Chiquititas (2014) – Júnior na Amazônia e a chegada de Neco!


“Eu vou fugir daqui, e vou levar você comigo!”
Aqui está uma história que demorou um pouco em seu desenvolvimento, mas embora tenha sido longa, e eu estivesse ansioso para que ela fosse finalizada, eu acho que ela foi bem escrita. Além do mais, a novela está bem numa fase de deixar de ser tão serializada, como Carrossel, por exemplo, para seguir um estilo mais amplo e complexo. Afinal de contas, muita coisa está acontecendo em paralelo. Na escola, muitos personagens novos estão aparecendo. Laurinha está sentindo ciúmes da Maria, que agora só pensa em estudar, e a Maria acabou de conhecer o Miguel e falar com ele! Tobias e Maria Cecília tiveram um lindo jantar à luz de velas em um apartamento vazio, e resolveram fugir juntos. Além do mais, como o Júnior está determinado a voltar para ficar com a Carol, ele tem que ficar por lá tempo o suficiente para ela começar a namorar o Fernando.
Já aconteceu!
Tudo começou na desastrosa cerimônia de casamento de Júnior e Maria Cecília, que não aconteceu. Gabi desapareceu, como eu já comentei na última postagem de Chiquititas 2013, e Júnior foi para a Amazônia tentar descobrir alguma coisa sobre o Miguel, que eles suspeitam que esteja vivo. Lá as coisas saíram totalmente de seu controle… ele até descobriu algumas coisas, como a possibilidade de o helicóptero dele ter sido sabotado, mas ele também foi aprisionado como ESCRAVO. Em uma carvoaria no meio da Amazônia, homens e crianças (!) são mantidos em condição de plena escravidão, maltratados, passando fome, vivendo em condições deploráveis, e forçados a trabalhar dia e noite… é terrível ver o Júnior naquele estado (embora ele estivesse um gato!), e ele não aceita tudo de cabeça baixa, não… ele quer sair dali!
O que pode ser muito perigoso. Ele foi avisado, por Simão (não, não o Fantasma Bundão), que todo mundo que tentou fugir e foi pego se arrependeu disso… mas o Miguel conseguiu! É interessante como o Júnior, pelo menos, tem a certeza de que o Miguel sobreviveu no meio de toda essa confusão, porque consegue encontrar alguns bilhetes escondidos dele. Cartas que eram direcionadas a Gabi, o amor de sua vida, e o desenho de uma árvore. Júnior, que já estava determinado a escapar, fica ainda mais revoltado e ansioso quando conhece Neco, um menininho muito fofo que trabalha ali também, explorado, e ele garante: “Eu vou fugir daqui, e vou levar você comigo!” Assim, ele faz de tudo para que eles possam escapar, até que, com a ajuda de Simão, eles possam correr e se esconder na árvore por uma noite.
VALEU, MIGUEL!
Quando achávamos que as coisas estavam bem, e prestes a terminar, o Neco é mordido por uma cobra no meio da mata! Então o Júnior o leva para um posto de saúde, onde cuidam dele, e os capangas aparecem atrás dos dois… felizmente Neco é esperto o suficiente para fugir dos caras, mas ainda estar por perto para reencontrar o Júnior! Gosto da relação que começa a se formar entre os dois, de proteção. Não tem porque um não gostar do outro, e as cenas são emocionantes… aquela cena, na manhã seguinte, com Neco e a sua reação ao café-da-manhã! LINDÍSSIMO. Eu chorei com a maneira como ele reagiu àquela comida toda, como reagiu à geleia de framboesa, que nem conhecia… uma vida nova para ele, tudo graças ao Júnior. E, par ao Júnior, também é tão gratificante ver isso, trazer roupas novas para o garoto, dar-lhe comida…
Emocionante, quase me levou às lágrimas!
Ainda estou esperando algumas finalizações para toda essa trama, mas resolvi escrever o texto de uma vez… ainda fica para a próxima semana ver o Neco chegando ao Orfanato Raio de Luz, colocando o seu uniforme pela primeira vez. Também fica faltando a ação que Júnior prometeu tomar contra aquela situação toda na Amazônia. Mas agora, de volta a São Paulo, Júnior precisa enfrentar o fato de o pai morrendo no hospital, e por isso as coisas ficam perdidas. Neco me emociona. Completamente fofo na casa dos Almeida Campos, me comove ver aquela felicidade dele em ver tanta comida bonita junta, e ele não está nem aí para as coisas idiotas que a Carmem está dizendo… ele está feliz demais para isso. E que bom que o Júnior conseguiu fazer a diferença na vida desse garotinho. Uma diferença de verdade, certamente!

Para outras postagens de Chiquititas, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz


Comentários