Carinha de Anjo (2017) – A festa de aniversário da Dulce Maria


“Eu não quero fazer festa sem meu papai de novo. É muita vergonha!”
Um arco importante de Carinha de Anjo belamente alinhado à decisão de Cecília (dessa vez definitiva) de que vai deixar o hábito… sobre a Cecília e as belíssimas cenas dela com a Irmã Fabiana ou com a Madre Superiora, quando ela comunica sua decisão, comentarei na próxima semana, esperando ainda a conversa de “despedida” que ela terá com Dulce Maria. Por ora, falemos sobre a festa de aniversário da Dulce Maria, um evento importante para a garota, que completa 6 anos, e cujo único presente que deseja é a presença do pai ao seu lado, porque ela não se lembra de nenhum aniversário com ele… é doloroso pensar no abandono de Gustavo durante aqueles dois anos, não estando presente nem para celebrar o aniversário da filha, mas não vamos entrar nisso. O fato é que a Dulce deixou muito claro o seu desejo.
E o Gustavo quase faltou.
Acho que o Gustavo foi inconsequente. Não o condeno totalmente nem nada, porque ele fez uma viagem de negócios aos Estados Unidos, com a Verônica, crente de que voltaria a tempo de estar na festa da filha… um contratempo (um furacão) acabou cancelando os voos, e então parecia que ele não chegaria… não era totalmente culpa dele, ele se culpou muito por não estar presente, chorou e se sentiu o pior pai do mundo, mas ele devia ter pensado que IMPREVISTOS ACONTECEM e, portanto, era melhor não fazer uma viagem com o cronograma assim tão apertadinho. Mas dito isso, o fato é que Dulce Maria sofreu, e sofreu muito, e foi tão tristinho! Quando a Tia Perucas foi conversar com a Dulce lá na escola, ela disse coisas dolorosas como “Mas ele prometeu pra mim” e “Ele mentiu, titia, mentiu…”, e é um pecado essa criança sofrer desse jeito.
Me doeu o coração.
Significava tanto para ela ter o pai presente, seu primeiro aniversário com ele… normalmente, Dulce é uma criança tão doce e compreensiva, mas dessa vez ele tinha ido longe demais, era algo que ela queria demais (e não estava pedindo muito, na verdade), e ela estava verdadeiramente magoada, e com razão. Enquanto ela escuta a mensagem do pai e chora, aquilo me partiu o coração. A Tia Perucas tenta dizer que não é culpa dele, e ela responde: “É sim… ele foi embora e me deixou aqui. Meu papai me abandonou de novo”. E a Tia Perucas devia dar força, mas ela fala com a mesma voz embargada compreensível que nós teríamos… não há muito o que dizer, então Dulce decide: “Titia, eu tomei uma decisão… eu não quero mais festa. Acabou, não tem mais festa. Eu quero passar o fim de semana no colégio”. Afinal, “Perdi o único presente que eu queria”.
Uma crueldade e só!
Assim, Dulce decide passar o fim de semana na escola mesmo, e Tia Perucas entende que levá-la para casa contra sua vontade seria pior… a Madre diz que as irmãzinhas vão cuidar dela, e eu achei LINDA a cena da Dulce no quarto com as AMIGAS, enquanto ela chorava, tristonha (“Eu não quero fazer festa sem meu papai de novo. É muita vergonha!”), e as amigas tentavam consolá-la, e estavam, acima de tudo, presentes, cuidando da amiga. Foi tão emocionante quando a Dulce disse que elas eram, na verdade, SUAS IRMÃS, e todas elas se abraçaram… choramos com ela… então todo mundo se prepara para uma festa surpresa para a Dulce no colégio, com balão, bolo, música do coral e discurso da Adriana… mas a festa é cancelada por causa dos pais nojentos da Barbara e da Frida, e da Irmã Luzia, e isso foi uma crueldade sem tamanho…
…e sem cabimento!
Pelo menos, vemos o Cristóvão (!) atendendo uma ligação que anuncia: GUSTAVO VAI CHEGAR PARA A FESTA. Enquanto isso, ainda sem saber que o pai voltará, Dulce está tristinha no quarto em outra cena COMOVENTE, quando a Irmã Cecília vai até lá para dar-lhe um presente, uma casinha de bonecas (como a que ela visita quando vê a Teresa), e mais lindo ainda foi a Irmã Fabiana e a Madre Superiora entrando… aquela sábia mulher (eu amo a Madre!) estava emocionada e triste, com a voz totalmente embargada, chorando enquanto falava… sofri com aquilo tudo, mas foi belíssimo. Assim como sofri com a Dulce “deixando a foto do pai de castigo”, e falando para ela: “Você não tinha nada que ter viajado. Hoje é meu aniversário e você não tá aqui pra me dar parabéns!” Quanta inteligência emocional numa garotinha dessa, huh?
Mas então a cena MAIS LINDA. Um arrepiante “Olha quem chegou”, com a surpresa do Gustavo no dormitório de Dulce, presente para dar-lhe um abraço… a felicidade com que ela o abraçou foi comovente, dizendo que o ama e tudo. Na porta, profundamente comovidas, temos Cecília e a Madre observando… chorei, assim como elas. Então a Dulce pede ao pai que ele não viaje mais no dia de seu aniversário, “porque seu coração ficou triste”, e ele promete, abraçando-o cheio de carinho e amor, e uma emoção palpável entre eles. E pela maneira como o Gustavo olha para a Irmã Cecília na porta, e os olhares quase soltam faíscas, a Irmã Cecília decide que aquele é o momento de falar com a Madre sobre a sua decisão, e pede uma palavrinha com ela… mas, como eu disse, isso fica para a próxima postagem, na semana que vem!
Vamos falar da FESTA! Era uma festa linda, de super-heróis, com decoração e tudo, mas a verdade era que o maior presente que a Dulce queria estava ali: o papai presente. Foi lindo, bem uma festa de criança, e ainda teve um plano da Juju Almeida para dar uma lição na família nojenta da Bárbara, um plano simples, mas que foi LINDO, com o Gustavo não deixando o Luciano, irmão da Frida, entrar na festa, e abraçando o Zeca, fazendo questão de deixar claro que o Zeca, e sua família, são SEUS GRANDES AMIGOS! Mais ainda, deu uma lição naquela mulher nojenta dispensando os presentes… foi LINDO. Teve show de mágica, o primeiro pedaço de bolo foi guardada para a sua mãezinha, o segundo dividido entre o Gustavo e a Irmãzinha Cecília. Tudo foi realmente muito bonito. Agora nos preparamos para as emoções da próxima semana!

Para mais postagens de Carinha de Anjo, clique aqui.


Comentários

  1. Você esqueceu de falar sobre aquela cena LINDA, da Dulce Maria dizendo para o Silvestre que não sabia porque Barbara e Frida se gabavam tanto de seus presentes caros, sendo que ela tinha gostado mesmo do presente da família do Inácio (que era uma daquelas lousas de desenho). E ela ainda disse para o padre levar o urso e o vestido caros para as crianças que não tem junto com os brinquedos usados dela. Foi tão lindo ela dizendo que o que valia era o carinho e não o dinheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uhm, isso deve ter sido na sexta, né? Eu tive um compromisso na sexta à noite e ainda não assisti ao capítulo, por isso não está na postagem haha sorry

      Excluir

Postar um comentário