Álbum: “Tour Generación RBD En Vivo”


“Yo no sé si es amor / ¡Pero yo creo que sí!”
É tão bom ouvir nossos cantores quando eles estão tão próximos do começo de sua carreira, não? Tour Generación RBD En Vivo é o primeiro DVD do grupo e, consequentemente, o primeiro álbum ao vivo. E É UM MÁXIMO! Com a maioria das canções retiradas do primeiro álbum (mais duas do segundo e medleys incríveis!), nós temos a oportunidade de ouvir a RBD cantando ao vivo, e ainda não há muita extrapolação. A principal diferença está nas músicas de outros artistas cantadas nos medleys. Suas próprias músicas, com exceção da finalização do show, também não ganharam versões novas e são muito próximas daquelas do álbum de estúdio. Lançado em 19 de Julho de 2005, o álbum tem pouco mais de 72 minutos de duração (!) e foi gravado no Palacio de los Deportes, no México. Continua sendo, até hoje, o meu CD ao vivo favorito da RBD, mas isso pode muito bem ser por todo o sentimento de nostalgia que ele evoca…
Vai saber?

ABERTURA: “REBELDE”

Aberturas de show são sempre inesquecíveis! Mesmo no álbum gravado há mais de 10 anos parece que a abertura produz um sentimento de empolgação, aquela apreensão de quem está esperando os artistas subirem ao palco. E é eletrizante! Tem uns acordes de Solo Quédate en Silêncio. Tem um “Y soy rebelde!” no fundo de algum modo! Depois começam os acordes de Rebelde, que tanto AMAMOS. Acho que nunca vai soar menos empolgante ouvir a RBD cantando Rebelde, né? É muito significado e sentimento envolvido! Quem não levanta a voz no “Cierro los ojos / y ya estoy pensando en ti”? Inevitavelmente, estamos no clima perfeito para cantarmos o refrão a plenos pulmões! E aquele ÓTIMO “Yo digo R, tú dices BD: RBD! RBD!” AMAMOS ISSO!

MEDLEY 1

Quando começa os primeiros acordes do Medley eu já tenho vontade de pular da cadeira. Não sei porque os medleys me empolgam tanto assim! Talvez porque eu goste de ouvir a RBD cantando músicas que não são deles, que não estamos habituados a ouvir em seus outros álbuns. “Cuando salgo a cantar te veo ahí / Me miras y yo me pongo a temblar”. Me He Enamorado de un Fan não é uma das coisas mais GOSTOSAS do álbum? Depois a conversa no “telefone” de Anahí e Poncho… e No Sé Si es Amor. “Esta súbita confusión / Esta loca cosquilla / Desordenándome el corazón”. E, logo em seguida, CHRISTIAN CHÁVEZ! “Dicen que soy reventado / Sin camino sin razón”. Ámame Hasta Con Los Dientes. “No escuches más solo / Ámame / No pienses más y / Ámame” – embora eu ache meio fora do plausível o Christian ter que pedir que alguém o “ame”.
Não é?
Okay, minha paixonite por ele!

¿Quién me ofrece una solución
para arreglar mi situación?
Me he enamorado de un fan
Y nunca lo puedo encontrar

O Medley ainda fica melhor, ou mais impactante (para mim, pelo menos) quando eles entram em Rayo Rebelde! “Este carro es automático, sistemático, hidromático… ¡es REBELDE!” Quer dizer… GREASE! E dá para sentir toda a energia do filme através das vozes dos meninos… a leveza, a diversão. O coro das meninas (“Rebelde, muy rebelde”). E QUE VERSÃO DELICIOSA! <3 Greased Lightning. “Rayo rebelde más que coche parece un avión”. Tem até aquele solo de guitarra e bateria de quando o motor novo está sendo colocado dentro do carro no filme e no musical, sabem? E, para amantes de musicais o show NÃO PARA! Porque temos uma versão de Time Warp, de The Rocky Horror Show intitulada Baile del Sapo. E, para terminar os 13 minutos do primeiro Medley, Me Vale. “Me vale lo que piensen, hablen de mí / Es mi vida y yo soy así, porque… me vale, vale, vale, me vale todo”.

Y un salto más para tras
Y un paso a la derecha
Y las caderas
Girar y las rodillas chuecas
Las pelvis al rotar nos hace desvariar

OUTRAS MÚSICAS

Acho que quase todas as músicas do primeiro CD estão envolvidas nesse incrível show. Primeiro, depois de Rebelde, eles cantam Outro Día que Va. E como eu sempre digo: AI QUE MÚSICA! Assim como todas as demais músicas que adoramos… Enseñame, que as meninas estão ótimas. Sálvame que está linda com a Anahí cantando e os demais em instrumentos (Dulce Maria no violão, Maite no teclado, Christian no baixo, Poncho na guitarra e Christopher na bateria). Sinto falta de Santa No Soy, mas, mais ainda, de Cuando el Amor se Acaba, que é uma das músicas que mais adoro no primeiro álbum da RBD. Mas falando em música que eu adoro, o que é Futuro Ex-Novio? E o Christian Chávez, como eu sempre faço questão de comentar, toma a música para si e é absurdamente maravilhoso. Embora Poncho e Ucker estejam incríveis também, a voz de Christian é muito marcante para não se sobressair. E é apaixonante.
A energia. A força. A empolgação.
Uma novidade do álbum é A Rabiar. “Hello big brother, hello big brother”, não lançada em nenhum outro álbum, como são o caso de duas outras músicas do show. “Hello big brother / Ven mátame o ríndete, encuéntrame o rájate / Si vas a odiarme hazlo pero quiéreme a rabiar / Revitame, o rebucheme, revíveme o recházame / Si vas a odiarme hazlo pero quiéreme a rabiar”. Eles também cantam Una Canción, música tão linda que só saíra no segundo álbum de estúdio da banda – também cantam Liso, Sensual que, embora no DVD, não saiu na versão do CD do show. A empolgação de Fuego e o talento das garotas, a diversão de Quererte y Tenerte (que começa numa versão mais lenta, depois entra no que conhecemos), o romantismo meio agitado e contagiante de Un Poco de Tu Amor (com destaque para o Christian, novamente, porque AQUELE INÍCIO DA MÚSICA!) e a beleza e união de Solo Quédate en Silencio, talvez a música mais calma que seja de participação de toda a banda! O coro está diferente da do álbum de estúdio, tem tudo a ver com finalização de show…

MEDLEY 2

Aí já estamos no SEGUNDO Medley do show, um pouquinho maior que o primeiro, com 8 músicas. Dulce María começa, maravilhosa, com Cuando Baja La Marea. “La mente cuando baja la marea / Mostrando la estructura del dolor / Activa un mecanismo de defensa / Para que no se ahogue el corazón”. Acho que é meu momento favorito da Dulce María no álbum… ela está incrível. Verdadeiramente incrível. Meninos também fantásticos na super romântica e linda Te Quiero. É só na terceira música que o ritmo se acelera, e já estamos envolvidos ali – a energia é contagiante em Verano Peligroso. “Verano peligroso, verano criminal / Chicos pidiendo guerra con este calor tropical / Verano peligroso, lujo espectacular / Alberca con orquestra y suite en la orilla del mar”.

Abrázame fuerte ven corriendo a mí
Te quiero te quiero te quiero
Y no hago otra cosa que pensar en ti
Solo vivo y respiro para ti
Te quiero, te quiero, te quiero

Não sei porque, mas eu acho Devuélveme a Mi Chica super divertida! Embora seja meio deprimente. “Sufre mamon, devuélveme a mi chica / O te retorcerás entre polvos pica, pica”, e ADORO La Chica del Bikini Azul. Um pouco até porque as músicas da RBD, especialmente no começo, valorizavam muito mais as meninas que os meninos, e essas são as chances dos meninos brilharem – e eu adoro suas vozes! “De pronto flash, la chica del bikini azul / De pronto flash, cambio el color del mar / Una y no más, es ella mi oportunidad / Yo tengo el as y no puedo fallar”. E eu não resisto MESMO quando começam os acordes de Viviendo de Noche… AH COMO EU AMO AQUELA MÚSICA! Embora depois venha De Música Ligera, que é perfeita, Viviendo de Noche é a minha FAVORITA no segundo Medley… bem, e é isso…

Y es que siempre estamos viviendo de noche
Siempre tomando copas viajando en coche
Siempre acompañando a la madrugada
Que a veces nos enseña su mala cara

OLHA ESSA LETRA! Vê se não é divertida, bacana, se não tem tudo a ver a juventude, ou com o que queremos fazer na juventude, as aventuras e as loucuras. E esse ritmo é envolvente. Meio termo. Nem lenta, nem agitada – clara, perfeita. Eu demoro MUITO para conseguir tirar a música da cabeça depois de escutar o álbum, porque eu me pego volta e meia a cantarolando. De Música Ligera é um CLÁSSICO, não? “Ella durmió al calor de las masas / Y yo desperte querendo soñarla”. E para finalizar, Es Mejor Así. Uma música com participação geral da banda, e é que é deliciosa, como todas as outras. Diz coisas que é muito mais fácil dizer em canção do que na vida real, mas é um máximo. “Ya no quiero de ti nada / No puedo creerte nada / Vete y busca quien te quiera / Quién te aguante a tu manera”. E assim terminamos o segundo Medley, tão marcante na carreira da RBD graças ao CD e DVD do Tour Generación.

De aquél amor de música ligera
Nada nos libra nada más queda

“REBELDE” (CUMBIA VERSION)

Acho que não tinha forma melhor de TERMINAR o primeiro CD ao vivo (ou o DVD, igualmente) da banda. Naquela época, e quem sabe até hoje, o MAIOR sucesso da banda é “Rebelde”. Quer dizer, foi a música que os impulsionou ao sucesso. E além de iniciar o show, era mesmo ideal reusá-la para terminá-lo. Mas não da mesma maneira como ela é usada no começo. Ganhamos, assim Rebelde (Cumbia Version), que é uma versão um pouco diferente da Rebelde original, super mexicano e por isso SUPER delicioso. É a música que conhecemos, a letra que adoramos, mas num ritmo grupero que é tão característico e que o grande número de novelas mexicanas que eu cresci assistindo me fez AMAR. Não tem como não curtir esse nacionalismo adorável e empolgado! Eles realmente não poderiam ter terminado o álbum de uma forma melhor… um ótimo álbum, do início ao fim, nostálgico e gostoso, é a garantia de ÓTIMAS recordações voltando.
Sempre.


Para mais postagens de Rebelde, clique aqui.
Ou visite nossa página: Cantinho de Luz


Comentários