Mighty Morphin Power Rangers – The Mutiny


“You now need new zords, powered by the Thunder to defeat Lord Zedd”
Começamos uma importante nova fase em Power Rangers. Diferente do original, os Super Sentai que têm histórias independentes a cada ano, depois de 60 episódios de Mighty Morphin Power Rangers, estamos de volta em uma segunda temporada que MANTÉM os uniformes de Zyuranger. No entanto, muita coisa precisa ser transformada… é assim que nos despedimos, pelo menos por enquanto, de Rita Repulsa, com uma súbita troca de vilões, e conhecemos novos Zords, que na verdade são retirados de Gosei Sentai Dairanger, o mesmo Sentai do qual, mais tarde na temporada, aparecerá o novo uniforme de Ranger Branco para Tommy Oliver. Outra novidade é que as filmagens originais japonesas dividem, agora, espaço com uma boa quantidade de cenas filmadas nos Estados Unidos, e perceber as diferenças é um pouco bizarro.
Mas eu ADORO as cenas dos Rangers sem capacete na Central de Comando!
Sério, AMO MESMO. DESDE CRIANÇA!
E na estreia da segunda temporada temos bastante isso. The Mutiny, o episódio de estreia, está dividido em três partes, para ter todo o tempo de que precisassem para reapresentar o que fosse preciso e introduzir novos conceitos, como o Lord Zedd e os Thunder Zords. O episódio começa com um rali beneficente que me fez pensar na introdução de Tempestade Ninja, e a Parte 1 é basicamente sobre a chegada do Lord Zedd: “This could only mean one thing. Lord Zedd, the true Emperor, has returned”. Particularmente, eu devo dizer que eu gosto da mudança, das novidades – é um pouco forçado ver que a Rita Repulsa era supostamente tão “poderosa” na primeira temporada e agora ela é subitamente substituída por um novo vilão e prendida novamente no seu lixão especial onde passou os últimos 10 mil anos, mas tudo bem…
Tudo é uma questão de produção! Afinal de contas, Rita Repulsa era, na verdade, Bandora, personagem retirada de Kyōryū Sentai Zyuranger, e apenas redublada, e embora eles tenham contratado uma nova atriz para interpretá-la, ela perde destaque para o choque não ser tão grande. Em seu lugar, temos Lord Zedd, um monstro verdadeiramente pavoroso e que, na minha opinião, não tem a veia cômica que Rita Repulsa tinha… ele parece REALMENTE mal e disposto a muita coisa. Sua aparência é terrível, com a carne e o cérebro expostos, aquelas tiras de ferro pelo corpo… e sua introdução foi bem macabra, com aquela cobra por exemplo – o que eu gosto nessa nova fase é a atenção que é dada a esses personagens e a essa parte da trama. Temos uma cena LONGA para a apresentação do Lord Zedd, graças às novas gravações, e você nota a diferença das cenas rápidas de Rita na primeira temporada, sempre com pressa.
“I’ll be back. You haven’t seen the last of Rita Repulsa!”
Enquanto temos, no Palácio na Lua, um novo vilão que pode ser desenvolvido e que devolve as asas de Goldar, tornando-o um macaco alado (e Rita bajulando o Lord Zedd beijando seus pés antes de ser banida, o que é hilário), temos os Rangers na Terra, e é bacana reencontrá-los e perceber que são os Rangers de quem gostamos, de quem sentimos falta, mas que eles estão um pouco diferentes, entrando nessa fase das inovações que uma segunda temporada exige. Zordon os recruta para avisar sobre o retorno de Lord Zedd, cujo poder é diferente de tudo o que eles já enfrentaram, e contra quem os Zords podem não ser o suficiente. Para começar a testá-los, o Lord Zedd manda novos Putties para lutar contra eles, dessa vez brancos, que não fazem aquele barulho engraçado e têm um Z gigante no peito anunciando qual é o alvo/ponto-fraco deles que deve ser atacado.
Não sei qual era todo o mistério, na verdade.
Uma das diferenças que esses três episódios enfatizaram foi em dar um propósito para Bulk e Skull, um que vá além de atormentar os 6 amigos – tudo começa quando os Rangers aparecem para ajudá-los, e eles passam a luta inteira torcendo pelos Rangers, gritando que os amam, e dispostos a descobrir quem são os Rangers DE VERDADE. Aqui temos uma luta inteiramente americana. Portanto, temos uma armadura de espuma para o Ranger Verde, e um Ranger Vermelho todo fortinho… e na sequência da Central de Comando, morfados, mas sem capacete, eu preciso comentar: olha o tamanho da bunda do Jason naquele uniforme! Sério! Para finalizar a primeira parte do episódio, temos um monstro que é uma PIRANHA, e que congela os zords…
Oh-oh.
A Parte 2 de The Mutiny é mais focada nos novos zords, embora não os vejamos em ação AINDA. Com o congelamento de alguns zords, apenas o Tiranossauro de Jason e o Dragonzord de Tommy ficam livres – e o Lord Zedd planeja jogá-los contra os Rangers. “What fun! Your own Zords’ll finish you off!” Assim, sem esperanças, os Rangers voltam parcialmente derrotados para a Central de Comando, abatidos, mas o Zordon tem uma boa notícia para eles: “You now need new zords, powered by the Thunder to defeat Lord Zedd”. Na verdade, no meio de uma derrota, eu achei meio insensível descartar aqueles que passaram 60 episódios fielmente ao seu lado, mas está chegando a hora… afinal de contas, é Segunda Temporada, hora de novidades, e os Estados Unidos precisa poder usar novas filmagens do Japão, de Gosei Sentai Dairanger.
Então Zordon apresenta os novos zords, THE POWER OF THUNDER:

“Jason, you will control the Red Dragon Thunderzord. His power is fierce and true. Trini, yours shall be the Griffin Thunderzord. Swift and accurate. Zack, the Lion Thunderzord will have courage and strength. Billy, your Unicorn Thunderzord has mythological powers and wisdom. Kimberly, the Firebird Thunderzord shall be yours, powerful and agile”

Como um fã de Power Rangers, pareço uma criança, TODO EMPOLGADO!
Então é hora de conhecer os novos zords, mas o episódio trabalha com uma construção de suspense que nos deixa nervosos e curiosos – há muito poder, pelo o que se pode entender, mas nós ainda não os veremos em uso… “These new zords are amazing”. Mas os Rangers só terão controle sobre eles quando reaverem o controle sobre os zords antigos – o Tommy, por enquanto, fica sem zord novo, sob a desculpa de “seus poderes fracos”. Enquanto estamos ansiosos por ver novas lutas com os novos zords, temos apenas lutas dos atores americanos (que bunda é essa, Jason, é sério!) contra os Z-Putties, que eles desmontam até bem fácil… o episódio termina com eles apanhando dos antigos zords, sem saber quanto tempo podem aguentar, os novos zords juntos, em stand by, esperando o dispositivo de Billy ficar pronto.
Assim entramos na Parte 3 do episódio, que finalmente traz NOVA ABERTURA. E é UM MÁXIMO. O episódio começa com o Lord Zedd mandando o Tiranossauro e o Dragonzord atacar civis na Alameda dos Anjos, enquanto o dispositivo de Billy e Trini finalmente fica pronto, mas não funciona quando eles chegam até o lugar – no entanto, mesmo assim, as cenas são ÓTIMAS. São filmagens japonesas, dessa vez, mas temos o Ranger Azul como cérebro do grupo, claramente, e eu gosto do momento do Ranger Azul e do Ranger Verde juntos, se dando conta do que deu errado (que eram só baterias invertidas), e então eles conseguem reaver o controle sobre os seus zords antigos. O engraçado é ver as cenas alternando entre as filmagens japonesas e americanas, com diferença nas cores, no escudo do Tommy e no porte físico dos atores…
A batalha final do episódio começa a se anunciar quando Tommy toca novamente para mandar o Dragonzord de volta para o mar, se despedindo de seu velho amigo… e quando Lord Zedd cresce o monstro, os Rangers chamam seus “zords com poderes inacreditáveis”, e cada um chama seu novo zord com o nome do zord antigo na frente, e então os vemos se metamorfosear nos novos zords que veremos daqui para a frente… e olha, é de arrepiar. Eu ADORO ver novos zords, principalmente porque eu adoro novidades! Mas os novos zords são visivelmente IMPRESSIONANTES. São lindos, fortes, eu diria quase sexy. ESSE DRAGÃO VERMELHO! E quando o Dragão Vermelho SOZINHO se transforma em uma espécie de Megazord, assumindo uma forma humanoide e se preparando para a Batalha? Eu achei aquilo de arrepiar!
A formação do Mega Thunderzord, por fim, é de cair o queixo. Os outros quatro novos zords assumem posições de complemento ao zord vermelho do Dragão, que oferece toda a base para a construção do Mega Thunderzord, e funcionam como armadura, como botas, luvas, capacete… É FENOMENAL. E fica visualmente LINDO. Tudo muda dali em diante… a visão dos Rangers dentro do Megazord é bem diferente, e o Megazord parece ter mais movimento que o anterior, fazendo pose no fim da luta, e embainhando de volta a espada, por exemplo… É UM MÁXIMO. E como diz o Zordon: “Excellent, Power Rangers. Congratulations on an impressive new beginning”. Agora temos uma nova temporada pela frente, na qual Billy usa menos óculos e está cada vez mais lindo, e o drama de Tommy perdendo os poderes vai estar no eixo central nessa primeira parte da temporada!

Para mais postagens de Mighty Morphin Power Rangers, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz


Comentários