Harry Potter e a Câmara Secreta (Harry Potter and the Chamber of Secrets, 2002)


“The Chamber of Secrets has been opened. Enemies of the heir, beware”
Esse é o meu filme favorito na saga toda, e não tem um que o tire dessa posição, embora exista outros filmes de que eu goste bastante também – pensando em termos de livros, Pedra Filosofal e Câmara Secreta são muito fieis à obra de J. K. Rowling, e eu gosto mais da trama de Câmara Secreta. Mas independente de livro, o filme é bom, repleto de informação e uma expansão necessária ao Universo Mágico. Toda vez que eu começo uma nova maratona de Harry Potter (pela milionésima centésima quarta vez), eu me pergunto como algumas coisas podem só aparecer no segundo filme – eu me questiono, por exemplo, como a definição de “sangue ruim” pode não ter aparecido em Pedra Filosofal, mas faz todo o sentido, claro, já que o tema é importantíssimo para a ideia de “Câmara Secreta” e “Herdeiro de Slytherin” e essa coisa toda.
O assunto surge quando Draco Malfoy insulta Hermione Granger, depois daquele ÓTIMO…

“At least no one on the Gryffindor team had to buy their way in. They got in on pure talent”

Assim como Harry Potter e a Pedra Filosofal, o segundo filme também é assistido, agora, com muita NOSTALGIA. Filmado logo em seguida e lançado apenas um ano mais tarde, as crianças mudaram pouco, embora pareçam um pouquinho mais velhas, mas o roteiro amadureceu seriamente. Harry Potter precisa crescer e, mesmo com a ajuda constante de seus amigos Ron e Hermione, ele precisa também enfrentar um desafio muito maior que no filme original, e mais sozinho do que nunca, em seu novo embate cara-a-cara com Lord Voldemort, dessa vez em sua versão adolescente, Tom Riddle. Cheio de tramas, o roteiro é mais complexo, traz uma questão de investigação, e elementos sendo colocados aos poucos, ao longo das quase três horas de filme, até que, mesmo petrificada, Hermione ajude a dar os toques finais nas informações.
Harry Potter e a Câmara Secreta, lançado em 2002, é adaptado do livro de J. K. Rowling de 1998, e apresenta o segundo ano de Harry Potter em Hogwarts. Depois de passar as férias de verão inteiras de volta na casa dos tios e não receber nenhuma carta de seus amigos, Harry recebe a visita desastrosa de Dobby, um elfo doméstico que lhe avisa que ele não pode retornar para Hogwarts naquele ano, porque algo muito ruim está para acontecer. Com a visita inesperada resulta em grades em sua janela, Ron e seus irmãos vão resgatar o amigo no Ford Anglia do Sr. Weasley, levando Harry para passar os últimos dias de verão na Toca, a encantadora e fascinante casa dos Weasleys! O filme apresenta personagens novos como Lúcio Malfoy, na Floreios & Borrões, quando algo muito importante acontece, e a maravilha do Pó de Flu, que até hoje me FASCINA.
Realmente algo ruim estava para acontecer, Dobby tinha toda a razão. E ele é uma fofura, um acréscimo delicioso à série que gostaríamos de ver com mais frequência nos filmes. Ele tenta “salvar a vida de Harry Potter” trancando a passagem para a Plataforma 9 ¾ e fazendo com que um balaço errante persiga o garoto durante toda a partida de Quadribol daquele filme, causando um golpe no braço que, em parceria com uma magia mal feita de Gilderoy Lockhart, deixa Harry sem ossos em uma noite terrível na enfermaria, quando ele descobre que um novo ataque ocorreu, dessa vez contra o fofo do Colin Creevey, um nascido trouxa FASCINADO por tudo e que adora tirar fotos! E que é um fã de Harry Potter! O aviso constante de Dobby e os ataques em Hogwarts se devem à reabertura da Câmara Secreta, 50 anos depois da primeira vez.
A Câmara Secreta, conforme a Professora McGonagall explica, foi supostamente construída uns 1000 anos atrás, na fundação de Hogwarts, porque Salazar Slytherin, o fundador da Sonserina, não achava que a magia devia ser ensinada a quem não tivesse sangue puramente bruxo. Desse modo, ele construiu a Câmara e escondeu, nela, um monstro capaz de matar todos os nascidos-trouxas da escola, até que seu Herdeiro voltasse a abri-la. No segundo ano de Harry Potter em Hogwarts, a câmara é aberta novamente e ataques começam a ocorrer e deixar as pessoas petrificadas, enquanto mensagens escritas a sangue são deixadas nas paredes… enquanto isso, Harry escuta vozes que parecem vir de DENTRO das paredes, e ele descobre, sem querer, que é ofidioglota: ou seja, que ele consegue falar com cobras, uma característica de Salazar Slytherin.
Assim, começa a circular pela escola o boato: seria Harry Potter o Herdeiro de Slytherin?
No meio de toda essa trama, temos a introdução da Poção Polissuco, que pode dar ao bruxo a aparência de outro por tempo limitado, e a Murta-Que-Geme, a fantasma do banheiro feminino do segundo andar. E, nesse banheiro, Harry Potter encontra o diário de Tom Riddle, que esteve na escola 50 anos antes, e que, portanto, pode ter alguma informação sobre a última vez em que a Câmara Secreta foi aberta – assim, para ganhar a confiança de Harry, ele o leva em uma breve viagem no tempo em que ele mostra como capturou Hagrid como quem estava abrindo a Câmara na época, fazendo com que o menino, de 13 anos na época, fosse expulso de Hogwarts injustamente, além de uma cena em que ele nega a Dumbledore saber de alguma coisa, exatamente da MESMA MANEIRA como Harry negou depois do ataque a Justin, quando o diretor lhe perguntou se ele sabia de algo…
Tudo parece sair de controle definitivamente quando Hogwarts é ameaça de ser fechada novamente, porque o Monstro levou uma aluna para dentro da Câmara: GINA WEASLEY! Isso quando Harry e Ron já estão sozinhos porque Hermione está petrificada, o que é um choque quando acontece – então Harry e Ron precisam entrar na Câmara e salvar Gina. Harry faz a maior parte do trajeto sozinho, abrindo portas com sua ofidioglossia e enfrentando Tom Riddle, enfim, uma memória presa em um diário – a forma humana e antiga de Lord Voldemort, tentando usar a força vital de Gina Weasley para voltar à vida, e o seu basilisco para matar Harry Potter, o garoto que sobreviveu. É uma aventura heroica e épica, muito mais que em Pedra Filosofal, repleta de efeitos, mensagens e muito mais intensa, perigosa e mortal. Harry amadurece ANOS para que possa enfrentar o basilisco daquele modo.
E é genial.
Gosto demais do que J. K. Rowling consegue fazer com suas histórias ao colocar, mesmo que não estejamos prestando atenção, coisas que são tão importantes futuramente. Por muitos anos as pessoas se perguntaram qual era o propósito exato de A Câmara Secreta, quando hoje sabemos que é, de fato, uma das histórias MAIS IMPORTANTES da saga! Especialmente pela maneira como Harry, com o dente de basilisco que ficou em seu braço, envenando-o, destrói o diário de Tom Riddle e, consequentemente, a sua memória e chance de voltar à vida… pelo menos por esse meio. Do mesmo modo, ao longo do filme, temos menções a Azkaban (já que Hagrid vai preso) e um “They’ll think you’re up to no good” quando Hagrid encontra Harry na Travessa do Tranco, e eu me recuso a pensar que as palavras foram escolhidas coincidentemente tão parecidas com as necessárias para abrir o Mapa do Maroto. Além do Salgueiro Lutador!
Fora o “I shouldn’t have told you that” do Dobby, que é muito HAGRID!
E precisamos, porque é um dos meus intuitos nessa nova leva de textos sobre os filmes de Harry Potter, falar sobre o amplo conhecimento de Dumbledore, inesgotável e SEMPRE admirável. Em A Câmara Secreta, a melhor parte está no final, depois que Harry voltou da Câmara com sucesso (você sabe, quando ele enfrenta Lúcio Malfoy, diz aquele incrível “Don’t worry. I will be” e liberta o Dobby com a sua meia!), e diz para o diretor que não pôde deixar de notar que ele e Tom Riddle têm muitas semelhanças… e tendo em vista que o Chapéu Seletor quis colocá-lo na Sonserina no ano anterior, será que ele não estaria certo? Dumbledore o acalma dizendo que “It is no tour abilities that show what we truly are… it is our choices” e mostrando a Espada de Gryffindor que Harry tirou de dentro do Chapéu Seletor, levado para ele até a Câmara por Fawkes (“You will find that help will always be given at Hogwarts to those who ask for it”)…
Para mim, uma das melhores frases que já ouvi NA VIDA.
Harry Potter e a Câmara Secreta é, mesmo, um dos MELHORES filmes que a saga de Harry Potter nos entregou. Traz coisas divertidas como a varinha quebrada do Rony e a ótima chegada na escola, de CARRO VOADOR! O filme mais longo da franquia, você quase nem sente isso, e ao final, quando as crianças estão no Salão Comunal, aplaudindo Hagrid que acabou de voltar de Azkaban (afinal de contas, Hogwarts não é a mesma coisa sem o Hagrid!), tudo o que você deseja é que você pudesse passar um tempinho a mais com eles… definindo novos termos e expandindo o universo, Harry Potter e a Câmara Secreta completa o trabalho de A Pedra Filosofal no estabelecimento do Mundo Mágico de Harry Potter, enquanto também traz algumas coisas que ganharão um significado muito maior lá em O Enigma do Príncipe, quando entendermos o real significado do Diário de Tom Riddle, e por que foi tão importante que Harry o destruísse…

Para mais postagens de Harry Potter, clique aqui.
E fique atento à nossa nova SEÇÃO: Criando o Mundo de Harry Potter!


Comentários