isso, temos Amanita e Nomi andando pela floresta, onde Angelica está, encontrando a cabana em que ela morou com Jonas em algum momento do passado. Sr. Hoy busca, através do Arquipélago, o tal do Canibal, um lugar por onde Riley e seu clã podem seguir na busca e na Guerra contra Whispers, e então diz que ela não vai gostar da resposta: ela vai ter que ir até Chicago, e sozinha. O final é ENVOLVENTE, mas com muito mais dúvidas do que respostas, e por isso nos deixa ansiosos para voltar depressa ao próximo episódio e ver para onde a trama está nos levando: todos estão juntos, na floresta onde Nomi está, avaliando riscos e possibilidades, presos juntos numa teia de tensão: tudo começou a dar errado quando Angelica foi para Chicago. Mas tanta gente sempre disse que Riley “era a mais inútil dos sensates”, talvez isso venha a mudar agora.
Que grande coragem e que grande papel ela recebe!


Para mais postagens de Sense8, clique aqui.


Comentários